Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GRAMADO CINE VÍDEO 2010 - A CULTURA DA PERIFERIA E O CINEMA INDEPENDENTE REPRESENTADOS EM GRAMADO

Encerrou no sábado a 18ª edição do Gramado Cine Vídeo, que, pela primeira vez, ocorreu desvinculado do seu evento irmão - o Festival de Cinema de Gramado.

As mostras competitivas aconteceram no Centro de Eventos do Serrano Resort, quando foram premiadas as melhores produções de vídeo universitárias e independentes e também as de televisões universitárias.O Festival do Vídeo Brasileiro recebeu mais de 1300 produções inscritas e atualmente é considerado o mais importante e disputado evento videográfico do país.

Além das mostras competitivas de vídeo, o GCV promoveu diversas atividades ligadas ao Audiovisual, como encontros com cineastas, palestras, debates, oficinas, painéis técnicos, mostras paralelas, exibições especiais, lançamentos de filmes e coletivas de imprensa.

O evento tem um forte caráter social e tem por objetivo principal a democratização do acesso à cultura, a utilização do audiovisual como ferramenta de promoção da cidadania e a integração da comunidade gramadense com a produção audiovisual, visto que o município leva a fama de ser "a Cidade do Cinema Brasileiro".

Há alguns anos atrás o GCV lançou as Oficinas Comunitárias, que oportunizaram aos alunos das escolas de Gramado o aprendizado de todas as etapas e técnicas de produção cinematográfica, estimulando a realização audiovisual na cidade e fomentando a cultura entre os estudantes locais.

À partir da realização das Oficinas Comunitárias, as escolas de Gramado começaram a produzir vídeos e filmes mas, porém, necessitavam de um espaço para exibi-las.
Então foi criado o Festival do Vídeo Escolar, mostra competitiva de vídeos voltada à produção audiovisual escolar da Região das Hortênsias, cuja finalidade é a revelação de novos talentos e o incentivo ao fazer cinematográfico entre a juventude gramadense.

Além disso, o Gramado Cine Vídeo promoveu itinerâncias em 10 escolas locais, projetando animações nacionais premiadas em diversos festivais do gênero no país e no mundo.

Outra sessão integrante da programação oficial do evento é o Cine Ambiental, que realizou mostras com filmes com temática ambiental no Gramado Zôo, acompanhada de visita ao parque que preserva diversas espécies da fauna brasileira e que estão ameaçadas de extinção. A projeção ocorreu dentro de um réplica de uma oca indígena e contou com a participação de centenas de alunos da rede municipal de ensino, acompanhados por orientadores do zoológico especializados em educação ambiental. Para completar a visita, foi realizado o plantio simbólico da neutralização do carbono, que é uma compensação do evento pelos danos ambientais gerados por sua realização e por seus participantes. O Gramado Cine Vídeo foi o primeiro evento carbono neutro realizado na Região das Hortênsias e também tem como filosofia a utilização do cinema e do vídeo na difusão da conscientização ecológica.

Para coroar o Cine Ambiental, foi entregue o Troféu Chico Mendes ao ator Vitor Fasano, por seu ativismo ambiental em prol da manutenção da floresta Amazônica e seu trabalho cultural voltado a conscientização.

Já o Cine Social roubou a cena na 18ª edição do Gramado Cine Vídeo, conciliando a cultura de rua, o hip hop e o cinema em um único projeto.

Durante o evento, foram promovidas diversas oficinas de rima, grafitti, dança de rua, capoeira e discotecagem, projeções de filmes que abordam questões sociais, o Festival de Cinema da favela - que exibe curtas-metragens produzidos por ONGs em localidades periféricas brasileiras, o Cultura Social Clube - que reuniu diversos ativistas sociais para debater diversos assuntos voltados à difusão da cultura de rua e a mudança social promovida pela arte em favelas, apresentações artísticas de cultura de rua e exibições de filmes como "Cinco Vezes Favela - Agora por Nós Mesmos" e "Profissão MC", do consagrado difusor cultural Alessandro Buzzo.

Estiveram no Cine Social diversas personalidades da Cultura de Rua como Criolo Doido, Nitro Di, Luís Flávio Trampo, DJ Anderson, Mark B, Alessandro Buzzo, B. Boy Juquinha e a homenageada com o Troféu Betinho, a cineasta Lúcia Murat.

Por todo o seu trabalho voltado à democratização da cultura e da conscientização ambiental e por seu forte apelo comunitário, a Subsecretaria de Cultura de Gramado parabeniza à toda Comissão Organizadora do Gramado Cine Vídeo pelo excelente evento e por seu imprescindível apoio ao fomento do Cinema em nosso município.
















Conforme o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, também integrante da Comissão Organizadora do evento e que por quase 10 anos esteve como coordenador geral do evento, "o Gramado Cine Vídeo é um espaço para quem não tem espaço. Todas essas produções exibidas no evento dificilmente entram no circuito comercial de exibição, ficando restritas à cineclubes e universidades. O Cine Social conseguiu formar uma rede cultural, interligada pelo audiovisual, que formatou uma interface com outras artes, como a dança, a música, a literatura e as artes visuais, valorizando os artistas das periferias brasileiras. O Cine Ambiental, além de ter sido pioneiro na região na questão da neutralização do carbono, demonstra o sucesso da utilização da cultura como forma de difusão da conscientização ambiental. Para completar, devemos reverenciar o incansável trabalho do Gramado Cine Vídeo em prol do estímulo à produção de cinema em Gramado, para que possamos realmente nos orgulharmos em sermos moradores da cidade do cinema brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário