Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 16 de novembro de 2010

UM GRANDE PASSO PARA A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA, RAÍZES E IDENTIDADE CULTURAL



Foi nomeado na quinta-feira, 11 de Novembro de 2010, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental de Gramado, que desde 2001 encontrava-se inativo.

O Prefeito Nestor Tissot, juntamente com o Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci, propuseram a retomada dos trabalhos em prol da manutenção do patrimônio histórico e cultural do município.


Gramado agora conta com um eficiente grupo de trabalho, composto por membros da comunidade, que irá se dedicar à preservação das casas antigas, construções históricas, monumentos, arquitetura, gastronomia, folclore, tradições, vestimentas, idiomas, paisagem natural, patrimônio imaterial, história, memória, acervos, entre outros aspectos da cultura das etnias formadoras da nossa identidade cultural.

A nomeação do CPHAAC tem por objetivo envolver lideranças comunitárias na luta pela preservação das nossas riquezas históricas e naturais, garantindo às futuras gerações a possibilidade de usufruir da memória deixada como legado por seus antepassados.


Confira o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Gramado - Conphaac:



REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Gabinete do Prefeito
Luiz Antônio Barbacovi
Suplente: Márcia Masotti

Secretaria de Educação, Esporte e Cultura
Daniel Bertolucci
Suplente: Lucius Fabiano

Secretaria do Meio Ambiente
Jorge Magnus Júnior
Suplente: Henrique Meyer

Patrimônio Histórico e Artístico Municipal
Gilnei Casagrande
Suplente: Ivonete Ramos

Centro Municipal de Cultura
Maria Helena Dreschler de Oliveira
Suplente: Emília Wagner

Secretaria de Turismo
Marli Caberlon
Suplente: Roberta Benetti

Secretaria de Planejamento e Urbanismo
Juliana Cardoso

Secretaria de Agricultura
Márcio Pottratz
Suplente: Eduardo Barros


REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Ensino Privado
Marília Daros
Suplente: Daniel Koller

Setor Turístico
Vinicius Zorzanello
Suplente: Rose Dutra

Setor Cultural
Ditter Kleine
Suplente: Sebastião Fonseca

Área do Meio Ambiente
Grace Caroline Martins
Suplente: Beatriz Masotti

Obras Civis
Carolina Schneider
Suplente: César Roloff

Setor Artístico e Cultural
Rita Gil
Suplente: Maria Helena Accorsi

Área Jurídica
Raquel Reis
Suplente: Josué Felipe Alves Altreiter

Área Eclesiástica
Diva Masotti
Suplente: Teresinha Mazuranna



Estiveram presentes na posse do Conselho o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci e o Secretário de Educação, João Carlos Adam, que falaram em nome de suas secretarias sobre a importância desta nomeação, que irá engrandecer ainda mais a cultura gramadense.


“Gramado cresce cada vez mais no setor turístico e é preciso que se tenham meios que controlem este desenvolvimento. Um dos objetivos é criar em nossas crianças um comprometimento com a identidade cultural de nossa cidade, oportunizando projetos de educação patrimonial e resgate da memória da comunidade. Além disso, a organização de acervos públicos, a vigilância sobre o crescimento urbano e a manutenção das nossas cultura típicas devem ser priorizados, bem como tudo que influi sobre a nossa cultura, história e identidade. Este legado ficará para outras gerações, e, portanto, devemos entender que preservando o passado estaremos construindo o nosso futuro”, destacou Daniel.


A cultura gramadense é um dos setores que mais têm recebido a atenção da Administração Municipal, não somente pelo fato da criação da Subsecretaria de Cultura, mas pelas ações que vem sendo desenvolvidas, como a compra do Gramado Parque Hotel, onde hoje está instalado o Centro Municipal de Cultura, a aquisição da Casa Major Nicoletti, a construção da Vila do Artesanato, a Casa das Artes e muitas outras ações que estão transformando o sonho da Revolução Cultural Gramadense em realidade.
“Se este apoio está sendo dado, sinal que a cultura de Gramado cresceu”, falou Luia Barbacovi.

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou que “sozinha a Administração não consegue levar adiante todos os projetos que garantem o crescimento da cidade. Todos que foram nomeados são pessoas muito especiais, pois estão dando continuidade a este crescimento”.




A historiadora Marília Daros, que falou em nome do conselho empossado, disse que "não basta termos apenas o nome escrito no papel, precisamos agir, isso sim fará a diferença".

A Subsecretaria de Cultura e o Conselho do Patrimônio unirão esforços, juntamente com a comunidade e o poder público, para preservar a nossa história, natureza, arte e cultura, mantendo vivos os resquícios e legados deixados por nosso antepassados, a nossa identidade, nossos valores, folclore e manifestações populares, para que continuemos tendo orgulho em sermos gramadenses, orgulhosos por morar nessa terra maravilhosa chamada Gramado, repleta de história e estórias, vivências culturais e muitas memórias, memórias que precisam ser cuidadas, preservadas e repercutidas.


"Povo sem identidade, desprovido de memória e desapegado de sua cultura é como um grande eucalipto: pode até crescer bem alto, mas suas raízes são superficiais, rasas.
E, portanto, qualquer sopro de vento que venha do outro lado da montanha pode derrubá-lo. Então, plantemos araucárias, que são típicas e têm raízes fortes" - trecho do discurso do Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci durante cerimônia de entrega das chaves da casa do Major Nicoletti Filho, que em breve será transformada em museu-casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário