Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE 2010 É ATRAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE INVERNO NA CIDADE

A Subsecretaria de Cultura de Gramado vem se empenhando desde a sua criação para retomar o desenvolvimento das artes em nível municipal, e vem dando especial atenção para o Artesanato Gramadense, que outrora constituiu-se como um dos pilares do Turismo promovido na cidade.
Além da proporcionar o debate e a participação popular na elaboração de políticas públicas para o setor, investiu alto na estruturação de espaços onde os artesãos podem promover e comercializar os seus produtos, que contemplam diversas técnicas e materiais, como vime, madeira, cerâmica, tecido, metal, entre outros.

Na última assembléia realizada com cerca de 80 artesãos, realizada na sede das Subsecretaria de Cultura, ficou estipulado, através do voto aberto dos artesãos gramadenses, a necessidade de triagem efetuada por comissão externa para avaliar e selecioanr os produtos e artesãos participantes da Feira do Artesanato Gramadense 2010, que iniciou no dia 01 de julho e vai até o dia 01 de agosto, no Lago Joaquina Rita Bier.

Mais de 90% dos artesãos inscritos para participar da feira foram selecionados pela comissão avaliadora, o que demonstra que os esforços da Subsecretaria em promover a qualificação do artesanato local vem surtindo efeito.

São 36 artesãos expondo em 20 estandes padrões, além do Sebrae, que expõe a Coleção Hortênsias de Artesanato, as Damas de Caridade do município e os Parceiros Voluntários de Gramado.

Os produtos são confeccionados de maneira artesanal pelos artesãos gramadenses, que integram a Feira do Artesanato Gramadense, uma das principais atrações da Estação Gramado 2010 no Lago Joaquina Rita Bier.

Para o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, a Feira do Artesanato representa o que temos de melhor na produção artesanal gramadense e, além de possibilitar a promoção e a divulgação do segmento artístico local, auxilia no incremento de renda para essas famílias e o escoamento dos produtos culturais, resgatando a identidade cultural da cidade.

"Os artesãos tem recebido tratamento especial do Poder Público Municipal, são centenas de famílias que dependem das vendas de seus produtos para suas subsistências. Eventos como esse auxiliam na divulgação do Artesanato Gramadense e contribuem para o incremento da economia da cultura, além de agregarem valor à programação de inverno promovida na cidade. A evolução da qualidade dos produtos e a disposição dos artesãos em buscarem constantemente sua qualificação repercutem diretamente na comercialização da sua arte, beneficiando essas famílias e possibilitando o resgate da identidade do nosso artesanato". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário