Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 4 de março de 2011

COMITIVA DA CULTURA DE GRAMADO REALIZA DIVERSAS VISITAS EM PORTO ALEGRE EM BUSCA DE APOIO E FINANCIAMENTO PARA AS ATIVIDADES CULTURAIS DO MUNICÍPIO


Na terça-feira, dia 01 de março, uma comitiva da Subsecretaria de Cultura de Gramado integrada pelo Subsecretário Daniel Bertolucci, pelo Coordenador Cultural Sandro Bonatto e pelo Gerente da Ações Sócio Culturais Paulo Pontes, realizou diversas visitas em Porto Alegre, à fim de buscar recursos para as ações culturais gramadenses e estabelecer contato com a nova diretoria da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC).


A primeira reunião foi realizada na Usina do Gasômetro, sede da Diretoria de Manifestações Populares da Prefeitura de Porto Alegre, que coordena o Carnaval da capital gaúcha. Foram recebidos pelo diretor do departamento, Joaquina Lucena, que explicou a formatação, as fontes de financiamento e a logística empregada no evento. A troca de experiências serviu para trazer idéias e soluções para o Gramado Fantasia, além de estreitar laços com as comissões organizadoras do carnaval de outras cidades.

Conforme o Subsecretário Daniel Bertolucci, “o Lucena é um dos ícones do Carnaval Gaúcho, e o Desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre vem crescendo ano após ano, demonstrando organização e competência administrativa. Encontros como esse servem para aproximar os agentes culturais e trocar experiências entre os realizadores, o que certamente acabará repercutindo na qualidade das próximas edições do Gramado Fantasia”. 
 
No mesmo encontro, a Comitiva formalizou convite à Coordenadora do projeto “Esporte Dá Samba” - vinculado à Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 - Geisa Silva, para que leve à Gramado a bateria mirim do projeto social para abrilhantar ainda mais a programação do Gramado Fantasia. O projeto consiste na educação de crianças em situações de risco, residentes nas periferias de Porto Alegre, que recebem gratuitamente o ensinamento de técnicas de percussão e aulas de futebol, retirando as crianças das ruas e estimulando a cidadania, utilizando a cultura e o esporte como ferramentas de inclusão social. A Bateria do “Esporte dá Samba” se apresentará na terça-feira na Rua Coberta, e também fará a abertura do show do Só Pra Contrariar na ExpoGramado. 



A segunda visita da comitiva foi ao Diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura do estado, Sandro Santos, que recebeu as demandas do Gramado Fantasia em busca de recursos para as próximas edições. O diretor informou que nesse ano serão realizados diversos encontros no interior e na capital, à fim de discutir as formas de financiamento público para os eventos carnavalescos gaúchos. O Subsecretário Daniel Bertolucci oficializou o convite ao Diretor de Manifestações Populares da SEDAC para prestigiar e conhecer o Maior Carnaval de Salão do Mundo, que acontece no próximo domingo na ExpoGramado.
Após a reunião com o diretor de carnaval da SEDAC, a equipe da Subsecretaria de Cultura de Gramado se reuniu com a Diretora Artística e Cultural, Ana Cristina Froner, para tratar de assuntos como os museus Professor Hugo Daros e Major Nicoletti, além de outras demandas pertinentes ao desenvolvimento artístico gramadense.



Logo em seguida, a comitiva gramadense foi recebida pelo Secretário de Estado da Cultura, Antônio Assis Brasil, quando foi apresentado o projeto do Gramado Fantasia 2011 e formalizado o convite oficial para que participe do evento que colocou o Rio Grande do Sul no roteiro de grandes eventos carnavalescos do país e do mundo, juntamente com Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Também foram tratados assuntos referentes à Festa da Colônia, Gramado Cine Vídeo e o novo projeto solicitado pelo Governador Tarso Genro – um grande intercâmbio cultural com países do Mercosul, em especial o Uruguai, na área de Cinema e Vídeo.

Finalizando a agenda oficial, a comitiva visitou o Deputado Estadual Mano Changes, em busca de apoio para os eventos Bazar de Páscoa, Rock contra o Crack, Semana Afro Cultural, Projeto Arteiros e outras atividades artísticas de formação profissional e inclusão social desenvolvidas no município.


No dia anterior às visitas da comitiva da Subsecretaria de Cultura, o Coordenador do Gramado Fantasia, Sandro Bonatto, fez uma visita técnica ao Porto Seco – onde estão localizados os barracões das escolas de samba de Porto Alegre e o Sambódromo Municipal – para conhecer a estrutura e logística empregada no carnaval de Porto Alegre. Na ocasião, o coordenador foi recebido pelo Secretário Extraordinário da Copa do Mundo 2014, João Bosco Vaz, que viabilizou a vinda do projeto “Esporte dá Samba” ao Gramado Fantasia 2011.

Conforme o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, “as visitas foram extremamente positivas, tanto para fins de divulgação e relações institucionais, como para a efetivação de uma maior integração entre os produtores culturais públicos do estado. Fomos muito bem recebidos por todos, que, de forma unânime, se colocaram à disposição para auxiliarem no progresso da atividade cultural em nossa cidade. Pretendemos montar diversas comitivas com artistas e agentes culturais gramadenses para que, mensalmente, realizem visitas e encontros com dirigentes públicos da Cultura, participem dos fóruns culturais gaúchos e auxiliem na captação de recursos para os eventos e programas culturais da nossa cidade. A nossa gestão cultural é participativa, democrática e integra a sociedade civil organizada, a classe cultural e o poder público. E o sucesso desse novo modelo administrativo pode ser observado na Comissão Executiva do Gramado Fantasia, que, pela primeira vez na história, foi composta por representantes de todos os blocos carnavalescos de Gramado, clubes e Prefeitura Municipal. Vamos expandir essa sistemática organizacional para os demais eventos culturais realizados e promovidos pela Subsecretaria de Cultura” . 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário