Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMANA FARROUPILHA DE GRAMADO SUPEROU ESPECTATIVAS E AGRADOU TURISTAS E COMUNIDADE GRAMADENSE


No culto às tradições gaúchas, o CTG Manotaço promoveu, em conjunto com a Prefeitura de Gramado, através da Subsecretaria de Cultura, mais uma edição da Semana Farroupilha de Gramado.
Com diversas competições campeiras, o evento concentrou suas atividade na sede do Mato Queimado.

Conforme o patrão do Manotaço, Ismail Lira, o evento teve diversas atrações relacionadas à cultura gaúcha, como provas de laço, chimarreadas, invernadas artísticas, entre outras atrações.

Neste ano também aconteceu a segunda edição do Campeonato Municipal de Laço, nas modalidades Vaqueano, Patrão, Capataz, Irmão, Pai e Filho, Piá, Guri, Prenda e Equipe 5 Homens.
As competições iniciaram na manhã de sábado e seguiram até o final da tarde de domingo, 12 de setembro.
Aos vencedores de primeiro e segundo lugar foram entregues troféus e menções honrosas.


Além das provas campeiras, a Semana Farroupilha de Gramado realizou adiversas apresentações de música, dança e folclore, mostra da gastronomia típica gaúcha e bailes com conjuntos musicais.

Além disso, a comissão organizadora do evento proporcionou passeios à cavalo às crianças das escolas municipais, que poderam vivenciar as lidas campeiras e o ambiente campeiro recriado na Sede Campeira do CTG Manotaço.


Conforme o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, "a tradição gaúcha atingiu o seu ápice durante a realização da Semana Farroupilha, evento que valoriza e difunde as manifestações típicas, a indumentária, a música, a dança, a trova, a poesia, a gastronomia, o folclore e os costumes do povo rio-grandense. A participação das crianças das escolas de Gramado na programação cultural do evento foi de suma importância para a promoção das nossas origens e tradições, bem como a apresentação de artistas gramadenses ligados ao tradicionalismo. A cada ano que passa, a Semana Farroupilha contempla maior presença de público, sempre sedento por uma maior imersão na Cultura Gaúcha".




A Subsecretaria de Cultura de parabeniza toda a equipe do CTG Manotaço e demais voluntários pela organização do maior evento de cultura gaúcha realizado em Gramado, em especial o vice-patrão da entidade, Radamés Chaulet, pelo empenho, esforço e dedicação integral às causas tradicionalistas em nosso município.

2 comentários:

  1. O DTG Pequenos Estancieiros da EMEI Professor Sylvio Hoffmann (Canela) agradece imensamente ao convite para a apresentação na Sede Campestre e a divulgação que voces da Cultura fizeram (o que nos propiciou alguns convites em outras escolas de Gramado) e assim fizemos uma bela integração. Mais uma vez agradecemos o convite e os parabenizamos pelo belo trabalho realizado.
    Vejam algumas fotos em nosso blog: http://dtgpequenosestancieiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Cultura de Gramado agradece à você e à todos os integrantes do DTG Pequenos Estancieiros de Canela pela brilhante participação na Semana Farroupilha de Gramado.
    Aproveitamos para reiterar nossa homenagem ao CTG Manotaço de Gramado, realizador do evento em perceria com a Prefeitura de Gramado.

    Integração começa com a cultura. Parabéns aos colaboradores da Escola Sylvio Hoffmann pelo belíssimo tranalho em prol do tradicionalismo gaúcho.

    Contem conosco para parcerias e intercâmbios.

    Saudações culturais,

    Equipe da Subsecretaria de Cultura de Gramado

    ResponderExcluir