Com
atividades direcionadas aos alunos e educadores dos 4º anos da rede
municipal de ensino, a III Semana da Educação Patrimonial de
Gramado visa trazer a compreensão do que é o patrimônio cultural,
sua importância e suas características. Os alunos participam de
palestras, atividades pedagógicas, visitas técnicas aos bens
culturais da cidade e dinâmicas de grupo, desafiando-os a repensar
sobre o patrimônio estudado de forma lúdica, buscando exercitar a
percepção tátil, potencial criativo e a importância dos nossos
principais bens culturais, que são grandes atrativos no fomento ao
turismo e a cultura da nossa região. As atividades iniciaram no dia
13 de agosto e seguem até o dia 24.
Os
especialistas em Museografia e Patrimônio Cultural Fernanda Valente
de Souza e Rodrigo Lobato Schlee são os responsáveis pelas
atividades que tem como objetivo principal fornecer os subsídios
para o reconhecimento e preservação do patrimônio histórico
material, imaterial, natural, documental, arquitetônico e artístico.
“Buscamos despertar um maior interesse pela história e cultura da
região e a importância de sua preservação. A Semana de Educação
Patrimonial é um verdadeiro processo ativo de conhecimento,
apropriação e valorização da herança cultural. Só preservamos o
que conhecemos e reconhecemos como nosso”, enfatiza Fernanda.
Sendo
16 de agosto o dia Nacional do Patrimônio Histórico, a historiadora
Iraci Casagrande, de 86 anos, foi convidada pela equipe da Secretaria
para contar um pouco de sua vivência sobre a cultura gramadense.
Iraci foi a primeira Rainha da Festa das Hortênsias, evento que era
tradicional na cidade durante os anos 60.
Durante
os próximos dias, os alunos e professores da rede municipal
visitarão o arquivo público e as exposições de arte no Centro de
Cultura Arno Michaelsen, e também participarão da chamada “Gincana
do Patrimônio”, onde farão o reconhecimento dos bens culturais e
principais pontos turísticos de Gramado.
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