Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 11 de maio de 2010

UMA SEMANA HISTÓRICA PARA O ARTESANATO GRAMADENSE

















O Artesanato Gramadense está em festa!!

Na sexta-feira passada, foi inaugurada no centro de Gramado, defronte à Prefeitura, a Casa do Artesão da Funação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social do Rio Grande do Sul.
Nesse espaço, o artesão gramadense terá a oportunidade de expor seus produtos artesanais e comercializá-lo, bem como fazer a renovação ou confecção da carteira de artesão, o carimbo das notas fiscais de artesão e cursos de qualificação profissional.

Além disso, será oportunizado o intercâmbio cultural com artesãos de outras localidades.
A Casa do Artesão é um amplo espaço, com vitrine para a rua, viabilizado através da parceria entre Prefeitura de Gramado e FGTAS/SINE.

Com isso, o artesão local terá mais um local para expor e divulgar o seu trabalho, viabilizando uma maior exposição da arte produzida em Gramado.
















Para completar a semana, no sábado foi inaugurada junto ao lago Negro, um dos pontos de maior visitação da Região das Hortênsias, a Vila do Artesanato Elisabeth Rosenfeld.
O espaço é um sonho antigo dos artesãos gramadenses que foi concretizado.

A Vila do Artesanato é formada por uma área urbanizada e cercada, que compreende 2.700 m², composta por 11 casinhas isoladas de 6,25 m² cada uma, um espaço coletivo coberto por um pergolado, sanitários, privativo e público, e um pórtico de entrada.
As unidades estão ligadas por um passeio de blocos de concreto, que permite a acessibilidade do turista e do gramadense a todas alas.
O investimento total da Prefeitura de Gramado foi de R$ 300 mil entre a aquisição da área e a construção da Vila.












Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Nestor Tissot, o vice prefeito, Luia Barbacovi, a Presidente da Associação Elizabeth Rosenfeld, Vera Rodrigues, Secretário de Educação, Ubiratã Alves de Oliveira, Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, secretários municipais, vereadores e o Monsenhor Américo Cemin, vigário da Paróquia São Pedro, que abençoou o espaço.

­­









Vera Rodrigues afirmou que a construção da Vila foi uma grande conquista da classe artesã de Gramado e agradeceu ao prefeito Nestor Tissot pelo esforço e pela iniciativa da obra.

O subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci destacou que "o empreendimento é fonte de renda de diversas famílias e a Vila trárá a tona os anos de 1970, resgatando a época que o artesanato era um dos pilares de Gramado. Parodiando o nosso presidente Lula, é possível afirmar que nunca antes na história dessa cidade se investiu tanto no artesanato local como acontece nessa administração. Iniciamos a nossa jornada há um ano, quando o prefeito Nestor criou a Subsecretaria de Cultura, e nesse curto espaço de tempo muitos sonhos antigos tornaram-se realidade. E a Vila do artesanato é um grande exemplo de como nós valorizamos a nossa cultura e investimos alto no resgate do artesanato gramadense".










A comunidade não está recebendo apenas esse espaço, mas um conjunto de obras.A Prefeitura investiu no recapeamento do bairro, nas proximidades do Lago Negro, dando maior acessibilidade à Vila. A economia de Gramado vive do turismo e o artesanato tem peso importante neste contexto.

O prefeito Nestor Tissor agradeceu aos colaboradores da obra: "Queremos agradecer aqueles que nos apoiaram, em especial a Famastil/Prati-k, que doou todas as prateleiras das casinhas da Vila do Artesanato. Estas parcerias fazem a cidade crescer ainda mais", finalizou o Prefeito Nestor Tissot.

A Vila do Artesanato fica na Rua Casa da Juventude, 33, nas proximidades do Lago Negro e gera renda e emprego para mais de 15 famílias gramadenses, que comercializam peças em madeira, vime, tecido, metal, biscuit, cerâmica, vela, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário