Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COLETIVO DO SABER - DEMOCRATIZANDO O ACESSO DA COMUNIDADE AOS LIVROS


O Coletivo do Saber é um projeto relacionado ao segmento de Livro & Leitura que visa a democratização do acesso aos livros pela comunidade gramadense.

Idealizado pelo Poeta Elias Vidal Sobrinho e implantado em conjunto pela Subsecretaria de Cultura de Gramado e Gabinete da Governança da Prefeitura Municipal, o projeto consiste, em sua primeira etapa, em mobiliários urbanos fixados junto às paradas de ônibus, e que disponibiliza gratuitamente livros, jornais, revistas e periódicos à comunidade que se utiliza do transporte coletivo.

O objetivo principal da proposta é oferecer aos usuários de ônibus, no trajeto entre os seus trabalhos e suas residências, momentos de prazer, ludicidade e absorção de conhecimento.
Os livros podem ser retirados gratuitamente junto ao móvel localizado na parada de ônibus em frente à Escola Cenecista Visconde de Mauá, e os leitores podem devolver os livros quando estiverem finalizado suas leituras.

Além da possibilidade da retirada de livros, o móvel do Coletivo do Saber dispõe de um compartimento onde a comunidade pode efetuar a doação de livros para o projeto.


De acordo com o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, "a iniciativa do poeta Elias Vidal é importante para a nossa comunidade, pois viabiliza o acesso, democratiza a cultura e promove a circulação dos produtos culturais, nessa caso, os livros. Precisamos disseminar na população o hábito da leitura, pois, dessa forma, estaremos estimulando o senso crítico da comunidade, fornecendo informação e compartilhando o conhecimento. Livros não foram feitos para ficar em prateleiras, eles não têm sentido se não forem lidos.
E a nossa ideia é justamente viabilizar a circulação do conteúdo cultural, beneficiando principalmente essa parcela da população que usufrui do transporte coletivo e que muitas vezes não possui condições financeiras e nem tempo para adquir um livro e fazer a sua leitura".

Conforme o idealizador do projeto, Elias Vidal Sobrinho, "o projeto só saiu do papel graças ao apoio da Subsecretaria de Cultura, que acreditou nas possibilidades e benefícios que serão gerados pelo Coletivo do Saber. Nossa objetivo é levar os livros à todos os bairros da cidade, e esse piloto recém inaugurado na Rua São Pedro, servirá para analisarmos a sua sistemática de funcionamento, vermos se haverá por parte da comunidade a responsabilidade como usuário, e se devemos adaptar algo na logística de retirada, devolução e doação das obras literárias".


Os usuários da linha de ônibus podem retirar o livro na parada e ficar com ele por um certo período de tempo. Assim que julgar necessário, o usuário o devolve no mesmo local.

"Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!"
Clarice Pacheco


Assista a entrevista com o idealizador do projeto, Elias Vidal Sobrinho, clicando nesse link: http://gramadosite.com/cultura/autor:gramadosite/id:30765/xcoluna:1/xautor:1

Um comentário: