Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CASA DAS ARTES DE GRAMADO - MAIS UM ESPAÇO PARA A DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA ARTE PRODUZIDA NA CIDADE


A Subsecretaria de Cultura inaugurou na sexta-feira passada mais um espaço nobre para a exposição e comercialização dos produtos culturais gramadenses. Trata-se da Casa das Artes de Gramado, uma ampla sala localizada junto ao Parque do Lago Negro - principal ponto turístico da Região das Hortênsias.

No local, cuja operação será efetivada de maneira cooperativada e gerenciada pelos próprios artistas, haverá a exposição e venda de CD's de músicos gramadenses, livros de escitores locais, artesanato típico e artes visuais, além de DVD's de cineastas radicados no município.


A proposta da Subsecretaria consiste em uma cooperativa cultural que viabilizará uma maior promoção e divulgação dos artistas locais, bem como oportunizar o incremento da economia da cultura, que garante a subsistência de centenas de famílias gramadenses.


Em reuniões prévias realizadas com a classe artística local, foram definidas algumas ações que serão implantadas gradativamente na Casa das Artes de Gramado, que pretende formar, juntamente com a Vila do Artesanato também recentemente inaugurada junto ao Lago Negro, em um pequeno pólo cultural que auxiliará na fruição dos produtos artísticos de Gramado.

Atualmente são mais de 100 artistas que participam do projeto, entre músicos, escritores, cineastas, artesãos e artistas plásticos, que terão à sua disposição um local privilegiado para exporem e comercializarem as suas obras.

Já existem projetos para que, futuramente, o local receba apresentações artísticas diversas, englobando outras segmentos artísticos como a dança, o folclore e as artes cênicas e também a promoção de oficinas e painéis de arte voltados às crianças de Gramado.


De acordo com o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, "a Cultura Gramadense está em ampla ascenção, mas nossa maior obra não é de concreto, que com o tempo se esfarela, nem de madeira, que com o passar dos anos apodrece. Nossa obra é eterna, apesar de imaterial, pois representa a retomada cultural de Gramado, a unificação da classe artística e a democratização do acesso à cultura. Essa é a nossa maior conquista e tudo isso só foi possível graças à parceria entre poder público e a classe cultural, que não mediram esforços para viabilizar esse sonho da comunidade gramadense".

Participaram da inauguração do espaço centenas de artistas gramadenses, autoridades municipais, imprensa e membros da comunidade.

A Subsecretaria de Cultura de Gramado agradece à todos que contribuiram para a efetivação da Casa das Artes de Gramado.


Um comentário:

  1. Ola .........Podemos fazer,os Artista de Sao Paulo expor tambem em Gramado e vcs Artista exporem em SP...........

    ResponderExcluir