Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Gramado é referência em políticas públicas para os indígenas

Gramado é referência em políticas púb<3 span="">licas para os indígenas 
Gramado se tornou referência nacional na criação e execução de políticas públicas para os povos indígenas do Rio Grande do Sul. São mais de 32 mil índios vivendo em solo gaúcho, atualmente. Para que outras cidades possam preservar e estimular essa cultura a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Cultura, e a Fundação Nacional do Índio (Funai) reuniram representantes de outras cidades e entidades para conhecerem o trabalho realizado no município.
Em uma reunião dinâmica, foram apresentados todos os projetos e ações que o Poder Executivo gramadense realizou como o Espaço de Arte Indígena, localizado no Lago Negro. A Administração construiu o espaço com o objetivo de preservar os direitos dos índios e garantir o seu desenvolvimento cultural e sustentável. O local tem 115 m², onde 73 m² de área construída com 12 lojas e 46 m² de área aberta. A obra, que custou cerca de R$ 250.000,00, foi custeada com recursos da Secretaria de Cultura.

De acordo com o Coordenador da Funai no Rio Grande do Sul, Roberto Perin, Gramado é referência nacional, sendo divulgada até em eventos em Brasília. “A partir do que foi feito aqui, queremos realizar um trabalho com todos os municípios do Estado”, destacou.
Na oportunidade, as autoridades e representantes de municípios como Iraí, Farroupilha, Porto Alegre e Canela tiraram dúvidas e também aprenderam um pouco mais sobre algumas características da cultura indígena. Os índios presentes na reunião também puderam explanar suas ideias.
Outra ação apresentada foi o I Seminário de Políticas Públicas para Povos Indígenas, realizado em maio. Os temas de vulnerabilidade social e sistema migratório, regularização e inclusão sociocultural dos indígenas nos municípios foram alguns dos temas abordados. A valorização e fortalecimento da cultura e identidade dos índios é uma das metas de Gramado, por isso, ainda foi realizado um curso de customização para que os índios que vivem na cidade possam abranger o seu trabalho.
“Desde 2010 temos uma negociação com os índios para criarmos um ambiente de harmonia entre todos. O Espaço de Arte Indígena foi de grande importância para todos nós. O Seminário, os cursos e todas as reuniões que temos é para criarmos um ambiente onde todos possam conviver de forma amigável”, comentou a Secretária de Cultura Michele Scariot.
Na rede de ensino, o município já realiza atividades com professores e alunos. Para reforçar ainda mais esse comprometimento, em novembro será realizado um trabalho pedagógico com os professores. Após o evento, um kit com artigos indígenas e material explicativo será entregue em todas as escolas do município.
“Vamos continuar usando o nome de todos do poder público gramadense, confirmando o êxito no trabalho realizado com os povos indígenas”, finalizou o coordenador da Funai em Porto Alegre, Jorge Luis Carvalho.
Fonte: Prefeitura Municipal de Gramado

Nenhum comentário:

Postar um comentário