Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LANÇADO OFICIALMENTE O MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK 2010

Com o slogan “uma vida sem pedras no caminho é show”, foi oficialmente lançada, no Teatro Elizabeth Rosenfeld, ontem à noite (quarta-feira - 17/11), a segunda edição do Festival de Bandas Independentes Rock Contra o Crack, evento que combate a epidêmica droga, através de música e cultura.

Com a presença do prefeito Nestor Tissot, do vice prefeito Luia Barbacovi, do Secretário de Educação João Carlos Adam, do Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci e do vereador José Branchini, o Rock Contra o Crack foi lançado com dois princípios básicos: combater o crack na região e proporcionar maior visibilidade para as bandas independentes locais.



Um público de dezenas de pessoas acompanhou o lançamento oficial do evento que contou com a apresentação teatral “Retrato Falado”, do Grupo Faces, do CRERH (Centro de Reabilitação Emanuel da Região das Hortênsias), além de um pocket show com a banda Dr. Adão, integrante do movimento Rock contra o Crack.

O prefeito Nestor Tissot cumprimentou a Subsecretaria de Cultura pelo desenvolvimento do excelente projeto que é o RCC. “Temos de conscientizar o nosso jovem e tira-lo da rua. Mantemos diversos projetos para beneficiar o nosso jovem. O RCC é um exemplo para Gramado”, destacou Nestor.



Daniel Bertolucci, representando o movimento, destacou que "o investimento do poder público na prevenção reduzirá futuros investimentos nas áreas de segurança e saúde pública, pois o crack não atinge apenas o usuário da droga, mas todo o seu círculo social. A violência e a criminalidade são alimentadas pelo tráfico e as conseqüencias na comunidade serão cada vez mais drásticas se não houver um forte e abrangente trabalho de conscientização da juventude em relação ao crack. E o mais interessante disso tudo é que essa bandeira está sendo levantada pela própria juventude, principalmente pelos músicos das bandas de rock locais, envolvendo todos os segmentos sociais. Queremos que as próximas gerações, que serão o futuro de Gramado, tenham muita atitude e comprometimento social, só assim venceremos a epidemia do Crack".

Disque Contra o Crack
A noite de quarta-feira foi de lançamentos. Aproveitando o lançamento oficial do RCC, a Subsecretaria de Cultura criou uma parceria com as polícias Militar e Civil para combater a propagação do crack em Gramado. 
Trata-se do “Disque Contra o Crack”, uma campanha criada para que a comunidade ligue (há a opção da denúncia anônima) para a polícia e denuncie sempre que identificar algum caso de uso da droga.
Os números do Disque Contra o Crack são os mesmos utilizados pelas polícias, tornando fácil a lembrança pela comunidade.
Os números são:
Brigada Militar: 190
Polícia Civil: 197, 181

Jingle contra o crack 
Aconteceu ainda na noite de quarta-feira, a estreia em primeira mão, do jingle do Rock Contra o Crack, gravado por uma das bandas participantes do evento, a Dr. Adão, em uma parceria entre os músicos, a Subsecretaria de Cultura e o grande apoio da Oficina da Música.
A letra do jingle, composta por Betinho Lisboa e Rodrigo Cueca, vocalista e guitarrista da banda, respectivamente, tem um refrão marcante que diz: “O Rock Contra o Crack veio pra mostrar que o rock não é droga e crack nem pensar”.

“Sem o jovem, nosso evento perde o seu significado”, é o que diz o subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, demonstrando assim a importância das itinerâncias do RCC, que são realizadas sempre para os alunos das escolas de Gramado.


27 e 28 de novembro, mobilização contra o crack
O movimento Rock Contra o Crack, como gosta de frisar o subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, chega ao seu ápice no último final de semana de novembro, quando acontecem os shows das 20 bandas locais participantes do evento, e mais os dois shows com as grandes atrações Comunidade Nin-Jitsu (que toca no sábado, 27) e Vera Loca (domingo, 28), na área externa do Centro Municipal de Esportes José Francisco Perine, com entrada para cada dia de evento de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário