Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MUSEU MAJOR NICOLETTI - MAIS UMA CONQUISTA CULTURAL PARA GRAMADO





Casa do Major Nicoletti é conceituado como um novo espaço turístico e cultural da cidade


A cidade de Gramado viveu um momento histórico e singular recentemente, quando o prefeito Nestor Tissot e representantes da Família Nicoletti assinaram documento formalizando a aquisição da casa do Major Nicoletti, que será transformada no Museu Major José Nicoletti Filho.

Um novo espaço turístico e cultural estará sendo preparado para colocar nossa história nos roteiros de visitação e, dar aos turistas e a população gramadense, a oportunidade de conhecer com maior profundidade a nossa história.


Estiveram presentes na solenidade o prefeito Nestor Tissot, presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel, secretário do Gabinete de Governança e Desenvolvimento Integrado, Vonei Benetti, secretária de Educação, Maria Elisabete Moschen, subsecretária Vera Pante, subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, secretário de Administração, Felipe Altreiter, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ilton Gomes, a historiadora Marilia Daros e diversos membros da família Nicoletti, representados por Marco Antônio Nicoletti, neto do Major Nicoletti.


Prefeito Nestor Tissot, juntamente com a historiadora Marilia Daros, entrega homenagem de Gramado à representante da família Nicoletti


A Prefeitura de Gramado passa a administrar este Patrimônio Histórico Tombado, de uma forma mais direta e programada, fazendo a restauração, organização e programação, que irão possibilitar a formação do Museu. Após a assinatura da escritura, o representante da família, Marco Antônio Nicoletti, fez a entrega simbólica da chave do imóvel ao prefeito Nestor, que concedeu uma placa em homenagem à família.

O Museu Casa José Major Nicoletti Filho, será responsável por um resgate da vida e obra deste homem público, contando com a participação dos descendentes e consangüíneos, bem como, de doadores de relatos e fatos, de objetos e documentos que possam dar entendimento a tudo o que ali foi vivenciado.
Vai abranger bens móveis, imóveis, materiais e imateriais.


Assinatura da transferência do imóvel para a administração da Prefeitura de Gramado

Durante os discurssos da Cerimônia de entrega do imóvel para a Prefeitura, o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, relatou um fragmento histórico que marcou a passagem do Major Nicoletti por Gramado.

Quando Gramado pertecia ainda ao município de Taquara, e a sede do distrito localizava-se na Linha Nova, o Major Nicoletti, juntamente com o Coronel Diniz, passeavam à cavalo pelas áreas de terra onde hoje é o centro da cidade, próximo à atual Rodoviária.

O Major, que já havia largado tudo que possuia em Taquara para ser o responsável pelo 5º Distrito (Gramado), disse ao coronel que aquele era o local ideal para a instalação da nova sede do distrito, já se antecipando a chegada do trem que ligaria Taquara à Canela.

O coronel, que possuia áreas de terra e prósperos negócios na localidade de Linha Nova, então sede do distrito, não ficou satisfeito com a idéia de Nicoletti, pois "perderia rendimentos" com a mudança do centro da comunidade.

Então ofereceu ao Major um grande lote de terras em Canela, mais algumas cabeças de gado, para que o mesmo desistisse daquela idéia maluca de mudar o centro de Gramado da Linha Nova para aquele local de mato fechado e povoada por bandidos.

A resposta do Major foi curta e seca: "... já larguei tudo que tinha em Taquara para me dedicar à esta comunidade, perdi terras, dinheiro e muitas vantagens quando deixei aquela cidade pra vir comandar este distrito. Meus atos são em prol da coletividade, e não em benefício próprio. Se fosse diferente, hoje aqui não estaria!"

Depois desta fala, o Coronel Diniz recuou e acabou concordando com o Major Nicoletti de que aquele era o lugar ideal para a instalação da sede do Distrito de Gramado.

Major Nicoletti era um home íntegro, honesto, que brigava pelo povo de Gramado acima de seu benefício próprio. Foi ele quem começou a impor seu olhar visionário que acabou transformando Gramado no que hoje ela é: uma cidade admirada, linda, próspera, de comunidade ativa e participante, orgulho de seus moradores e invejada por todos que à visitam.

E nada mais justo que a Prefeitura de Gramado mantenha viva a memória do nosso povo, transformando a antiga residência do Major em um Museu, onde a nossa comunidade poderá reverenciar e aprender ainda mais com aqueles que ajudaram a construir esta cidade maravilhosa.

É mais uma conquista cultural para Gramado, que irá ganhar um novo espaço artístico e cultural, que irá somar-se à outros já existentes.


Um comentário:

  1. alguém sabe a origem do Major? de que cidade da Itália ele originário?

    ResponderExcluir