Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 18 de março de 2011

COZINHA DA NONNA E ABRINDO O BAÚ: PROJETOS CULTURAIS NA FESTA DA COLÔNIA ENCANTAM PARTICIPANTES


A Antiga Casa Colonial

A antiga casa colonial, com arquitetura típica da colonização italiana na região serrana do estado do Rio Grande do Sul, possui mais de 100 anos (ano aproximado do início da construção: 1910) e constitui-se como um exemplar raro de construção, de grande valor histórico e de imensurável importância cultural, caracterizando-se como um bem material que mantém viva a identidade da comunidade gramadense. 
 

A casa é composta por madeiras inteiriças de pinheiro nativo da Serra Gaúcha (Araucária Angustifolia), telhas de barro de forma antiga e juntas de madeira de pinheiro.

O imóvel teve como primeiro dono o Sr. Sereno Brombatti, sendo adquirida posteriormente por Augusto Reck, que a reconstruiu para fins comerciais. Tempos depois a casa foi adquirida por Marino e Aurélio Calgaro, que mantiveram o antigo armazém colonial. Após alguns anos a casa foi adquirida pelo Sr. Alcino Scariot, que a utilizava como residência.



A Casa Colonial estava originalmente instalada na localidade de Arroio Forquilha, zona rural de Gramado, próximo à Ponte do Raposo, divisa com o município de Caxias do Sul.

Atualmente a antiga Casa Colonial está instalada junto ao Centro de Eventos da ExpoGramado, integrando o complexo da Festa da Colônia.

Devido à depreciação dos materiais que a formavam originalmente, não foi possível a reconstrução da mesma, sendo então realizada uma releitura da arquitetura empregada na sua construção nos idos da década de 1910, mantendo algumas de suas características históricas.


Projeto Abrindo o Baú
Resgate das Raízes de Gramado

Na antiga Casa Colonial, a Subsecretaria Municipal de Cultura de Gramado, em parceria com a Festa da Colônia e a empresa Famastil Ferramentas, desenvolve o Projeto Abrindo o Baú, que tem por objetivo principal o resgate das raízes de Gramado.

Através de entrevistas ao vivo com antigos moradores das localidades do interior do município de Gramado, as crianças aprendem sobre a arquitetura colonial, os costumes, a religiosidade, a gastronomia, o folclore, a agricultura e a pecuária, a educação, as tradições, o modo de vida e outros aspectos do passado.

Os antigos moradores das nossas colônias relatam como eram seus cotidianos, as dificuldades financeiras da época, as lembranças e reminiscencias de um tempo que não volta mais.
A nostalgia e as belas recordações reavivadas pelos entrevistados costumam emocionar os alunos, que traçam paralelos entre o passado, o presente e o futuro da nossa Gramado.


O relato de histórias tristes, alegres, cômicas e trágicas; os costumes que se perderam no tempo; a chegada do progresso; as tradições; as diferenças entre o hoje e o ontem. Abrindo o baú da nossa memória, o projeto oferece, através de depoimentos legítimos e que não foram registrados pela História Oficial, um panorama emocionante e cheio de detalhes e peculiaridades sobre a evolução de Gramado e os elementos formadores da identidade cultural do nosso povo, alguns ainda remanescentes nas novas gerações que integram atualmente a nossa comunidade.


Os relacionamentos afetivos, a história e as estórias, as antigas lendas, as boas e más lembranças,o legado deixado pelos imigrantes alemães, italianos e portugueses que povoaram a nossa região; tudo isso vem à tona no Abrindo o Baú, proporcionando um confronto natural entre o antigo e o novo e transmitindo o conhecimento dos mais velhos às nossas crianças, estimulando o resgate da memória da nossa comunidade e valorizando aqueles que contribuíram para que Gramado chegasse ao patamar que hoje se encontra – um dos maiores pólos turísticos do Brasil.


Todas as entrevistas são filmadas, e o material registrado integra o Acervo de Memória Oral da Subsecretaria de Cultura de Gramado, viabilizando dessa forma a preservação da nossa História, da nossa Memória e da nossa Identidade Cultural, para que o tempo não apague essas maravilhosas vivências e para que se oportunize às futuras gerações maior conhecimento sobre os nossos antepassados.


O projeto Abrindo o Baú / Edição Festa da Colônia - é realizado entre os dias 10 e 27 de março, na Antiga Casa Colonial, localizada junto ao Complexo da Festa da Colônia no Centro de Eventos da ExpoGramado.
As entrevistas ocorrem de segunda à sexta, às 9h30min, sempre contando com a participação de entrevistados com mais de 60 anos e ainda residentes na zona rural do município.


O público é formado por alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Gramado, mas são aceitas inscrições de pais e filhos que estiverem interessados em participar do projeto.



Cozinha da Nonna
Uma Viagem na história através da Culinária Típica das nossas colônias


A Subsecretaria de Cultura de Gramado realiza anualmente, durante a Festa da Colônia, um projeto pedagógico que agrega história, tradição e gastronomia.
Trata-se do Cozinha da Nonna, realizado na Antiga Casa Colonial, onde as nonnas ensinam às crianças antigas receitas familiares das localidades rurais do interior de Gramado.


Nonna significa avó em italiano, e ninguém melhor indicado que a avó para ensinar crianças a cozinhar, afinal, é sempre ela que faz aqueles pratos tão especiais que a gente nunca esquece.
A cozinha da Nonna tem por objetivo o resgate histórico das receitas típicas das colônias gramadenses, quando as crianças literalmente "colocam a mão na massa" e participam da confecção das deliciosas iguarias produzidas no nosso meio rural, oriundas de antigos pratos típicos das etnias italiana, alemã e portuguesa, formadoras da nossa identidade cultural. 

 

Entre as receitas ensinadas às crianças durante o projeto, delicias típicas da nossa colônia, como o tradicional bolinho de batata, o grostoli (calça-virada), schmier de Framboesa e doces e compotas.
Além de ensinarem as antigas receitas, as nonnas contam histórias sobre o dia-a-dia na zona rural, os alimentos que faziam e fazem parte da mesa do colono, e a relação entre a horta, a pecuária e a agricultura com o modo de vida dos moradores das nossas colônias.


Após a confecção dos pratos típicos, os alunos degustam o resultado da oficina, confraternizando e compartilhando experiências em volta do fogão à lenha, assim como faziam os nossos antepassados.
O Cozinha da Nonna conta com o apoio da Festa da Colônia de Gramado, Emater e a empresa Famastil Ferramentas, que cede à todas as crianças participantes, um livreto com receitas típicas coloniais, aventais e tocas personalizadas do projeto.


O projeto Cozinha da Nonna é realizado entre os dias 10 e 27 de março, na Antiga Casa Colonial, localizada junto ao Complexo da Festa da Colônia no Centro de Eventos da ExpoGramado.
As oficinas de culinária típica ocorrem de segunda à sexta, às 14h30min, sempre contando com a participação de senhoras moradoras da zona rural do município.


O público é formado por alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Gramado, mas são aceitas inscrições de pais e filhos que estiverem interessados em participar do projeto.



* OS PROJETOS "ABRINDO O BAÚ" E "COZINHA DA NONNA" SÃO REALIZADOS PELA SUBSECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE GRAMADO, COORDENADOS PELA PROFESSORA DE HISTÓRIA DENISE FOSS, AUXILIADA POR CELOI MOURA *

GRAMADO HOMENAGEIA AS SUAS ORIGENS ATRAVÉS DA FESTA DA COLÔNIA



A HISTÓRIA

Em 1958, Gramado produz o primeiro evento de rua comunitário que serviu de alavanca para o desenvolvimento turístico: a Festa das Hortênsias.
Este evento, abriu as portas do município para o Estado, tornando-a conhecida além dos limites do município. A Festa da Colônia se originou da Festa do Colono, que reunia agricultores e moradores das localidades rurais do município de Gramado na Linha Bonita.




A FESTA DA COLÔNIA

Durante 18 dias vive-se um pouco desta Colônia através de demonstrações, desfile de carros típicos ornamentados com objetos utilizados no dia-a-dia do campo, apresentações de bandinhas e grupos de dança, exposição de produtos artesanais e a degustação de uma farta gastronomia típica.



OS ALEMÃES

A colonização alemã em nossa cidade é visível em cada canto. A obstinação pela organização, a riqueza da arquitetura e o inconfundível paladar da gastronomia são, não só preservados, como estimulados a crescer mais e mais a cada dia. Para os dias de festa, os descendentes vindos de nossas colônias - muitas vezes com uma fala que carrega ainda traços do idioma materno - oferecem para deleite dos visitantes, suas cucas, linguiças, carne de porco, geleias, spritzbier e, claro, muito chope, bolinho de batata e a cultura típica.




OS ITALIANOS

Aqui a mesa farta é evidência deste povo que se destaca pelo trabalho duro e pela forte personalidade. No dia-a-dia das pequenas propriedades rurais, na construção e manutenção das grandes indústrias da cidade e em cada uma das cantinas e galeterias típicas, você encontra o toque especial da mão dos nonnos e nonnas. E, de tudo isso, está a prova na Festa: os produtos da uva, como vinhos e sucos, o galeto, massas e polenta, os inconfundíveis pães, queijos e salames e, de sobra, a alegria das suas músicas e ritmos.



OS PORTUGUESES

Outra presença marcante na história de Gramado, nossos irmãos portugueses, que também escolheram a região como destino, reforçam a vocação europeia da cidade. Com uma cultura única e preservada, em pouco tempo várias famílias já atuavam com muito destaque no dia-a-dia da comunidade. Desta forma, esta turma não poderia ficar de fora de nossa Festa da Colônia, trazendo para os visitantes o que possui de melhor em sua gastronomia e cultura.


AS ATRAÇÕES



Casa Nostra: Restaurante italiano que serve comidas típicas preparadas na hora, com pratos originados de antigas receitas produzidas pelos descendentes de imigrantes italianos que se estabeleceram em nossa região. 



Unser Haus: Casa alemã onde são servidos pratos tradicionais originados de receitas típicas da culinária dos descendentes de imigrantes alemães que se estabeleceram na nossa região. Sopas, massas, batata cozida, linguiça fervida, carne de porco, entre outras delícias são preparadas na hora pela cozinheiras alemãs.  


Fornos de Barro: Os autênticos fornos coloniais oferecem aos visitantes pães, cucas, carnes e biscoitos, que podem ser levados quentinhos para casa. 


Kaffeehaus: Nesse espaço, são servidos pratos que compoem o autêntico café colonial: café, chás, salgados, frios, biscoitos, tortas e iguarias típicas da farta culinária alemã fazem parte do cardápio. 


Desfile de Carretas: Em dois finais de semana da festa, os colonos trazem seus instrumentos de trabalho, produtos coloniais, indumentárias e adereços rurais em um belo desfile em carros puxados por bois, todos vestidos com roupas típicas da colonização portuguesa, alemã e italiana, fazendo a alegria dos visitantes e oportunizando um show da identidade cultural de Gramado na principal avenida da cidade.  


Espetáculo Origens: O espetáculo de som, luz e dança mostra a saga dos imigrantes que povoaram Gramado no fim do século XIX, contando as dificuldades, vivências e experiências dos italianos, alemães e portugueses que subiram a Serra Gaúcha em busca de uma vida melhor.


Feira de Produtos: Reproduzindo uma autêntica feirinha rural, a Festa da Colônia oferece aos seus visitantes a exposição e comércio de produtos típicos produzidos nas colônias de Gramado, durante todo o período da festa. Na Feira de Produtos Coloniais é possível encontrar queijos, salame, copa, morcilha, frutas em passas, schmiers, compotas, geléias, doces, grappa, vinhos, licores, sucos e outras delícias tradicionais da zona rural do município, assim como peças artesanais produzidas pelos próprios colonos. 


Bandinhas e Grupos Folclóricos: Para proporcionar ainda mais alegria e diversão aos visitantes da Festa da Colônia de Gramado, grupos formados por descendentes de imigrantes portugueses, italianos e alemães apresentam músicas que integram o folclore dessas etnias, além das danças típicas de cada região, oferecendo aos visitantes uma imersão nas culturas das etnias formadoras da identidade cultural gramadense. 


Jogos: A bocha, o bolão, os jogos de baralho, a mora, o truco e muitos outros jogos fazem parte, há muito tempo, do cotidiano de homens e mulheres que moram nas colônias de Gramado. Os jogos cumpriam importante papel de recreação e entretenimento nas localidades rurais do interior do muncípio, sendo que muitos deles vieram de navio juntamente com os primeiros imigrantes alemães e italianos que adotaram Gramado como seus novos lares. A Festa da Colônia montou uma área especialmente preparada para os jogos de carta e bocha,oportrunizando um espaço de entretenimento para o colono e divulgando as modalidades esportivas e recreativas que possuem ligação com as etnias formadoras da nossa identidade cultural.



Bier Platz: Espaço do mais tradicional produto alemão - o chopp - que é servido acompanhado de petiscos típicos, como o famoso bolinho de batata.



PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA COLÔNIA




19/03 - Sábado


9h Bochas Masculino
13h Jogo de Canastra
12h – 13h30min Banda Tannenwald
13h30min - 14h Coral Municipal Monte Vêneto de Cotiporã
14h – 14h30 Banda Tannenwald
15h Bochas Feminino
16h Jogo de 3 Setes
15h - 16h Rick Hempe
15h DESFILE DE CARRETAS – Grupos Miesbach, Grupo Così Cantavano i Nostri Nonni e Banda Tannenwald, Coral N. Sr.ª da Pompéia, Banda Sol de Verão e Recanto da Serra
18h - 18h30min Rick Hempe
19h – 19h30min Coral Vocal Católico Linha Araripe
20h30min Espetáculo Origens
20h45min - 23h Banda Sol de Verão

 20/03 - Domingo
9h Bochas Masculino
12h - 13h30 min Banda Tannenwald
13h Jogo de Canastra
13h30min – 14h Coral Circolo Trentino
14h – 16h Banda Tannenwald
15h Bochas Feminino
16h Jogo de 3 Setes
16h30min - 17h Grupo de danças alemãs Miesbach Adulto
17h – 19h30min Banda Blasmusic - Chile
19h30min - 20h Musical Monte Azul
20h - 22h Musical Monte Azul
21/03 - Segunda-Feira

9h - 20h Musical Horizonte
20h - 20h30min Grupo de Danças Gaúchas Sem Fronteiras – Escola CAIC
20h30min - 22h Musical Horizonte
22/03 - Terça-Feira


12h - 13h30min Banda Real
14h30min - 15h Grupo de Dança alemã Imerlustig - Escola CAIC
15h-16h Banda Real
19h Bochas Masculino
19h Jogo de Canastra
19h Jogo de 3 Setes
19h - 20h30min Banda Real
20h30min - 21h Coral Circolo Trentino
21h - 22h Banda Real
23/03 - Quarta-Feira


12h - 13h30min Banda Choppão
14h30 - 15h Orquestra de Flautas Ostinatos
15h-16h Banda Choppão
18h - 19h Banda Choppão
19h Bochas Feminino
19h Jogo de Canastra
19h Jogo de 3 Setes
19h45min – 20h30min Coral N. Senhora da Pompéia
20h30min – 22h Banda Choppão
24/03 - Quinta-Feira


12h - 13h30min Banda Sensação
14h30min - 15h Grupo de Dança alemã Imerlustig - Escola CAIC
15h-17h Banda Sensação
18h30 – 19h Grupo de Danças Folcloricas Alemãs – Sonnenschein
19h Bochas Masculino
19h Jogo de Canastra
19h Jogo de 3 Setes
19h - 22h Sul Paion
25/03 - Sexta-Feira



15h-16h Musical Monte Azul
18h – 19h Musical Monte Azul
19h Bochas Masculino
19h Jogo de Canastra
19h Jogo de 3 Setes
20h – 20h20min Grupo Miesbach Adulto
20h30min Espetáculo Origens
21h – 23h Musical Monte Azul






                                                                                                                                                                  26/03 - Sábado



9h Bochas Masculino
11h30 – 14h Banda Tannenwald
13h Jogo de Canastra
14h – 15h Grupo de Danças Folcloricas Alemãs – Sonnenschein
15h Bochas Feminina
16h Jogo de 3 Setes
15h - 16h30 min Rick Hempe
15h DESFILE DE CARRETAS
18h - 18h30min Rick Hempe
18h30min – 19h30min Banda Recanto da Serra
20h30min Espetáculo Origens
20h30min - 23h Banda Recanto da Serra





27/03 - Domingo



9h Bochas Masculino
12h - 13h30min Banda Recanto da Serra
13h Jogo de Canastra
13h Bochas Feminina
13h Jogo de 3 Setes
13h30min – 14h Coral Circolo Trentino
14h – 16h Banda Recanto da Serra
16h30min - 17h Grupo Miesbach Adulto
17h – 19h30min Banda Monte Azul
19h30min - 20h Grupo Sem Fronteiras (CAIC)
20h - 22h Banda Monte Azul