Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ROCK CONTRA O CRACK INICIA MOBILIZAÇÃO PARA A 2ª EDIÇÃO

























O Rock contra o Crack é um projeto pioneiro desenvolvido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado, cujos objetivos principais são a valorização dos músicos gramadenses, a conscientização da comunidade sobre os malefícios do uso do crack e a utilização da arte como ferramenta de transformação social.

O evento iniciou no ano passado, com itinerâncias em todas as escolas de Gramado, quando ocorriam apresentações de bandas locais, palestras sobre drogas e esquete teatral apresentada por ex-dependentes químicos, visando a disseminação de informações relacionadas ao crck junto à classe estudantil gramadense.

O Rock contra o Crack envolveu 13 bandas locais nesse movimento sóciocultural, contou com o apoio de todos os poderes constituídos, clubes de serviços, polícias, clínicas de reabilitação e toda a comunidade regional na luta contra o crack.

O movimento resultou na gravação de uma coletânea com as bandas participantes do movimento, um DVD com imagens dos shows e itinerâncias, uma grife com produtos personalizados cuja renda foi revertida integralmente às clinicas de reabilitação locais, um zine informativo distribuido gratuitamente à comunidade, pocket shows acústicos com a maior banda de rock do Sul do Brasil, a Tequila Baby, e culminou em uma grande apresentação realizada no dia 31 de outubro de 2009, quando ocorreram as apresentações das 13 bandas locais envolvidas e grande show com a banda principal, além de intervenções de graffiti e capoeira, sorteio de brindes e premiação da banda que mais arrecadou alimentos, que recebeu uma guitarra genrilmente cedida pela Starsom.

No total, foram arrecadados duas toneladas de alimentos não-perecíveis, que foram doadas ás instituições que atendem os dependentes químicos da Região: CRERH, Vale a Pena Viver e Desafio Jovem.

Além da parte social, o evento serviu para fortalecer o movimento rock gramadense, desmistificar a imagem negativa do roqueiro perante a sociedade e proporcionar visibilidade aos novos talentos locais, oxigenando a produção musical e divulgando os novos trabalhos do segmento na cidade.

O Rock contra o Crack também desenvolveu ferramentas de divulgação do projeto como o blog insitutcional, comunidade e perfil na rede de relacionamentos Orkut.

Para 2010, a Subsecretaria de Cultura já deu início aos preparativos para essa segunda edição, reunindo na sede da pasta, localizad no Centro de Cultura II, cerca de 100 músicos que integram mais de vinte bandas que se mostraram interessadas em participar do evento nesse ano. Devido à grande repercussão do projeto, bandas de garagem e músicos independentes da região se mostraram interessados em cotribuir com o movimento, que tende à crescer ano a ano, visto que a epidemia do Crack não pára de se alastrar.

Conforme o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, “O Rock Contra o Crack tem em sua filosofia o apoio à novas bandas e o fomento ao rock na região, mas também é um evento social muito importante, pois prova que a cultura tem mais força do que as drogas. A primeira edição do evento foi um sucesso e agora temos a responsabilidade dobrada, para fazermos algo ainda melhor em 2010”.

Para maiores informações sobre o movimento Rock contra o Crack e as reuniões quinzenais, acesse o blog www.rockcontraocrack.blogspot.com .

Um comentário: