Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Dia da Cultura
A cultura é cheia de símbolos e isto mostra a potencialidade de um município, uma região, um estado, um país. Gramado, no último dia 31 de março comemorou o Dia da Cultura Gramadense, com a participação dos professores do Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen e das associações de artesãos, que ocuparam a praça Silvia Zorzanello levando a cultura para a rua. O evento contou com alunos de escolas municipais de Gramado e comunidade em geral. A ideia está sendo o início de um trabalho da descentralização da cultura, proposta pela Secretaria da Cultura do município. A proposta é valorizar os gramadenses com suas facetas culturais.
Trabalhar a cultura como forma de desenvolvimento, abrange minimizar as desigualdades territoriais.”A expressão “realidades territoriais”, usada pelo geógrafo Milton Santos, evidencia um fato interessante: se a noção de território, em si, não é comum nos discursos sobre políticas culturais, a idéia que ela traz é expressa muito comumente usando os termos realidade local ou simplesmente realidade. Bem menos específicos em relação ao que abarcam, e por isso mesmo problemáticos para o uso analítico, esses termos – realidade, realidade local – vêm dando conta da preocupação em se estabelecer uma relação mais estreita entre as políticas culturais e a vida, o cotidiano, o lugar onde vivem seus públicos”, como diz Mariana Albinati, Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.

A cultura é vista como um bem de todos, deve-se propiciar o acesso a todas as manifestações culturais ao povo, desta forma minimiza-se problemas sociais e trabalha com uma nova visão com os atores sociais. A comunidade gramadense será beneficiada sempre com ações culturais, uma forma de abranger conhecimento e agregar a classe do município.











Nenhum comentário:

Postar um comentário