Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HISTORIADORA GRAMADENSE SELECIONADA NO 1º CONCURSO FREI ROVÍLIO DA COSTA DE LITERATURA

Marília Daros foi amiga pessoal do Frei Rovílio da Costa e foi selecionada para o concurso literário que presta homenagem ao religioso


A historiadora gramadense Marília Daros, árdua defensora do patrimônio histórico material e imaterial de Gramado, foi selecionada para o concurso "Frei Rovílio Costa" - Histórias das Famílias Italianas no Rio Grande do Sul.


Marília foi amiga pessoal do Frei e o texto inscrito pela historiadora refere-se ao seu avô, Antônio Accorsi, considerado o "Pai do Artesanato Gramadense". O texto integra o livro que será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2010, e conta a saga deste pioneiro vimeiro que chegou a Gramado em 1925, com um baú repleto de sonhos de trabalho, progresso e felicidade para a sua família.


A Professora Marília é autora de ínumeros livros, crônicas e textos que mantêm viva as origens do Povo Gramadense


A homenagem aos selecionados no concurso e a premiação acontecerá no dia 13 deste mês na PUC em Porto Alegre.

Conforme Marília "estou feliz em fazer parte de mais uma edição literária em minha vida, que já ultrapassam os 40 livros em que participo. É a forma que escolhi para colocar a história de Gramado no contexto do estado e do país. Agora, do Mundo."


A historiadora é responsável pelo Arquivo Histórico Particular Hugo Daros, que possui um grande acervo histórico sobre Gramado



A historiadora é uma grande batalhadora da Cultura Gramadense e realiza um brilhante trabalho de resgate histórico das nossas origens, briga e defende as causas que viabilizam o progresso sustentável da nossa comunidade e é personalidade imprescindível para alcançarmos a nossa tão sonhada Revolução Cultural Gramadense.



Além de historiadora e escritora, Marília Daros é uma talentosa artista plástica que costuma utilizar temas históricos em suas obras



A Subsecretaria de Cultura de Gramado tem grande orgulho em poder contar com membros ativos da comunidade gramadense que pensam na transformação social através das artes, na projeção do futuro calçada em nosso brilhante passado, na manutenção de nossas tradições para o conhecimento e aproveitamento das futuras gerações de gramadenses.



Marília é grande ativista junto aos grupos culturais étnicos da cidade e participa com entusiasmo do Grupo de Estudos Açorianos de Gramado, destinado ao resgate e preservação da história dos imigrantes portugueses




E a professora Marília é uma dessas pessoas que luta pela Cultura indiferente à política, à projeção social, ao benefício pessoal.

Parabéns!!!!


>>>Fotos: Arquivo Pessoal de Marília Daros e Divulgação <<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário