Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 16 de novembro de 2010

GRAMADO FANTASIA 2011 - BLOCOS, CLUBES E PREFEITURA UNIDOS EM BUSCA DO TÍTULO DE MAIOR CARNAVAL DE SALÃO DO MUNDO


 Faltam vários meses para a chegada do carnaval, mas Gramado já se mobiliza para a estuturação e planejamento do Gramado Fantasia 2011, considerado o maior evento de salão do mundo.

Com a união dos clubes e sociedades, blocos carnavalescos, Subsecretaria de Cultura e comunidade gramadense, o Gramado Fantasia se transformou em referência no cenário carnavalesco do Sul do Brasil, reunindo milhares de foliões que animam e colorem os bailes promovidos em Gramado.

Atualmente são sete (07) blocos carnavalescos que participam da Comissão Organizadora do Gramado Fantasia: Quis um Gole, Quereu Bebeu, Diz Meu Cafézinho, Diz Cafeinados, Sópranóis, Velinhos Transviados e 100 Juízo. Compõem ainda a Comissão responsável pelo carnaval de Gramado representantes do Clube Minuano, Sociedade Recreio Gramadense, ExpoGramado, Subsecretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Associação dos Blocos Carnavalescos de Gamado.

A idéia, que partiu da Subsecretaria de Cultura e das diretorias dos blocos, é profissionalizar a gestão do carnaval gramadense, envolver os principais atores da festa na gestão compartilhada desse que é um dos maiores eventos culturais do município e viabilizar a participação da sociedade civil e da comunidade na concepção, planejamento e execução do evento, efetivando a parceria público-privada e garantindo a transparência da aplicação dos recursos públicos.

Nos dias atuais, quase mil integrantes fazem parte dos 07 blocos carnavalescos de Gramado, e, para tanto, é necessária uma grande infraestrutura e uma equipe de produção profissional para garantir a perfeição das apresentações dos blocos e a comodidade e segurança da comunidade e turistas que prestigiam as festas momescas realizadas em Gramado, que prima por eventos organizados e de grande participação popular.


Na última quinta-feira, no auditório da Prefeitura de Gramado, foi empossada a Comissão Organizadora do Gramado Fantasia 2011, quando o Prefeito Nestor Tissot assinou a portatia que designa os integrantes e as instituições, clubes e blocos que eles representam.


De acordo com o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci "o Gramado Fantasia é um grande legado deixado pelas gerações passadas que deve ser respeitado, aperfeiçoado e desenvolvido por toda a sociedade gramadense, dividindo responsabilidades, conjugando a pluralidade de idéias e fomentando as manifestações populares em nosso município. O brilhante e encantador trabalho desenvolvido pelos blocos carnavalescos deve ser reconhecido e estimulado, pois proporciona a integração da comunidade, valoriza a cultura brasileira e oferece apresentações maravilhosas aos espectadores, além de formar músicos e profissionais que atuam em diversas áreas dos espetáculos, fomentando a economia local, gerando renda e emprego e prestigiando o trabalho voluntário de dezenas de abnegados que amam o Carnaval e não medem esforços para transformar o Gramado Fantasia no maior carnaval de salão do mundo. Essa gestão compartilhada que visa profissionalizar o evento é fantástica, pois possibilita a participação de todos no processo de construção e execução desse que é um dos maiores eventos culturais da Serra Gaúcha. Inclusive fica a sugestão para que o nosso carnaval seja tombado como patrimônio cultural imaterial do município, por tudo o que representou e representa para a nossa comunidade, para o desenvolvimento turístico e para a democratização do acesso à cultura" - destacou Daniel.


Foram empossados como membros da Comissão Organizadora do Gramado Fantasia 2011 as seguintes pessoas:

Subsecretaria Municipal de Cultura
Daniel Bertolucci
Paulo Pontes
Sandro Bonatto
 
Secretaria Municipal de Turismo
Leandro Castro
 
Clube Esportivo Cultural Minuano
Titular: Lauro Hansen
Suplente: Ivo José Antonioli
 
Sociedade Recreio Gramadense
Titular: João Luiz Benetti
Suplente: Eliane Wazlawisk
 
Velhinhos Transviados
Titular: Gilmar Pedro Hahn
Suplente: André Maurício Volk
 
Bloco Carnavalesco Quis um Gole
Titular: Fábio Berti
Suplente: Rogério Feyer
 
Bloco Carnavalesco Quereu Bebeu
Titular: Alexandre Drechsler
Suplente: Bernardo Tomazelli
 
Bloco Carnavalesco 100 Juízo
Titular: Éder Mapelli
Suplente: Jussiel Dias
 
Bloco Carnavalesco Diz meu Cafezinho
Titular: Mateus Castro
Suplente: Luis Carlos Bedin
 
Bloco Carnavalesco Dizcafeinados
Titular: Dino Noel
Suplente: Eduardo Rudger
 
Bloco Carnavalesco Sopranóis
Titular: Julio Corrêa
Suplente: Igor Magnus
 
ABCG - Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado
Titular: Rogério Sorgetz
Suplente: Halder Ramos 



Os trabalhos da Comissão Organizadora do Gramado Fantasia já iniciaram e, em breve, serão anunciadas as atrações, locais, horários e demais informações referentes aos tradicionais bailes promovidos em Gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário