Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PROJETO ABRINDO O BAÚ


O Projeto Abrindo o Baú tem por finalidade principal o resgate da história oral da cidade de Gramado, através de depoimentos de colonos e pessoas que contribuiram para que a cidade se transformasse em um dos principais destinos turísticos do Brasil, realizadora de importantes e grandiosos eventos e um lugar maravilhoso para se viver.


Durante a Festa da Colônia de 2009, através de entrevistas realizadas com descendentes de imigrantes alemães, portugueses e italianos, proporcionou momentos em que o agricultor, personagem principal do evento, pode reviver passagens marcantes de sua vida, tendo como como espectadores cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino.


Todos os depoimentos colhidos foram gravados e fazem parte do Acervo da Memória Oral da Subsecretaria de Cultura de Gramado.


O Projeto Abrindo o Baú preocupa-se com a manutenção da nossas origens e tradições, e pretende manter viva a história da comunidade gramadense, colhendo informações que não constam em livros e jornais.


Durante o Festival de Cinema de Gramado foi realizada a segunda edição do Projeto Abrindo o Baú, onde foram realizadas, no stand da Subsecretaria de Cultura, entrevistas com personalidades que contribuiram para a criação e o desenvolvimento deste que é oprincipal evento cinematográfico da América Latina.


E no inicio do mês de Outubro foram realizadas entrevistas e encontros filmados com políticos, no Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro de Cultura, com empresários, historiadores e membros da comunidade contando sobre a sua relação com Gramado e fatos marcantes dos 55 Anos de Emancipação Política de Gramado.


Este é o Abrindo o Baú, um instrumento comunitário de fortificação das raízes de Gramado!

Um comentário: