Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 12 de maio de 2014


Curso de flauta doce no Centro de Cultura de Gramado!

FLAUTA DOCE

O curso de Flauta Doce é destinado para crianças, jovens e adultos de qualquer idade, com ou sem conhecimento musical, que tenham vontade de conhecer esta sonoridade.

O aprendizado da Flauta oferece diversos aspectos positivos, que vão além do contexto musical. Podem ser citados a melhoria da capacidade respiratória e da postura, o estímulo e desenvoltura do conhecimento físico, e a sensibilização humana e artística.

O contato com a Flauta Doce pode ser usado para iniciar o processo de musicalização, para o encontro com a musicalidade pessoal e também para o aprendizado efetivo do instrumento.

Nas aulas são abordados conteúdos relacionados à técnica do instrumento, à teoria musical e à história da música. Estes elementos devem caminhar juntos, e sua união proporciona um entendimento mais completo do universo musical.

O processo de ensino e aprendizado é conduzido oferecendo espaços e momentos adequados para atividades voltadas à execução de repertório, apreciação de audições, percepção sonora e compreensão musical. E por ser um instrumento de sopro de estrutura e funcionamento simples, o aluno pode desde suas primeiras lições alcançar resultados sonoros muito interessantes.
Informações e inscrições:
Contatos: (54) 9611-9531 e somdoce@gmail.com
 
Um pouco sobre a professora:
É Bacharel em Comunicação Social e Especialista em Ensino da Música Popular Brasileira.
Tem formação em Flauta Doce pelo Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, onde fez também outros cursos como violão e técnica vocal. Além de participar de Oficinas de Música em instrumento, canto, educação musical e musicalização infantil.

Fez diversas atividades de aperfeiçoamento em áreas da história da arte, teatro e dança. Além de cursos e práticas em educação musical, valores humanos e ecologia. Foi integrante dos grupos Corolírio para Vozes e Ressonâncias para Flautas Doces.

Possui experiência profissional em educação musical e produção cultural. Entre os principais trabalhos estão a formação de uma associação multidisciplinar que atuou em projetos e gerenciamento de grupos musicais e oficinas culturais, a produção de eventos como Festival de Cinema, Catarina Documentário, Festival de Música de Câmara, Festival de Dança e Festival de Teatro de Curitiba, e a coordenação da Fonoteca do Conservatório de Música, setor de acervo sonoro da instituição, orientando as atividades de catalogação, planejamento, pesquisa musical e preservação do patrimônio sonoro.

Atua no ensino de flauta doce e educação musical para crianças e adultos, com enfoque na música brasileira, além de ser agente da cultura em sua pluralidade, trabalhando em produções artísticas, sociais e ecológicas da região onde vive. Desenvolve suas ações com o olhar da formação cultural e valores humanos, resultado das atividades de aprimoramento e vivências com essa essência.