Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ENCONTROS PROMOVIDOS PELA UNIAFRO DEBATEM A QUESTÃO DO PRECONCEITO NAS SALAS DE AULA

A administração municipal de Gramado, preocupada com a temática da Cultura Afro Brasileira, tem investido, através da Secretaria de Educação e Subsecretaria de Cultura, em atividades que busquem o fortalecimento destas atividades em nossas escolas. 

A responsável por estas parcerias é a professora e coordenadora do Pólo da UFRGS em Gramado, Denise Foss, que esteve na cidade de Alvorada  no dia 05 de agosto, para encontro de qualificação.

 "Segundo o Ministério da Educação, é obrigação do poder público estimular estudos sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e viabilizar condições para que os professores, gestores e funcionários de apoio participem de atividades de formação continuada e formem grupos de estudos sobre a temática", destacou Denise, que faz parte da equipe da Subsecretaria de Cultura de Gramado.

O encontro aconteceu em Alvorada, um município com uma caminhada de anos no que diz respeito à qualificação de profissionais para o desenvolvimento e implementação da lei que prevê a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro brasileira. 

 Participaram do encontro profissionais e coordenadores dos departamentos da diversidade dos municípios de Porto Alegre, Alvorada, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Gramado.

E ontem pela manhã, no Auditório da Prefeitura de Gramado, foi a vez da nossa cidade ser a sede do encontro que viabilzia a troca de experiências entre os gestores públicos, educadores e ativistas que lutam pelo fim do preconceito racial e em prol da diversidade cultural.

O curso da UNIAFRO acontece na escola CAIC, sede do pólo da UFRGS, e conta com a participação de centenas de educadores gramadenses que estão buscando uma maior qualificação para que possam transmitir melhor os conhecimentos relativos à Cultura Afro Brasileira aos alunos das redes pública e privada de ensino de Gramado.


A professora Denise Foss participou recentemente do Programa Cara e Coroa, da TV Brasil, quando conversou com os jornalistas Joâo Rocha Lima e Milton Coelho da Graça, sobre o polêmico tema Racismo. O Programa foi um importante momento para Denise expor sua trajetória de luta contra o racismo no município de Gramado. 

A Subsecretaria de Cultura de Gramado parabeniza à todos os educadores gramadenses engajados na luta contra o preconceito em nossa cidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário