Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

terça-feira, 31 de julho de 2012

Participem!


Várzea poderá ter trem original no Espaço Estação Férrea

Secretaria de Cultura definiu projeto que pretende transformar local em ponto turístico

Gramado – O sonho de tornar o Espaço Cultural Estação Férrea, do bairro Várzea Grande, em Museu do Trem, está mais perto de se tornar realidade. A Secretaria de Cultura do município segue com o projeto que visa transformar o lugar em um ponto turístico, focado na história de Gramado.
De acordo com o diretor Cultural de Ações Comunitárias da secretaria, Paulo Pontes, o intuito é instalar no local um trem original do início do século passado. Em função de o custo de uma locomotiva deste período ser alto – algo em torno dos R$300 mil, a ideia inicial da Secretaria de Cultura é optar por uma permuta. O Museu Ferroviário de Tubarão, em Santa Catarina, possui dois trens a vapor alemães, de grande porte, que interessam o Espaço Estação Férrea da Várzea Grande. Essas locomotivas, no entanto, não podem ser vendidas nem doadas. A alternativa apontada pelo diretor administrativo do museu, Dorival Oliveira, seria uma troca:eles fornecem um desses trens se o município de Gramado conseguir como contrapartida uma locomotiva diesel elétrica.
Uma segunda alternativa é a instalação de vagões individuais no Espaço Estação Férrea Paulo Pontes explica que a Rede Ferroviária do Rio Grande do sul possui três vagões disponíveis e, apesar de estarem em mau estado de conservação, há a possibilidade de restaurá-los. Estes podem ser adquiridos sem custo, apenas através de um convênio. “Vamos agendar uma reunião com o prefeito Nestor Tissot para a próxima semana, a fim de verificar a viabilidade de restauração destes vagões em Gramado”, destaca Pontes.
Caso o projeto se concretize, cada vagão será destinado a uma etnia colonizadora da região: italiana, alemã e açoriana. Há ainda a ideia de implantar no local um restaurante e um espaço para fotos de época.

A técnica e a história

O Espaço Cultural Estação Férrea recebeu, na última sexta-feira (20), a visita da museóloga Luciana Silveira Cardoso, de Ijuí. Ela conheceu o local após meses de conversas com integrantes da Secretaria de Cultura, pois, assim que o Espaço se tornar o Museu do Trem, será necessário o acompanhamento de um profissional do setor. Caso Luciana não possa ocupar o cargo, ela indicará outra pessoa para fazê-lo.
De acordo com ela, o trabalho de um especialista de museus precisa andar lado a lado com a cultura típica da comunidade em questão “O museólogo apenas orienta os melhores passos a serem seguidos, mas ele não existe sem a presença da comunidade”, afirma.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Feito em Gramado e Convivência prometem movimentar a cidade


Por Carla Wendt   
26/07/2012
img_7378.jpgNa noite desta quarta-feira (25) deu-se início à III edição da Feira Feito em Gramado, que visa valorizar e difundir produtos confeccionados em Gramado. O evento, organizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, segue até o dia 31 de julho, das 10h as 19h, no Serra Park. Na solenidade de abertura ainda foi prestada homenagem ao escultor Orival da Silva Marques, o Xixo, renomado artesão gramadense.



Na Feira Feito em Gramado o visitante encontrará de tudo um pouco, desde os deliciosos biscoitos caseiros à peças exclusivas em ferro. Além disso, encontrará roupas (couros e malhas), cerâmicas, artesanato, chocolates, móveis, ferramentas, entre outros. O evento está disponibilizando transporte gratuito para visitantes que queiram apreciar a Feira. O transporte sai da Rua Coberta diariamente.
img_7423.jpgNeste ano participam: Artesanato da Maria, Factory T Shirt, Biscoitos lua-de-mel, Artesanato d' Gramado Feito por Nós, Rústica Arte e Cerâmikka Sybille, Gramado em Flor, Estofados Werpp, Kena Bertoti, Elizabete Capucho - Artesanato, Snullipolita Artes, Sônia Costa - Artista Plástica e Artesanato, Associação Damas de Caridade, Amor Y Arte, Juriti Associação de Crédito de Microempreendedor, Belo Retrato, Chocolate Caseiro Meu Cestinho, Tutti Hoff - Lençóis de Gramado, Arte do Xodó, Lara da Rocha - Artesanato, Cor e Tom Atelier, Olga Simões, Hederson Wammes - Echarpes, Bino Ferreira Artes em Ferro, Alexandra - Madeiras e Tecidos, Manara - Chocolates e Biscoitos Artesanais, Florybal Chocolates Ltda, Monarti Móveis, Requinte em Móveis, Fiezza Catucci (Móveis Linha Bonita), Natural de Gramado, MN Couros, Ferramentas Serra Grande, Recicláudia, Vimaj, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e Estilo & Art.
Neste ano, a Feira Feito em Gramado está acontecendo paralelamente ao evento Convivência: Conferência Internacional sobre Idoso - Feira de produtos, serviços, tecnologia e bem-estar, a ser desenvolvida pela Tribeca - Congressos, Feiras, Viagens e Incentivo, entre os dias 29 e 31 de julho.
Dentro da programação do Convivência, acontecerá show do Fábio Júnior, no domingo (29); na segunda-feira (30), será a vez de Carlinhos de Jesus, que fará uma palestra motivacional focada na importância do exercício físico em qualquer idade, especialmente para o público idoso; e na terça-feira (31), além do show do padre Antônio Maria, ocorrerá a uma celebração ecumênica da bênção da longevidade e da saúde. Mais informações podem ser adquiridas no site www.brasilidoso.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seminário de prevenção às drogas Gramado


A polícia civil, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Gramado, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o Seminário “Prevenção às Drogas: Responsabilidade de Todos”.
Data: 23 de agosto de 2012
Horário: 13h30 às 18h
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld/Câmara de Vereadores
Inscrições: gratuitas através do e-mail denarc-dipe@pc.rs.gov.br
Programação
13h – Credenciamento
13h30 – Sessão Solene de Abertura
14h – Lançamento da Campanha “Disk a Favor da Vida” e apresentação da Peça Teatral do Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias – CRERH
14h30 - “A Importância da Prevenção Primária ao Uso Indevido de Drogas” - delegada de Polícia regional Elisangela Melo Reghelin
15h45 – Intervalo
16h - “Prevenção às Drogas: Responsabilidade de todos” - Delegada de Polícia Sônia Maria Dall'Igna (diretora da DIPE/DENARC)
17h15 – Apresentação dos cães farejadores do DENARC
18h – Encerramento
Haverá, durante todo o evento, exposição de fotos das atividades do DENARC.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

No dia 09 de julho de 2012, as soberanas do festival de folclore, juntamente com a diretora de educação para o turismo de Nova Petrópolis, Magui Hillebrand, oficializaram o convite do festival ao secretário de cultura de Gramado, Daniel Bertolucci.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

6º Festival de Inverno de Gramado segue até dia 29


Por Laise Feijo   
17/07/2012
centro.jpgGramado já vive o 6º Festival de Inverno de Gramado, que teve início no sábado (14) e segue até dia 29 de julho. O evento define-se como uma atividade cultural e de lazer, com apresentações de artistas de rua, em sua maioria talentos locais, mostra de espetáculos de âmbito estadual e nacional, aberto ao público e visitantes.
Enriquecendo ainda mais o inverno de Gramado, o Festival agrega uma ação cultural, onde a cada momento, em locais diferentes, estará acontecendo uma ação cultural oportunizando ao visitante e à comunidade uma gama de apresentações de qualidade. São serenatas, apresentações teatrais e musicais, além da Parada de Inverno, que encanta turistas na principal rua de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros.
O Festival de Inverno de Gramado traduz um projeto bem equacionado em seus objetivos e propostas, resgatando para a cidade um verdadeiro Festival de Cultura, arte e entretenimento. O evento é realizado pela Athena Produções e Eventos com apoio da Prefeitura de Gramado. Mais informações através do telefone (54) 3286-6226.

Mostra coletiva de arte!

Abriu quinta-feira, dia 12 de julho, no Centro de Cultura a III Mostra Coletiva dos Artistas Plásticos Gramadenses, telas e esculturas fazem parte da exposição. A mostra permanecerá até dia 28 de julho.
Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 18h45 e nos sábados das 11h às 16h.

... Artistas que estão expondo: Aris Azevedo, Bino Ferreira,Cidamaiá Matos, Clary Sartori, Debora Irion, Edison Meyer, Fernanda Manea,Flora Maria Lopes Cardoso, Gilmar Stahl, Gisela Glufke Reis, Giovaniung-tz Jung, Gleci Rillo, Horst Volk,Izabel Benavides,Irmgard (Kati Weber), José João Menezes, Leili Kütt, Lorys Sanabria, Lourdes Cristina Weber de Abreu, Lúcia Nelz, Miriam Adelaide Birck, Marli Martinelli Ludwig, Marilei Andreis,Mario Palermo, Padmini Isoldi Arend,Paulo de Jesus Bergamaschi, Raphael Jacques, Ricardo Wittmann, Rita Gil, Silvia Lima Pilla, Sônia Braun, Sonia Schlee, Sônia da Rocha Costa e Kira Luá.
Venham visitar!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deficiente visual conta história em Braille para crianças em vulnerabilidade social


Por Ricardo Bertolucci Reginato   
12/07/2012


bairlle.jpgNa ponta dos dedos Marcelo Lechner da Silva enxerga o mundo. Deficiente visual desde muito pequeno, o jovem de 25 anos, que cursa o sétimo semestre de Direito na UCS- Canela, tem vida independente, lê em braille, trabalha, anda por todos os lados munido de sua bengala, e realiza diversas atividades banais de forma independente. Para contar um pouco de sua história de vida, repleta de superação, na tarde da última segunda-feira (09) o deficiente visual , o deficiente visual esteve reunido com alunos da Associação Brilho do Sol, na Biblioteca Municipal Cyro Martins.
A vida de Marcelo Lechner da Silva rende muitas histórias, pois logo após o seu nascimento prematuro, acabou tendo complicações e perdeu a visão, porém, isso não foi impedimento para o jovem, que ainda aos seis anos rumou para Caxias do Sul onde estudou em uma escola especial para deficientes visuais. Lá aprendeu a ler em braille (sistema de leitura com o tato para cegos), a andar com a bengala, e também teve aulas de AVD – Atividades da Vida Diária, que ensinaram a Marcelo como realizar diversas atividades como arrumar as próprias roupas e cozinhar. “Graças a essas aulas, hoje tenho uma vida normal e independente”, conta.
Foi um pouco dessa história que Marcelo transferiu aos alunos da Associação Brilho do Sol, formada por crianças do primeiro ano do ensino fundamental que estão em situação de vulnerabilidade social. Além de contar sua história, Marcelo também leu uma historinha inteira em braile para os alunos que demonstraram todo o interesse da infância em aprender novidades e prestaram muita atenção.
Além de Marcelo, o músico Alan John Lino também participou da atividade, e ao som de seu violino animou a criançada interpretando clássicos da música mundial, como Bach.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Artesanato é atração na Rua Coberta

O artesanato gramadense ganha um lugar de destaque este ano, que ocorrerá de 30 de junho a 29 de julho, na Rua Coberta.
São 24 espaços para o artesão gramadense, que cada dia tem seu trabalho mais valorizado. Além da Estação Gramado, os artesãos possuem exposição permanente na Vila do Artesanato Elizabeth Rosenfeld e na Casa das Artes, no Lago Negro.
De acordo com o responsável pelo setor de artesanato, da Secretária de Cultura de Gramado, Paulo Pontes, espaços como o dado pela Estação Gramado precisam ser vistos com bons olhos. “Se nesse ano já foi bom para os artesãos, no ano seguinte será ainda melhor”, afirma Paulo.

Horário de funcionamento: Segunda-feira à quinta-feira das 10h às 19h. Sexta-feira à domingo das 10h às 21h.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cultura tem lugar de destaque no Legislativo Gramadense


Um espaço a altura da cultura do povo de Gramado. Pensando com essa visão de futuro a Câmara de Vereadores buscou, nos últimos meses, trabalhar para unir ainda mais o Poder Legislativo e a Cultura, pois acredita que o conhecimento, a educação e a cultura são fundamentais para que a cidade continue crescendo. Com essa visão iniciou-se a reforma do Cine Teatro Elisabeth Rosenfeld, a criação de um Caminho da Cidadania e a volta de exposições na Casa Legislativa.
A Câmara investiu aproximadamente R$ 500 mil nessas obras. O Cine Teatro foi totalmente reformado. A ele foi dado um acesso independente a altura da cultura local. Melhorias no palco, cortinas, piso, paredes internas e externas, foro, esquadrias, enfim ele foi totalmente remodelado para ficar apto a receber os espetáculos feitos pela comunidade ou para ela.
Além, da reforma do Cine Teatro também foi buscado um acesso melhor a este, a biblioteca e a Secretaria de Cultura. Para tanto os vereadores transformaram o estacionamento antes somente do Poder, em uma passarela da Cultura. Bancos e um espaço para pequenas apresentações fazem parte deste Caminho, que nos próximos dias ganhará ainda mais cor com a pintura de um Painel Histórico. Esse painel será feito com o apoio das historiadoras Iraci Casagrande Koppe e Marília Daros, e dos artistas Aires Azevedo, Clary Sartori, Débora Irion, Flora Lopes, Gisele Glufke Reis, Gilmar Stahl, Giovani Jung, Isoldi Arend, José João Menezes Martins, Lorys Sanabria, Lourdes Abreu, Maria Lúcia Sandri, Mirian Birck, Paulo de Jesus Bergamaschi, Raphael Jacques, Rita Gil, Sônia Braun e Sônia da Rocha Costa, que irão pintar o passado, o presente e o futuro de Gramado.
Pensando em valorizar ainda mais esse momento, e com o apoio total da Secretaria da Cultura e do Centro Municipal de Cultura, uma exposição tomará conta do saguão da Casa. Nela os artistas locais estarão contando um pouco da história de Elisabeth Rosenfeld, patronesse da cultura e do artesanato de Gramado.
Na noite de inauguração inserções de artistas locais deixarão claro que o novo espaço é de todos. Música, encenações, declamações, entre outras ações abrilhantarão a noite festiva. A solenidade de inauguração do Caminho da Cidadania e da apresentação das novas instalações do Cine Teatro Elisabeth Rosenfeld acontece nesta sexta-feira (06), às 19horas. Na oportunidade também será feita uma homenagem à família de Elisabeth em agradecimento a tudo que ela representa para Gramado.

Postado por: Alcir Cardoso | Publicado em: 05/07/2012 09:07:18

terça-feira, 3 de julho de 2012

18º Carnaval de Inverno de Gramado acontece sábado

A tradicional noite para matar a saudade do verão e da animação do carnaval está chegando. No próximo sábado (7), acontece o 18º Carnaval de Inverno de Gramado, no Clube Minuano, contando com a animação da Expressão Banda Show. O evento, que este ano acontece somente em uma noite, é uma promoção da Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado - ABCG, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Os ingressos antecipados custam R$ 20,00 e são encontrados em Gramado no Clube Minuano, Relojoaria do Marzinho, Águia Lanches, Look Fashion, Boteco da Praça e Skillo Lanches. Em Canela na Star Vídeo, Farmácias Poções e também no Skillo Lanches. Os componentes dos blocos também estão vendendo ingressos. No local, o valor será R$ 25,00.

Artistas plásticos vão pintar na Câmara de Vereadores

As paredes externas do prédio do Legislativo Gramadense vão receber obras de arte permanentes, um grupo de 17 artistas pintarão a história de Gramado retratada em grandes painéis, no largo da cidadânia, que será inaugurado junto com o novo Teatro Elisabet Rosenfeld.

Projeto “Livros Viajantes” recebe doação



Por Laise Feijo   
28/06/2012
doao_livros_viajantes_008.jpgNa última quarta-feira (26), aconteceu na Biblioteca Cyro Martins de Gramado, a doação de 193 livros e gibis para o Projeto “Livros Viajantes”. A contribuição foi efetivada graças a uma ação do Parceiros Voluntários e do Tribos – Nas trilhas da Cidadania da escola Caramuru que participa do projeto “Ação e Leitura” do Parceiros.
As histórias em quadrinhos e os livros arrecadados serão utilizados no Livros Viajantes, que leva uma sacola de livros para 18 Escolas de Educação Infantil e cinco Escolas rurais da cidade. Os exemplares permanecem dois meses em cada instituição de ensino e oportunizam o acesso dos alunos à leitura, que é algo de extrema importância no desenvolvimento do aprendizado das crianças.
Juntamente com a sacola cada educandário envolvido no projeto recebe um folheto explicativo para saber no que consiste a ação. Cada escola recebe livros adequados para os alunos com que trabalham e no período em que ficam com este material realizam atividades em cima disso, como hora do conto e teatros”, destacou a bibliotecária do município, Cláudia Mezalira. Ela frisou ainda que a Biblioteca tem um acompanhamento de tudo o que é feito nas instituições com os livros e gibis e que fotografias e trabalhos das atividades propostas são enviadas para a coordenação do projeto. Uma exposição com este material está prevista para acontecer durante a Feira do Livro 2012 dentro da Biblioteca Pública.
doao_livros_viajantes_010.jpgO projeto Livros Viajantes está sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e já beneficiou vários alunos da rede de ensino infantil e de escolas rurais. O objetivo principal da iniciativa é promover um estímulo maior à leitura para estas crianças. Cada sacola do projeto conta com 50 livros e gibis. Quem tiver interesse em doar exemplares para o projeto deve levá-los até a Biblioteca Pública Cyro Martins, na Rua São Pedro, 369, fundos.

Gralha-Azul é o principal animal disseminador da Araucária – o pinheiro símbolo da Região da Serra e Campos de Cima do Rio Grande do Sul


Abertura Evento & Arte