Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

E O KIKITO VAI PARA....

 Os premiados do 38º Festival de Cinema de Gramado


O 38º Festival de Cinema de Gramado encerrou nesse domingo com saldo positivo, tanto pelo viés econômico (os hotéis, restaurantes e as lojas tiveram grande movimentação) quanto pelo viès cultural.

A curadoria do evento, capitaneada por Sérgio Sanz e Avelar, conseguiu alcançar algo que há muitas edições vem sendo perseguido pela Comissão Organizadora do Fecine: a verdadeira identidade do festival.

 A atriz Ingra Liberato entrega o prêmio de MELHOR MONTAGEM - Curtas-Metragens à Paulo Sacramento, diretor do filme "Ninjas"

Após algums edições criticadas, a escolha dos filmes, a seleção dos competidores, a presença dos artistas e produtores em Gramado e a seriedade imposta pelos organizadores na concepção e execução do maior evento cinematográfico da América Latina transformou esse panorama negativo e retomou o crescimento e o desenvolvimento do Festival de Cinema de Gramado.


O vencedor do Prêmio Cidade de Gramado de MELHOR TRILHA MUSICAL entre os curtas concorrentes foi o filme "Amigos Bizarros do Ricardinho"

Mesmo que à cada dia surja um evento similar Brasil à fora, o Festival de Gramado, juntamente com os festivais de Brasília, do Rio de Janeiro e de Paulínia, está no grupo dos mais prestigiados, competitivos e valorizados eventos do gênero.

Além do tapete vermelho, das celebridades televisivas, das festividades sociais, que também são importantes no contexto de atratividade do evento e que auxilia na divulgação das marcas dos patrocinadores, o Festival mostrou personalidade e apresentou o que há de melhor na produção cinematográfica latina.

O Presidente do Festival de Cinema de Gramado, Alemir Coletto, fez a entrega do prêmio de MELHOR FILME - Mostra Panoramica, para representante do filme "Terra Deu, Terra Come"

Também abriu maior espaço para os curtas-metragens gaúchos, para mostras paralelas internacionais e para o Cinema nos Bairros, onde a comunidade gramadense pode assistir grandes títulos brasileiros, interagindo com o evento e com os seus participantes.

E a cada ano que passa o Festival de Cinema cresce em tamanho, duração e repercussão, alavancando o Turismo na cidade, gerando emprego e renda e divulgando a cidade nos quatro cantos do mundo, além de revitalizar a importância do festival para o Audiovisual Brasileiro e Latino Americano.


O Prêmio Cidade de Gramado de MELHOR DIREÇÃO DE ARTE da mostra competitiva de longas foi para "O Último Romance da Balzac"

E nós gramadenses fomos brindados com uma ampla e bela programação de filmes que dificilmente integram o circuito tradicional de exibições, possibilitando aos moradores de Gramado assistirem filmes de diretores conceituados no meio e que nos fazem pensar, refletir e questionar, aguçando o senso crítico e proporcionando alimento para a alma e a mente.

O Troféu Cidade de Gramado de MELHOR TRILHA SONORA na competição de longas foi dividido entre as produções "Bróder", de Jeferson De, e Ponto Org, de Patricia Moran

E não precisamos falar da possibilidade de interação com os grandes astros do Cinema e da Televisão Brasileira que vêm à Gramado participar do Festival de Cinema.


 Ingra Liberato entrega o prêmio de MELHOR MONTAGEM - Longa Brasileiro ao diretor do filme "Bróder", Jeferson De

Aproveitamos para congratular o diretor gramadenses Maciel Brum, que lançou durante o Festival de Cinema o seu mais novo filme "A Casa Errada", que conta com elenco composto por atores gramadenses e grandes atores e atrizes de renome nacional.

Diretor gramadense Maciel Brum, juntamente com o elenco e equipe de produção do seu mais recente filme "A Casa Errada" , que teve sessão especial no 38º Festival de Cinema de Gramado

Maciel exibiu seu filme para convidados durante uma sessão especial exclusiva, no Palácio dos Festivais, sendo bastante elogiado por seu trabalho que, mesmo com poucos recursos, possui muita qualidade e imprime a marca do diretor.

 O Secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, César Prestes, realizou a entrega do Prêmio de MELHOR FILME - Lingua Estrangeira (Juri Estudante) à representante do filme "Diário de Uma Busca", Flavia Castro

Maciel foi "descoberto" nas Oficinas Comunitárias do Gramado Cine Vídeo, há mais de 06 anos, pelos diretores de Cinema André Mauro e Federico Bardini.

E por falar em Gramado Cine Vídeo, o evento que por 17 anos era realizado em conjunto com o Festival de Cinema, atingiu sua maturidade e em 2010 alça vôo solo, sendo realizado na primeira quinzena de novembro aqui em Gramado, abrindo espaço maior para as produções audiovisuais universitárias e independentes e realizando ações importantes como o Cine Social (Festival de Cinema da Favela, Cultura X Discriminação, Cultura Social Clube e Oficinas de Cultura de Rua), o Cine Ambiental (mostras de cinema ambiental no GramadoZoo, oficinas ambientais, projeções em lâmina d'água, palestras), que são complementados com o Festival do Vídeo Brasileiro e a inédita mostra "Meu Primeiro Filme", que tem por finalidade apresentar ao público a nova geração do Cinema Nacional. Além dessa vasta programação artística, o Gramado Cine Vídeo possui diversas ações voltadas para a comunidade gramadense, como as Oficinas Comunitárias, o Festival do Vídeo Escolar, o Projeto Cinema na Roça e o Cultura em Movimento / GCV Itinerante.


O jornalista Marcos Santuário, representante do Júri de Crítica, entrega o prêmio de MELHOR FILME na Mostra de Curta Matragem ao representante do filme "Babás"

E há ainda a possibilidade da volta do Festival de Animação de Gramado (GRANIMADO) que poderá ser realizado em conjunto com o Gramado Cine Vídeo. O Granimado é considerado no meio de Cinema de Animação como o mais importante e representativo evento do segmento, realizando mostras competitivas em várias categorias e promovendo diversas atividades voltadas aos desenhos animados, como a Mostrinha de Animação Infantil, as Oficinas animadas, os Encontros de Animadores e Dubladores e mais uma infinidade de ações direcionadas à área de Cinema, Vídeo, Web e Televisão.


E o MELHOR FILME - Longa Estrangeiro foi "El Vueco del Cangrejo", de Oscar Ruiz Navia

Como pode se perceber, Gramado é de fato a Capital do Cinema Brasileiro!

Conheça agora os vencedores da 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, cuja noite de premiação ocorreu nesse sábado, no Palácio dos Festivais / Cine Embaixador:



E o MELHOR FILME - Longa Brasileiro, conforme o Júri de Crítica, foi "Diário de uma Busca", de Flavia Castro

LONGA-METRAGEM BRASILEIRO

Melhor Filme de longa-metragem: BRÓDER de JEFERSON DE

Melhor Diretor: JEFERSON DE por BRÓDER

André Sady entrega o  Premio Canal Brasil ao representante do filme "Haruo Ohara"

Melhor Ator: CAIO BLAT por BRÓDER

Melhor Atriz: SIMONE SPOLADORE por NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR


E o MELHOR FILME - JÚRI POPULAR entre a competição de Curtas foi para "Ratão", de Santiago Dellape

Melhor Roteiro: DANI PATARRA E JORGE DÚRAN por NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR

Melhor Fotografia: LUIS ABRAMO por NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR

Melhor Trilha Musical: JOÃO MARCELLO BÔSCOLI e JEFERSON DE por BRÓDER



E JONH ULHOA, RUBEN JACOBINA e DIAMANTINO FEIJÓ por PONTO ORG
O prêmio de MELHOR FILME - Longa Estrangeiro conforme o Júri Popular foi para "Mi Vida con Carlos", de German Berger

Melhor Montagem: QUITO RIBEIRO e JEFERSON DE por BRÓDER

Melhor Direção de Arte: ANA DOMINONI por O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC

E o Kikito de MEHOR ROTEIRO  foi para Pablo José Meza, por "La Vieja de Atrás"

Prêmio Especial do Júri: O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC, de GERALDO SARNO

Prêmio da Crítica: Melhor Filme: DIÁRIO DE UMA BUSCA, de FLAVIA CASTRO



Durante a Noite de Premiação, Malu Galli e Renata Boldrin


Prêmio do Júri Popular: Melhor Filme: 180º, de EDUARDO VAISMAN

Prêmio do Júri Estudantil: Melhor Filme: DIÁRIO DE UMA BUSCA, FLAVIA CASTRO


Os apresentadores oficiais do 38º Festival de Cinema de Gramado foram Leonardo Machado e Renata Boldrini

LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO

Melhor Filme: MI VIDA CON CARLOS, de GERMAN BERGER


E o Kikito de PRÊMIO ESPECIAL DO JURI  foi para "O Último Romance de Balzac", de Geraldo Sarno

Melhor Diretor: NICOLAS PEREDA, por PERPETUUM MOBILE

Melhor Ator: GABINO RODRIGUEZ, por PERPETUUM MOBILE e MARTIN PIROYANSKY,

por LA VIEJA DE ATRAS;

 O ator e diretor Antônio Pitanga participou da noite de entrega dos kikitos no Palácio dos Festivais


Melhor Atriz: ALMA BLANCO, por LA YUMA

Melhor Roteiro: PABLO JOSE MEZA, por LA VIEJA DE ATRAS



Malu Galli entrega o Kikito de MELHOR ATOR para Gabino Rodriguez, por "Perpetuum Mobile" e Martin Piroyansky, por"La Vieja de Atrás"

Melhor Fotografia: MIGUEL LITTIN por MI VIDA CON CARLOS

Prêmio Especial do Júri: LA YUMA, de FLORENCE JANGEY

 E o PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI - Longa Estrangeiro - foi para o filme "La Yuma", de Florence Jangey

Prêmio da Crítica: Melhor Filme: EL VUELCO DEL CANGREJO, de OSCAR RUIZ NAVIA

Prêmio do Júri Popular: Melhor Filme: MI VIDA COM CARLOS, de GERMAN BERGER

Prêmio do Júri Estudantil: Melhor Filme: EL VUELCO DEL CANGREJO, de OSCAR RUIZ NAVIA




Caio Blat recebeu o Kikito de MELHOR ATOR dos filmes em competição no 38º Festival de Cinema de Gramado


PREMIAÇÃO – CURTA 35 MM E DIGITAL

Melhor filme: CARRETO, de CLAUDIO MARQUES E MARILIA HUGHES E HARUO

OHARA, de RODRIGO GROTA


O filme "Bróder", do diretor Jeferson De, foi o grande vencedor da 38ª edição do Festival de Gramado

Prêmio Especial do Júri: OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA, de ALÊ CAMARGO E

CAMILA CARROSSINE

 Representante da atriz Simone Spoladore recebe o Kikito de MELHOR ATRIZ, pelo filme "Não se Pode Viver sem Amor"

Melhor Diretor: RODRIGO GROTA por HARUO OHARA

Melhor Ator: FLAVIO BAURAQUI por NINJAS


O PRÊMIO ESPECIAL DO JURI - Longa Estrangeiro foi para "La Yuma", de Florence Jangey


Melhor Atriz: ELISA VOLPATTO por UM ANIMAL MENOR

Melhor Roteiro: CLAUDIO MARQUES E MARILIA HUGHES por CARRETO



Melhor Fotografia: CARLOS EBERT por HARUO OHARA

Melhor Trilha Musical: MARCELO FRUET, BOTO STANLEY E AUGUSTO CANANI

por AMIGOS BIZARROS DO RICARDINHO

Melhor Montagem: PAULO SACRAMENTO por NINJAS

Melhor Direção de Arte: VICENTE SALDANHA por AMIGOS BIZARROS DO

RICARDINHO

Prêmio da Crítica: Melhor Filme: BABÁS, de CONSUELO LINS

Prêmio do Júri Popular: Melhor Filme: RATÃO, de SANTIAGO DELLAPE

Prêmio Estudantil: Melhor Filme: HARUO OHARA, de RODRIGO GROTA





Mostra Panorâmica:

Melhor Filme: TERRA DEU, TERRA COME, de RODRIGO SIQUEIRA



E o Kikito de MELHOR ATRIZ  foi para Elisa Volpatto por "Uma Animal Menor"


MOSTRA GAÚCHA – Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema 35MM E DIGITAL

Melhor Filme: Um Animal Menor, de PEDRO HARRES e MARCOS CONTRERAS

Melhor Direção: William Meyer, por Eu e o cara da piscina

Melhor Roteiro: Pedro Harres e Marcos Contreras, por Um animal Menor

Melhor Fotografia: Bruno Polidoro, por Um animal menor e Peixe Vermelho

Melhor Direção de Arte: Lívia Santos, por Eu e o cara da piscina

Melhor Música: Jean Pierre Caron e Rafael Sarpa, por Peixe Vermelho

Melhor Montagem: Denise Marchi, por Eu e o cara da piscina

Melhor Edição de Som: Gabriela Bervian, por Peixe Vermelho

Melhor Produtor/ Produtor Executivo: Ana Adams, por Peixe Vermelho

Melhor Ator: Fernando Mantelli, por Limbo

Melhor Atriz: Araci Esteves, por Maldita


Até o próximo Festival!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário