Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 25 de junho de 2013

2ª Conferência Municipal de Cultura de GRAMADO
PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de Junho de 2013 ( Sábado )

MANHÃ
...
8h às 12h - CREDENCIAMENTO de Delegados, Observadores, Convidados e Autoridades / INSCRIÇÃO de Eleitores e COFFE-BREAK

9h30min ás 10h30min - SOLENIDADE de ABERTURA – Participação das Autoridades representativas dos segmentos envolvidos na 2ª Conferência Municipal de Cultura – Prefeito Municipal e Secretário Municipal de Cultura. Execução do Hino Nacional e do Rio Grandense pela Orquestra Sinfônica de Gramado.

10h30min às 11h30min – PALESTRANTE – Sr. José Carlos Martins (Presidente do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura – CODIC/FAMURS ) - Gestão Pública e a Cultura / Fortalecimento da Cultura e a PALESTRANTE – Sra. Carla Chilanti Pinheiro (Consultora para o Sistema Nacional de Cultura – UNESCO) - Sistema Nacional de Cultura / Sistema Municipal de Cultura e Conselhos de Políticas Culturais.

12h às 13h30min – INTERVALO

TARDE

13h30min às 14h15min - PLENÁRIA GERAL – Leitura e aprovação do Regimento Interno da 2ª Conferência Municipal de Cultura e das Regras para Eleição de Delegados e dos Membros da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política Cultural.

14h15min às 15h15min – GRUPOS DE TRABALHO – Aprovação das propostas levantadas que constarão no DOCUMENTO BASE pertinente ao:

EIXO TEMÁTICO I – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

EIXO TEMÁTICO II – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

EIXO TEMÁTICO III – CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS

EIXO TEMÁTICO IV – CULTURA E DESENVOLVIMENTO

*Durante os Grupos de Trabalho, apresentação de dança “Sou brasileiro e não deixo o Samba morrer”, com a Academia do SUS de Gramado – Grupo da Maturidade (hipertensos, melhor idade e obesos) sob responsabilidade da Professora Mônica Scariot, Sarau Cultural e apresentação com o humorista Paulo Risada.

15h15min às 15h30min - INTERVALO

15h30min às 16h30min – Retorno dos Grupos de Trabalho

16h30min às 17h30min – Aprovação das Diretrizes, apresentação e votação de MOÇÕES

17h30min – ENCERRAMENTO da 1ª Etapa .

Dia 30 de Junho de 2013 ( Domingo )

MANHÃ

9h30min às 10h – Apresentação com o Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana da Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis.

10h às 10h30min – Apresentação das Diretrizes do Plano Municipal de CULTURA e do Sistema Municipal de Cultura

10h30min às 12h – Eleição dos CANDIDATOS à DELEGADOS MUNICIPAIS de CULTURA ( Titulares e Suplentes ) representantes da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal

12h – INTERVALO

TARDE

14h às 14h30min – Apresentação com a Orquestra de Violões de Gramado

14h30min às 16h – Eleição dos CANDIDATOS à CONSELHEIROS ( Titulares e Suplentes ) representantes da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais – Biênio 2013/2015

16h às 16h30min – Apresentação com o Grupo Bocallis e Solenidade de Encerramento.

*Programação sujeita à alteração.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Convite aos artesãos e artistas plásticos!

ARTESÃOS E ARTISTAS PLÁSTICOS GRAMADENSES.

As Secretarias de Cultura e Meio ambiente, convida-os, para que nesta quinta-feira, às 18 horas, no auditório da Prefeitura, tenham um encontro com a artesã e artista Plástica Thiana Santos. Esta conceituada artista Pernambucana, que vem especificamente para este encontro, a convite da Prefeitura de Gramado, desenvolve um trabalho arrojado, com design ...moderno na área de produtos artesanais. A pujante Artista elaborou trabalhos com produtos a partir do descarte de materiais, produzindo acessórios de moda, luminárias, peças decorativas para Eventos, cenários e instalações. São peças artesanais com sofisticação extrema, isto é: de um bom gosto tão excelente que levam àqueles que não acreditam na “reciclagem ou reúso” com beleza e classe, à refletirem sobre seus conceitos. APROVEITE ESTE MOMENTO CULTURAL E AMBIENTAL E SE RECICLE PROFISSIONALMENTE TAMBÉM.

quarta-feira, 12 de junho de 2013


III Maratona de Monólogos de Canela e Gramado



A III Maratona de Monólogos de Canela e Gramado está recebendo as últimas inscrições para o evento que acontecerá de 08 a 13 de julho de 2013 em Canela no Teatro Casa de Pedra e em Gramado no Teatro Elisabeth Rosenfeld. A maratona é uma promoção da CIa Lisi Berti, com realização da Secretaria de Cultura de Gramado e Fundação Cultural de Canela numa grande parceria, contanto ainda com o patrocínio de Oficina da Música,Apoio Cultural de Chocolates Caracol, Darte Espaço Multicultural.

Já estão confirmados para o evento além dos monólogos concorrentes de estudantes de teatro e atores amadores, dois espetáculos profissionais de Porto Alegre, que além de realizar apresentações, serão jurados e ministrantes de oficinas. São eles:


1) "Confesso que Capitu" baseado no romance de Dom Casmurro com a atriz Elisa Lucas e direção de Roberto Birindelli. Século XXI. Diante de um computador uma mulher procura desvendar o desejo. Na teia virtual, entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra-se, com um século de diferença, os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática  personagem de Machado de Assis. Sim! Capitolina! O símbolo da mulher desejada, fascina a narradora que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu. A atriz também ministrará uma oficina sobre contação de histórias.



2) O Homem mais Sério do Mundo" com Daniel Gustavo e direção de Melissa Dorneles. Numa manhã como outra qualquer, O Homem Mais Sério do Mundo acorda e se dá conta de aquele será um dia muito especial. Finalmente, poderá defender sua tese única sobre a evolução do homo sapiens sapiens sapiens elaborada na Harvard Aquédemi ofi the Niu Yorqui Iuniversiti. Enquanto o Homem Mais Sério escuta a propaganda na rádio, interage com o que o mundo publicitário costuma oferecer aos homens contemporâneos: uma casa confortavelmente mobiliada com móveis exóticos e a oportunidade de ingressar na Universidade com a ajuda de um curso preparatório exclusivo. Ansioso para chegar rápido ao seu destino, depois de fazer a barba (e não apenas), pede carona a um passarinho amigo que surge de seu bolso porque, em suas próprias palavras, “um homem sério nunca se atrasa”. Por fim, chega a grande oportunidade de apresentar ao público suas ideias sobre a evolução humana. Espetáculo de Clown. Daniel também será jurado da maratona e ministrará oficina durante o evento.
 

Mais informações no blog do evento: www.maratonamonologos.blogspot.com

Em breve programação oficial e mais detalhes sobre as oficinas.

2ª Conferência Municipal de Cultura de Gramado! Participe!