Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE

Elisabeth Rosenfeldt veio da Alemanha em 1927, da cidade Flensburg, quando ainda era criança, com seus pais que se radicaram inicialmente no Rio de Janeiro.

Com pendores artísticos, desenvolveu conhecimentos artesanais, estudando durante dois anos numa escola têxtil em São Paulo, executando trabalhos em escultura de madeira.

Em 1964, Elisabeth Rosenfeldt, já moradora de Gramado, teve a idéia de abrir um artesanato. A tarefa iniciou com cursos noturnos para tecelãs, pintura em cerâmica e móveis.
Em 1965 foi aberto o ponto comercial denominado Artesanato Gramadense. Quinze anos depois o município passou a ser chamado de "cidade do artesanato".

Nos teares artesanais, saiam tapetes grossos, rudes e coloridos, feitos de juta e lã natural. Cerâmica, escultura, pintura e tapeçarias em grande quantidade foram surgindo, marcando uma nova era para o artesanato de Gramado, que culminou na realização da "1ª Fearte", considerada a maior promoção do gênero.

E nos dias atuais temos a Feira do Artesanato Gramadense, onde os artesão locais expoem e comercializam os mais variados produtos, como cerâmica, arte em madeira, tecido, fuxico, patchwork, junco, rattan, vime, ferro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário