Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MOBILIZAÇÃO DE ARTISTAS E ATIVISTAS CULTURAIS PROVOCA A CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE GRAMADO




TRECHO DO DISCURSO DO AGORA SECRETÁRIO DE CULTURA DE GRAMADO, DANIEL BERTOLUCCI, DURANTE A MOBILIZAÇÃO DA CLASSE ARTÍSTICA GRAMADENSE NA SESSÃO DESCENTRALIZADA DA CÂMARA DE VEREADORES DE GRAMADO, NO MOMENTO DA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIAVA A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE GRAMADO.



"A CULTURA FOI POR MUITO TEMPO DESPRESTIGIADA EM NOSSO MUNICÍPIO, COM POUCAS AÇÕES REALIZADAS PELOS GOVERNOS, COM POUCO OU QUASE NENHUM APOIO DA INICIATIVA PRIVADA E, PRINCIPALMENTE, A COMUNIDADE GRAMADENSE NÃO CONHECIA OS ARTISTAS DA SUA TERRA.




COMEÇAMOS A TRANSFORMAR ESSE PANORAMA À PARTIR DA CRIAÇÃO DA SUBSECRETARIA DE CULTURA. A PARTIR DESSE MOMENTO, A PREFEITURA DE GRAMADO PASSAVA A TER UM DEPARTAMENTO PARA IMPLANTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SEGMENTO CULTURAL EM NOSSO MUNICÍPIO, DISPOR DE PLANOS DE AÇÕES VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR E CONTAR COM PROFISSIONAIS EMPENHADOS NA VALORIZAÇÃO DA ARTE EM GRAMADO.

A CULTURA ATUALMENTE TEM UM PAPEL EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO, O NOSSO PROGRESSO E A QUALIDADE DE VIDA DA NOSSA COMUNIDADE. ELA É UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL, QUE PROMOVE A CIDADANIA, VIABILIZA A GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO, AUXILIA NO INCREMENTO TURÍSTICO E GERA ATRATIVIDADE PARA O NOSSO DESTINO.

MAIS DO QUE ISSO, ELA ALIMENTA A ALMA, A MENTE E O CORAÇÃO, DESPERTA O SENSO CRÍTICO, EDUCA, FORMA CIDADÃOS. MAS NÃO SIMPLES CIDADÃOS, MAS MEMBROS COMUNITÁRIOS ENGAJADOS NAS CAUSAS SOCIAIS DA SUA SOCIEDADE, QUE BUSCAM UMA CIDADE MELHOR PARA OS SEUS FILHOS E NETOS, QUE LUTA PELA IGUALDADE SOCIAL, PELA INTEGRAÇÃO DOS BAIRROS E LOCALIDADE RURAIS.

QUE QUER PEPETUAR A NOSSA IDENTIDADE CULTURAL, O MAIOR LEGADO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS. QUE QUER PROLIFERAR ENTRE TODA A POPULAÇÃO O ORGULHO DE SER GRAMADENSE, AS NOSSAS TRADIÇÕES, COSTUMES E JEITO DE SER QUE EMOCIONAM TANTAS PESSOAS DE FORA QUE VEM À GRAMADO PARA VER O QUE CONSEGUIMOS, COM MUITO ESFORÇO, CONSTRUIR, TRANSFORMAR E MELHORAR.

E A CULTURA É UM DOS AGENTES TRANSFORMADORES DA SOCIEDADE: QUEREMOS MAIS VERDE E MENOS CONCRETO, QUEREMOS EVENTOS QUE SE SOLIDARIZEM COM AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES SOCIAIS, QUEREMOS CRIANÇAS QUE CONHEÇAM A LUTA DE SEUS PAIS E AVÓS POR ESSA CIDADE E QUE LEVEM PRO FUTURO ESSE APRENDIZADO, ESSES LAÇOS FRATERNOS, ESSA MEMÓRIA MARAVILHOSA QUE AJUDA A EXPLICAR O PORQUE DE GRAMADO TER SE TRANSFORMADO, DE UMA SIMPLES COLÔNIA PERTENCENTE À TAQUARA, EM UM DOS MAIORES E MELHORES DESTINOS TURÍSTICOS DO BRASIL, QUIÇÁ DA AMÉRICA LATINA.

MAS NOSSO ÍMPETO GRAMADENSE NÃO NOS DEIXA ACOMODAR, QUEREMOS MAIS, MENOS QUANTIDADE, MAIS QUALIDADE.

QUEREMOS UMA SECRETARIA DE CULTURA, PARA QUE POSSAMOS TER CONDIÇÕES DE OFERECER UM SUPORTE MAIOR À TODA ESSA PRODUÇÃO ARTÍSTICA QUE ESTÁ EM EBULIÇÃO NO NOSSO MUNICÍPIO.

SÃO ESCRITORES, QUE ATRAVÉS DAS PÁGINAS DE SEUS LIVROS, LEVAM OS LEITORES Á LUGARES INIMAGINÁVEIS, PROPORCIONAM VIVÊNCIAS QUE TALVEZ A VIDA REAL, TÃO MASSANTE E ÁRDUA, NÃO PERMITA;

SÃO DANÇARINOS E DANÇARINAS, QUE, ATRAVÉS DA SUA ARTE, IMITAM O MOVIMENTO DA VIDA, OFERECEM A BELEZA DO BALANÇO DO CORPO PARA ALEGRAR NOSSOS CORAÇÕES;

SÃO TEATREIROS QUE ENCENAM NOS PALCOS A VIDA REAL, OU FANTÁSTICA, MAS QUE NOS INSTIGAM A ROMPER O COTIDIANO E MERGULHAR EM ESTÓRIAS QUE NOS EMOCIONAM;

SÃO MÚSICOS, DE TODOS OS GÊNEROS: ROQUEIROS, GAUDÉRIOS, SERTANEJOS, SAMBISTAS, ERUDITOS. SÃO ELES QUE FAZEM A TRILHA SONORA DA NOSSA HISTÓRIA, E ENCHEM NOSSOS OUVIDOS COM SUA MELODIA.

SÃO ARTISTAS PLÁSTICOS QUE COM A SUA ARTE PINTAM A VIDA E SUAS NUANCES, O NOSSOS SONHOS, A FANTASIA E A REALIDADE. ETERNIZAM A NOSSA CAMINHADA E, ATRAVÉS DAS CORES, NOS PROPORCIONAM AS MAIS EXTREMAS SENSAÇÕES.
SÃO ARTESÃOS, QUE COM SUAS MÃOS HABILIDOSAS TRANSFORMAM O BRUTO NO DELICADO, O SIMPLES NO SOFISTICADO, O SINGELO, NO MAIS BELO ARTEFATO.

SÃO INTEGRANTES DOS BLOCOS DE CARNAVAL, QUE DURANTE A NOSSA MAIS TRADICIONAL MANIFESTAÇÃO POPULAR BRASILEIRA, TOMAM CONTA DA CIDADE, ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE E SÃO OS ASTROS PINCIPAIS DESSA GRANDE CONFRATERNIZAÇÃO COMUNITÁRIA, ONDE NÃO IMPORTA A COR, O BAIRRO, O TIME, O PARTIDO E NEM MESMO A CONDIÇÃO SOCIAL.

SÃO OS GUARDIÕES DA NOSSA HISTÓRIA E DO NOSSO PATRIMÔNIO, QUE POR MUITO TEMPO LUTARAM SOZINHOS PARA QUE AS FUTURAS GERAÇÕES SOUBESSEM DE ONDE VIERAM, COMO GRAMADO SE TRANSFORMOU E O QUÃO ÁRDUA FOI A LUTA DE SEUS ANTEPASSADOS.

SÃO CINEASTAS E FOTÓGAFOS, QUE ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL, TRANSFORMAM OS MOMENTOS, TRISTES OU FELIZES, EM ETERNIDADE, REGISTRANDO AS NOSSAS PASSAGENS NESSA VIDA COM SEUS FILMES E FOTOGRAFIAS.

SÃO OS FOLCLORISTAS, ABNEGADOS DEFENSORES DA NOSSA IDENTIDADE CULTURAL, QUE LUTAM PARA QUE O QUE DE BOM DEIXADOS PELAS IMIGRAÇÕES ALEMÃ, ITALIANA E PORTUGUESA PERMANEÇAM VIVAS NOS NOSSOS JOVENS, E QUE O NOSSO ORGULHO EM SER GAÚCHO JAMAIS DEIXE DE EXISTIR.

SÃO OS CAPOEIRISTAS, QUE FAZEM A GENTE LEMBRAR QUE, MESMO QUE A MAIOR PARTE DO NOSSO POVO TENHA ORIGEM EUROPÉIA, SOMOS, ACIMA DE TUDO, BRASILEIROS, E RESPEITAMOS TODAS AS ETNIAS QUE FORMAM O NOSSO PAÍS.

A CULTURA HOJE EM GRAMADO MOBILIZA CERCA DE 3.000 PESSOAS, QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, PRODUZEM ARTE E PRECISAM DELA PARA A SUA SUBSISTÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS.

A CULTURA É ATRATIVO TURÍSTICO: NÃO HÁ UM DESTINO TURÍSTICO NA EUROPA, NOSSA PRINCIPAL REFERÊNCIA, QUE NÃO TENHA ARTISTAS NAS RUAS, NOS TEATROS, NOS PALCOS, NOS BARES E RESTAURANTES E, PORQUE NÃO, NA ESCOLA.

QUEREMOS A CULTURA NAS ESCOLAS, SIM, COMPLETANDO JUNTO COM A EDUCAÇÃO A FORMAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS, TRANSMITINDO VALORES POSITIVOS, OFERECENDO NOVAS VISÕES DE MUNDO, PROPORCIONANDO MAIS OPÇÕES, NOVOS CAMINHOS, NOVOS HORIZONTES.

É A CULTURA ATUANDO COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO, DE CIDADANIA, DE ENRIQUECIMENTO INTELECTUAL, OFERECENDO MOMENTOS DE LUDICIDADE E OCUPAÇÃO SAUDÁVEL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUANDO ELES ESTÃO FORA DA SALA DE AULA, QUANDO ESTÃO SUCETÍVEIS ÀS DROGAS, À PROSTITUIÇÃO, À MARGINALIZAÇÃO.

A CULTURA É O REMÉDIO PREVENTIVO PARA COMBATER O CRACK, A DELINQÜÊNCIA JUVENIL, A ALIENAÇÃO SOCIAL E A FALTA DO SONHO.
SIM, SOMOS REALISTAS, MAS QUEM NÃO SONHA, QUEM NÃO LÊ, QUEM NÃO CONSOME A CULTURA, TEM A ALMA VAZIA, PRECISA DA NOSSA AJUDA, PARA QUE POSSAMOS MOSTRAR À ELAS QUE O CAMINHO É ESPINHOSO, MAS QUE VALE A PENA SENTIR O CHEIRO DAS ROSAS E CONTEMPLAR A SUA BELEZA.

NÃO QUEREMOS OS NOSSOS FILHOS VIVENDO COMO ROBÔS, SISTEMÁTICOS, SE RELACIONANDO COM OUTRAS PESSOAS SOMENTE ATRAVÉS DA INTERNET, E ESQUECENDO DO ABRAÇO, DO CARINHO, DA GRATIDÃO, DO RESPEITO E DOS VALORES ENSINADOS À NÓS POR AQUELES QUE NOS ANTECEDERAM.

QUEREMOS VIDA REAL PRA ELES, MAS NUM MUNDO COM OPORTUNIDADES, COM ESCLARECIMENTO, QUE TENHAM UMA IDEOLOGIA PRA VIVER, UMA CAUSA PRA LUTAR, UMA COMUNIDADE PRA DEFENDER, UM MUNDO DE VERDADE PRA SE COMPROMETEREM.

QUEREMOS QUE A CULTURA FAÇA PARTE DO CARDÁPIO DO GRAMADENSE, QUE AJUDE O TURISMO, A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE, AS AÇÕES SOCIAIS, A GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO, O COMÉRCIO, A HOTELARIA, AS NOSSAS COLÔNIAS, A NOSSA COMUNIDADE.

CHEGOU A NOSSA VEZ!

DESDE QUE FOMOS CONVIDADOS PELO PREFEITO NESTOR E O VICE LUIA PARA ASSUMIRMOS A RESPONSABILIDADE DE GERENCIAR A ÁREA CULTURAL DO MUNICÍPIO, IMPLANTAMOS O CONCEITO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA EM NOSSAS AÇÕES, DE VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS, DA UTILIZAÇÃO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL E TRABALHANDO À FAVOR DA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO.

CHEGOU O GRANDE MOMENTO PARA O REAL RECONHECIMENTO DAQUELES QUE TRABALHAM COM ARTE EM NOSSA CIDADE, QUE POR MUITO TEMPO NÃO TIVERAM, TANTO POR PARTE DO PODER PÚBLICO, COMO PELA PRÓPRIA POPULAÇÃO, A VERDADEIRA DIMENSÃO E IMPORTÂNCIA QUE ELES REPRESENTAM PARA O PROGRESSO SUSTENTÁVEL E CONSCIENTE DA NOSSA CIDADE.

QUEREMOS QUE A CULTURA PARTICIPE MAIS ATIVAMENTE DO NOSSO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO, ECONÔMICO E SOCIAL, QUE GERE MAIS ATRATIVIDADE PARA ALAVANCAR A VINDA DE MAIS VISITANTES, QUE ENVOLVA MAIS CRIANÇAS E JOVENS DAS NOSSAS ESCOLAS, QUE INTEGRE TODOS OS BAIRROS E LOCALIDADES RURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO, QUE VALORIZE A DIVERSIDADE, QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS E QUE AJUDE NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM O FUTURO DA NOSSA GRAMADO.

ENFIM, QUE A CULTURA POSSA, DE UMA VEZ POR TODAS, TER O ESPAÇO QUE LHE É DE DIREITO, CONSOLIDADO NA NOSSA COMUNIDADE.

E A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA PROPORCIONARÁ MELHORES CONDIÇÕES, FÍSICAS, ESTRUTURAIS E ORÇAMENTÁRIAS, PARA QUE POSSAMOS ATINGIR ESSES OBJETIVOS, QUE É PROPORCIONAR CULTURA PARA TODOS!!!

E, A PARTIR DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA, TEREMOS CONDIÇÕES DE EFETIVAR O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL, A LEI DE INCENTIVO À CULTURA, O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA E OUTRAS AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA OS NOSSOS ARTISTAS E COMUNIDADE.

PODEREMOS REALIZAR MAIS EVENTOS, MAIS ATIVIDADES, MAIS MOSTRAS CULTURAIS, MAIS ESPETÁCULOS, LEVAR MAIS EMOÇÃO AO NOSSO POVO.

TEREMOS MAIS CONDIÇÕES DE OFERECER MELHORES E MAIORES ESPAÇOS PÚBLICOS PARA A NOSSA COMUNIDADE E TURISTAS QUE NOS VISITAM PODEREM PRESTIGIAR A ARTE PRODUZIDA NA NOSSA CIDADE, VALORIZAR OS NOSSOS ARTISTAS E VIABILIZAR O NOSSO REAL PROGRESSO CULTURAL.

QUEREMOS UM ORÇAMENTO PRÓPRIO, LIBERDADE PARA EXECUTAR AÇÕES IMPORANTES PARO O NOSSO DESENVOVLIMENTO ARTÍSTICO, E A TÃO SONHADA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA.
POR ANOS ESTIVEMOS ATRELADOS ORA AO TURISMO, ORA À EDUCAÇÃO. AGORA CHEGOU O MOMENTO DE TRILHARMOS O NOSSO CAMINHO COM AS NOSSAS PRÓPRIAS PERNAS, POIS CONSEGUIMOS UNIR TODA A CLASSE CULTURAL EM TORNO DOS MESMOS OBJETIVOS.

ESSA É A NOSSA MAIOR OBRA: A VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS ARTISTAS E AGENTES CULTURAIS.
ESSA OBRA JAMAIS CAIRÁ, MESMO SENDO IMATERIAL, E O SEU VALOR REPERCUTIRÁ POR MUITAS E MUITAS GERAÇÕES.

MAIS DO QUE ASFALTO OU PRÉDIO, A NOSSA CONSTRUÇÃO SERÁ ETERNA. E, NESSE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DE GRAMADO, OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS SOMOS NÓS, ARTISTAS E ATIVISTAS DA CULTURA.

ATÉ QUE ENFIM, PODEMOS GRITAR, DO FUNDO DA ALMA E DO CORAÇÃO: CHEGOU A VEZ DA CULTURA EM GRAMADO!!!"

Daniel Bertolucci - Ativista Cultural 









Com a presença maciça da classe artística gramadense, formada por artesãos, artistas plásticos, músicos, escritores, dançarinos, teatreiros, cineastas, defensores do patrimônio histórico, integrantes do movimento HipHop, tradicionalistas, folcloristas e ativistas culturais, formou-se no município o MCG - Movimento Cultural Gramadense.

Um movimento apartidário, sem vínculos ideológicos com instituições ou poderes constituídos, envolvidos em uma única causa: a valorização da cultura em Gramado e região.

Com a união de todos os segmentos culturais atuantes no município, formou-se um grande exército de militantes,que utilizam a Arte como arma de conscientização, a cultura e suas mais diversas manifestações como forma de mobilização.

No dia 25 de abril de 2011, grande parte dos agentes culturais gramadenses reuniram-se no Teatro Elisabeth Rosenfeld, junto ao Centro Municipal de Cultura II, para organizar uma grande manifestação pacífica à favor da criação da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, durante o II Fórum Cultural de Gramado.

Mais de 200 militantes engajaram-se nessa causa e escutaram atentos o pronunciamento de Daniel Bertolucci, atual subsecretário e futuro secretário de cultura de Gramado.

Daniel convocou todos à empunharem a bandeira da cultura no município, independente de raça, cor, credo, segmento de atuação ou posição partidária, falou sobre a importância da Cultura para o desenvolvimento de Gramado e para o progresso consciente da nossa comunidade.

Defendeu a interface entre as áreas do Turismo, Educação, Esporte, Meio Ambiente e ações sociais com a Cultura, a necessidade da implantação do Plano, Sistema, Conselho e Fundo Municipal de Cultura, e maior participação da classe cultural nas decisões do Poder Público.

Defendeu também a implantação de projetos culturais no turno inverso da escola, a realização de eventos de pequeno e médio porte que auxiliem na promoção e na divulgação dos artistas locais, a expansão dos espaços públicos destinados à fruição dos produtos culturais gramadenses e a utilização da Cultura como ferramenta de promoção da cidadania, da geração de renda e emprego.

O futuro Secretário ainda mostrou-se preocupado com o futuro de Gramado e a alienação das novas gerações, que, com o passar do tempo, e com a utilização demasiada e irresponsável da internet e de outras ferramentas tecnológicas, está transformando a consciência da juventude, artificializando as relações, enfraquecendo seus vínculos com as suas comunidades e adoecendo as suas raízes culturais, descomprometendo-os com a Gramado de amanhã.

Após a realização do Fórum Cultural no Teatro Elisabeth, os artistas e ativistas seguiram em carreata, munidos de cartazes, adesivos e faixas, até a escola CAIC Dr.Carlos Nelz, onde ocorreria a Sessão Descentralizada da Câmara de Vereadores e quando seria votada a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado.

Após o pronunciamento favorável dos vereadores Giovani Colório, José Branchini, Erni Branchini, Sérgio Broilo, Osmar Bertolucci, Felipe Altreiter, Gilnei Benetti e Jaime Schaumloffel, a criação da Secretaria Municipal de Cultura foi aprovada por unanimidade, arrancando aplausos e manifestações acaloradas da platéia cultural que lotou as dependência da escola para acompanhar a tão esperada votação.

Após a votação, o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, fez uso da Tribuna do Povo, pronunciando-se com entusiasmo, emoção e vibração, reiterando a importância da cultura e dos artistas na transformação social, na participação comunitária e no desenvolvimento sociocultural e econômico de Gramado.

Além dos representantes de todos os segmentos artísticos e culturais de Gramado, estiveram presentes representantes da Cultura de Canela e Nova Petrópolis, além do Deputado Estadual Mano Changes, músico, ativista cultural e ex-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, que veio à cidade especialmente para apoiar o Movimento Cultural Gramadense e a conseqüente aprovação da Secretaria de Cultura.

Á todos os artistas, militantes da cultura, líderes comunitários, políticos, empresários, professores e amantes da Arte que se engajaram nesse movimento, o nosso muito obrigado. Que a semente que estamos plantando hoje possa gerar muitos frutos culturais às futuras gerações da nossa cidade, estado e país.

Mas a luta está apenas começando! Sigamos em frente com a nossa caminhada, unidos e de mãos dadas em prol da Cultura.

Saudações Culturais!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário