Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 26 de junho de 2012

Perfil Cultural


Essa semana vamos apresentar o Perfil Cultural de Sandro Rivelino Bonatto, Diretor Geral da Secretaria de Cultura de Gramado. Sandro Bonatto é responsável por todas as ações de políticas culturais da Secretaria, sendo que; o mesmo atua junto ao Secretário de Cultura Daniel Bertolucci na elaboração e consolidação do Programa Viva Cultura, Projeto esse, que já está revolucionando as políticas culturais em todos os segmentos, além de enfocar as diretrizes culturais futuras.
Sandro Bonatto foi peça fundamental na criação da Secretaria de Cultura de Gramado, buscando referências nacionais,que se enquadram nas diretrizes que permeiam as Políticas na área da Cultura, seja no Estado ou no País, formatando em conjunto com todos os segmentos um modelo de gestão na aplicação de recursos e de sustentabilidade dos nossos artesãos, artístas plásticos, músicos, escritores e classe artística em geral.
Bacharel em Turismo, pela Universidade de Caxias do Sul, atualmente é concluinte do curso de pós-graduação em Produção Cultural pela Castelli, sendo responsável por essa coluna, juntamente com o Professor Lucius Fabiano Martins da Silva.
Atualmente trabalha junto com equipe da Secretaria de Cultura na elaboração do Plano Municipal de Cultura, que conta com o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura; criou juntamente com o Secretário Daniel Bertolucci o Núcleo de Desenvolvimento de Projetos Culturais; o Departamento do Patrimônio Cultural; a Diretoria Cidadã de Políticas Culturais Inclusivas; a Coordenadoria do Artesanato, Artes Plásticas, Folclore, Tradição e Museus; coordenou a transição da Subsecretaria de Cultura para Secretaria Municipal de Cultura, a nova organização do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen; coordenou a criação da Biblioteca Marlene Casagrande, localizada no CMC – Várzea Grande, além da implantação do Telecentro; foram idealizadores dos Eventos: Rock Contra o Crack, considerado referência nacional na luta contra o crack e um dos eventos comunitários mais lembrados na região e o Disk à Favor da Vida que terá o seu lançamento em breve; sendo que; no Gramado Fantasia, Sandro Bonato teve participação direta na profissionalização do Evento junto à Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado e durante dois anos foi produtor executivo do Evento, período onde se consagrou o Gramado Fantasia como maior Carnaval de Salão do Mundo, sendo também criado o Carnaval Solidário. Ainda podemos citar os projetos: Abrindo o Baú, Semana Afro Cultural, Projeto Arteiros, Dia da Cultura Gramadense, Feira do Livro, Bazar de Páscoa ( Chocofest) Arte na Praça, Feira Estação Gramado de Artesanato (RBS), Feira em Gramado ( parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio) Olhares de Gramado, Coletivo do Saber, Domingão da Criança, Campanha do Alimento em parceria cultural com o Mini Mundo, sendo o mesmo tendo participação em todos os Eixos Culturais.
Também junto à equipe da Cultura idealizaram a Casa das Artes e organizaram a transição para a revitalização da Vila do Artesanato “Elisabeth Rosenfeld”, trabalhando também para a união cultural entre Gramado, Canela e Região das Hortênsias.
Possibilitaram uma “revolução digital”, inserindo de forma pioneira a Comunicação Presencial nas Redes Sociais dentro da Secretaria de Cultura. Servindo de exemplo para toda a Administração Municipal. Organizaram os segmentos culturais e transformaram a cultura numa instituição representativa.
Sandro Bonatto é um Ativista Cultural de grande visão criativa, de ação e implantação de políticas públicas reais, consolidando o trabalho que vai ficar de base para as futuras gerações.

 Na foto: Sandro Bonatto e Daniel Bertolucci, Secretário de Cultura de Gramado

Nenhum comentário:

Postar um comentário