Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PREFEITURA RECEBE AS CHAVES DA CASA DO MAJOR NICOLETTI FILHO

Prefeito Nestor Tissot recebeu as chaves da Casa do Major Nicoletti de representante da família Nicoletti


Em reunião realizada no dia 27 de janeiro na Prefeitura de Gramado, o prefeito, Nestor Tissot, acompanhado do secretário do Gabinete de Governança e Desenvolvimento Integrado, Vonei Benetti e do subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, receberam representantes da família Nicoletti para a assinatura e entrega oficial da posse da Casa do Major Nicoletti, adquirida em novembro de 2009, pelo executivo municipal.

O prefeito Nestor Tissot, recebeu das mãos de Marco Antônio Nicoletti, as chaves da casa que pertenceu ao Major Nicoletti. O local será sede de um museu que está em fase de planejamento.

"Não é possível separar o turismo da cultura, e é isso que faremos nesse espaço. A pedra fundamental do projeto, que tem como objetivo recuperar a história do primeiro gestor de Gramado, está lançada", destacou o prefeito.

O neto do Major Nicoletti demonstrou sua satisfação em ver a propriedade transformada em atração cultural da cidade. "O objetivo desse projeto é criar mais um ícone turístico em Gramado, aliando a memória do Major à beleza da cidade de Gramado", avaliou Marco Antônio Nicoletti.

Principal praça de Gramado leva o nome de Major Nicoletti, que foi um dos principais agentes políticos da história da cidade

Uma comissão foi formada para que sejam definidos futuramente os detalhes do projeto que promete criar mais um belo atrativo para Gramado, que sempre está atenta na elaboração de novos atrativos turísticos e culturais. "A comissão contará com representantes da cultura e do jurídico da Prefeitura, além de todo o suporte da historiadora Marília Daros, representantes da família Nicoletti e técnicos responsáveis pela criação do museu", informou o prefeito Nestor Tissot.

De acordo com o representante da Cultura, Daniel Bertolucci, "o projeto do Museu-Casa Major Nicoletti Filho deve ser confeccionado com grande esmero e responsabilidade, pois irá contemplar fragmentos importantes da história de Gramado e de um de seus principais personagens políticos, o Major Nicoletti. Com a dedicação dessa comissão, será possível integrar projetos de cunho pedagógico que irão auxiliar na perpetuação da nossa história através de um museu autêntico e exclusivo, localizado em um residência histórica e que faz parte do patrimônio histórico e cultural de Gramado".


Casa do Major Nicoletti Filho será transformada em um museu-casa, que contará a história desse ilustre personagem da cidade, responsável por grandes transformações políticas e sociais que deram início ao progresso de Gramado


Abaixo o texto da historiadora Marilia Daros sobre a Casa do Major Nicoletti:


A madeira possui três vidas bem distintas, em seu convívio com o ser humano.

Sua primeira vida é seu hábitat, ou seja, a mão de obra que a própria natureza executou com perfeição e que vem em forma de uma árvore. Frondosa, útil e bela.

A sua segunda vida é subseqüente e menos bela do que a árvore original. A interferência humana se registra de uma forma agressiva ou não. E a madeira passa a ser parte total ou parcial da arquitetura de uma comunidade, através da criatividade ou não, do ser humano que habita esta mesma comunidade.

A terceira vida da madeira é, talvez, a mais significativa de todas. Se ela foi uma grande árvore ou não; se ela foi eticamente tratada até aqui, também não será o mais importante. Esta vida é fantástica porque a madeira passa a ser a forma de preservação da memória coletiva, através da interferência humana de extração, transporte, preparação, construção, ocupação e registros sócio-culturais de sua trajetória.

Então a madeira passa a ser, não somente a árvore que lhe deu o lenho; nem o serrador, que lhe deu o formato; nem o arquiteto e o engenheiro que lhe deram a forma arquitetônica; nem tampouco, a nobreza ou a pobreza de sua vida com as pessoas. O que vai valer é o valor em si que seus ocupantes, seu habitantes lhe deram, a ponto de preservá-la. E mais. O valor que a comunidade lhe deu como um espaço histórico de referência cultural.

Estou pensando sim, e escrevendo, sobre a CASA DO MAJOR NICOLETTI.

Não sabemos exatamente as árvores e sua quantidade, quando de sua construção. Não sabemos os motivos essenciais da escolha destas tábuas quase centenárias. Não sabemos também os motivos que levaram o Major a escolher esta forma arquitetônica que conhecemos e que já foi modificada. Sabemos sim, do seu tempo de construção, seus construtores, e, melhor ainda, seus ocupantes, a vida que ela abrigou, a história que ela contempla.

Era preciso que existissem atenções municipais que pudessem garantir a forma correta de preservação histórica que A CASA DO MAJOR NICOLETTI merecia e que a família guardou tão bem.

Como PATRIMÔNIO HISTÓRICO TOMBADO pelo poder público com a parceria da família NICOLETTI, agora, todas as vidas das árvores que a construíram e que abrigaram a história da família e da comunidade gramadense, poderão ser socializadas e, quando conhecidas, respeitadas.

Agora vamos enxergar de verdade as vidas que existem na madeira desta casa e de tantas outras, que como ela, merecem a mesma atenção histórica.

E a derrota da história não irá mais acontecer...

NOSSA HISTÓRIA precisa destes COMPROMETIMENTOS e COMPARTILHAMENTOS.

De uma mudança de comportamentos. De atitudes simples mas que façam a diferença.

Este será o MUSEU CASA DO MAJOR JOSÉ NICOLETTI FILHO. O grande momento da transformação. Como diria meu pai, “isto é histórico” e vamos aplaudir a nova história que começa a acontecer agora, ou seja, a valoração de Gramado e de seus suportes materiais e imateriais, para conviverem em harmonia turística com o futuro.

Me sinto feliz em estar contribuindo para que nossas antigas árvores e nossas antigas raízes sejam ouvidas, vistas e mais amadas.

Um comentário:

  1. Que bom que transcreveram meu texto da Gramadosite para aqui. Fico feliz em socializar mais um pouquinho os afetos que Gramado precisa merecer com relação ao seu passado.
    Marilia Daros

    ResponderExcluir