Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 26 de julho de 2016

Sucesso na 20ª Feira do Livro de Gramado 2016

Com uma programação intensa e totalmente gratuita para comunidade e visitantes, nestes 10 dias de evento ocorreram mais de 25 oficinas – literárias, sociais, educativas, ambientais e de culinária. Também foram oferecidas apresentações teatrais, intervenções artísticas, contação de histórias, dança, workshops, performances, palestras, recitais, concertos musicais e sessões de autógrafos e bate-papo, contando com a participação de 35 escritores.
Muitas novidades foram programadas para essa edição, como a Casa do Chimarrão, localizada no coreto da Praça Major Nicoletti, onde turistas e a comunidade gramadense foram recepcionados pelos profissionais Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, que passaram para o público um pouco da história, da tradição e cultura gaúcha.
Outra atração da feira foi a Linha do Tempo, uma retrospectiva dos 19 anos de Feira do Livro, que envolveu escolas municipais, estaduais e particulares, permanecendo exposta durante os dez dias de evento na Rua Coberta. Agora, a atração estará à mostra na Câmara de Vereadores de Gramado, seguindo pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.
“O objetivo é disponibilizarmos esses trabalhos ao maior número de pessoas possível, queremos mostrar um pouquinho do que foram esses 19 anos de Feira e o quão importante foi a participação dessas escolas e seus alunos na confecção dessa Linha do Tempo”, diz Emília Wagner, coordenadora do evento.
Ao todo, ouve a participação de mais de 4 mil alunos, que participaram efetivamente de oficinas, espetáculos, palestras e demais atividades. Uma proposta da organização do evento foi atingida, atendendo diversas faixas etárias e proporcionando atividades de qualidade a todos esses alunos, bem como visitantes e comunidade em geral, sendo que todas as ações foram gratuitas, oferecidas pela Secretaria da Cultura de Gramado.
Escolas que participaram – Senador Salgado Filho, Presidente Vargas, Santos Dumont, Nossa Senhora de Fátima, Maximiliano Hahn, João Benetti Sobrinho, Gentil Bonato, Cenecista, Mosés Bezzi, Ninho, Henrique Bertolucci, Caic, Caramuru, Neusa Mari Pacheco, Davi Canabarro, ONG Brilho do Sol, Projeto Sapeca, Ramos Pacheco, Pedro Zucolotto, Nossa Senhora da Pompéia, Padre Anchieta, Vicente Casagrande, Padre School, Alberto Pasqualine, Carlos Barbosa, Canguru, Espaço Crescer e Algodão Doce. O patrono Luiz Coronel visitou sete escolas, assim como o Centro de Cultura da Várzea Grande. Ele conversou, declamou e orientou os alunos e professores das escolas com toda sua gentileza e conhecimento, os afortunados foram alunos das escolas Mosés Bezzi, Vicente Casagrande, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Caic, Santos Dumont e CNEC.
A Feira deste ano foi temática e contou com a participação de 16 Livrarias, onde foram comercializados em torno de 8 mil livros. O livro mais vendido foi “Como eu era antes de você”, de Jojo Moyes.
Disponibilizar o acesso à arte e a cultura, promover essas atividades literárias, educacionais, sociais, ambientais, incentivar os leitores à busca do conhecimento e à prática da leitura, proporcionou alegria e satisfação aos seus organizadores. Mais uma edição de sucesso, que foi elaborada com muito carinho e dedicação, agradecemos aos nossos patrocinadores, parceiros e a todos os participantes dessa 20 edição, sem esquecer do meu amado patrono, Luiz Coronel”, comenta a Secretaria de Cultura de Gramado, Michele Scariot.
Fonte: Site Prefeitura Municipal de Gramado
                                   Patrono Luiz Coronel na abertura oficial da 20ª Edição

    Coordenadora da Feira do Livro Emília Wagner com os alunos finalistas do concurso de criação do  layout gráfico da Feira.
                                                    Inauguração da "Linha do Tempo"



























                                           Bate-papo com Escritores de Gramado e Canela


                                                                        Recital Show
























                                                     Encerramento da 20ª Edição


                                                                       Livreiros 2016

                                                          Visita às Escolas
                       




                                        Linha do Tempo- Retrospectiva das 19 Edições