Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOVO CENTRO DE CULTURA RECEBE EXPOSIÇÃO INAUGURAL



Se depender do entusiasmo da equipe do Centro Municipal de Cultura,coordenada pela diretora Maria Helena Dreschler de Oliveira, a primeira exposição no local será um sucesso.

Levando o nome de Iª Exposição Conjunta de Artistas Gramadenses,
exposição acontecerá nas novas instalações do CMC, no Parque Hotel,
com abertura no próximo sábado (26), às 10h.
A equipe do Centro Municipal de Cultura está montando a exposição
que dá início nas atividades da nova cede do CMC.


















“As obras estão belíssimas e temos orgulho em tê-las
em nossa primeira exposição.Os artistas gramadenses estão
apostando na nova casa da cultura” - destaca Maria Helena Oliveira,
diretora do CMC.

A organização da exposição conta com a artista plástica Miriam Birck
como articuladora e têm por objetivo vitalizar o Centro Municipal de
Cultura,que está de endereço novo em Gramado, sempre focado
no apoio à todas as artes e manifestações culturais.
Vale lembrar que o local conta com amplas salas de cursos e espaço
para exposições.

já está em pleno funcionamento o Conservatório de Música de
Gramado,com aulas de instrumentos de sopro, tecla, cordas e
percussivos,além do Museu Municipal Hugo Daros, que está
sendo qualificado,tendo suas peças catalogadas e
inventariadas com o auxílio de estagiários do Curso de Museologia.


















Em breve o Museu Municipal estará aberto á visitação do público,
bem como o Museu de Artes Dr. Carlos Nelz e o Museu do Festival
de Cinema.

De acordo com o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci,
"a mostra é o resultado de uma grande mobilização promovida
pelos artistas plásticos gramadenses, que buscam
um espaço qualificado para expor seus trabalhos,
além de colaborarem ativamente na reestruturação do novo espaço
físico destinado à Cultura Gramadense. E essa mobilização está
contagiando outras classe artísticas,como os artesãos, músicos e
teatreiros.
Atitudes como essas demontram o envolvimento comunitário dos
artistas locais no auxílio ao poder público, além de promover o
grande potencial criativo da cultura gramadense.

Desde já a Subsecretaria de Cultura e o Centro Municipal
de Cultura agradecem à todos os ativistas culturais que estão
levantando a bandeira do progresso da Arte em Gramado!"


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fabrício Carpinejar é patrono da Feira do Livro de Gramado






















E a maior festa literária de Gramado está chegando!

A 14ª Feira do Livro de Gramado terá seu início no dia 01 de julho, na Rua Coberta, e no começo dessa semana escolheu o seu patrono.





















Trata-se do poeta e jornalista gaúcho, Fabrício Carpinejar, que pela primeira vez estará a frente da Feira do Livro de Gramado.















Serão 14 estandes temáticos dispostos em um dos mais belos cartões postais de Gramado, a Rua Coberta.
A Feira do Livro de Gramado alia a cultura de um bom livro à beleza do município que encanta pelo seu charme.

Assim como a poesia, Gramado inspira romantismo e desperta sentimentos aos seus visitantes e moradores, portanto, ninguém melhor do que um poeta para ser patrono da edição de 2010 da Feira do Livro.

“É uma honra muito grande contarmos com esse grande personagem da literatura gaúcha e brasileira, como patrono da Feira do Livro de Gramado. O Carpinejar foi escolhido recentemente pela Revista Época com uma das personalidades mais influentes da internet no Brasil. E, além de ser uma das grandes revelações da literatura brasileira nos últimos tempos, ele sabe como poucos utilizar as ferramentas modernas para se comunicar com o mundo e transmitir sua poesia contemporânea através da rede mundial de computadores. Queremos nesse ano estabelecer interfaces da Literatura com outras artes, como o Teatro, o Cinema, a Música e as Artes Plásticas, além de apresentar uma nova roupagem para o evento, dialogando com o público através de novas mídias e novos conceitos, tornando a Literatura ainda mais atraente para os nosso alunos das escolas locais, turistas e comunidade em geral.” - destaca o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci.

























Fabrício Carpinejar é gaúcho, nascido em Caxias do Sul, tem 38 anos e dentre suas inúmeras obras, escreveu o livro “Canalha”, que recebeu uma das grandes honrarias da literatura brasileira em 2009 - o Prêmio Jabuti.

Além de poeta, Fabrício é jornalista e mestre em literatura, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO DE ARTESANATO "FLORES, CORES E AROMAS" EM GRAMADO













Quatro cidades unidas pelo artesanato!!!!!

Esse é o grupo Hortênsias de Artesanato, formado por Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café, que lança amanhã, sexta-feira (18), às 14h, na Casa do Artesão de Gramado, a belíssima coleção “Flores, Cores e Aromas”, de produtos exclusivos, todo alusivos à flores características de cada cidade.

Hortênsia, caneleira, amor perfeito e lírio emerocalis, são as flores que representam respectivamente, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café.
Essa flores são as principais ilustradoras da coleção “Flores, Cores e Aromas” que será lançada em Gramado.














“São produtos lindos, desenvolvidos sempre em conformidade com a flor símbolo de cada município. É um trabalho que está sendo realizado pelo SEBRAE e a Prefeitura de Gramado, através da Subsecretaria de Cultura, está sendo parceira, pois temos uma responsabilidade muito grande junto ao nosso setor de artesanato” - afirma o Coordenador do Artesanato Gramadense, Paulo Pontes.

Dentre as quatro cidades participantes do grupo Hortênsia, Gramado foi a escolhida para ser a sede do lançamento da coleção, por contar com a recém inaugurada sede da Casa do Artesão e pela tradição da cidade no artesanato.

A região das Hortênsias possui ícones que a identificam e traduzem a emoção que o visitante sente ao chegar. Os bons momentos vividos na viagem podem ser recordados com as lembranças levadas.

Pensando nisso, o grupo de artesanato criou uma coleção composta por diversos
suvenires, inspirada nas flores típicas de cada cidade da região, desenvolvendo peças como bonecas de pano representando as flores, vasinhos, luminárias, porta-velas, almofadas, fragrâncias e sachês aromáticos.

Para o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, "a parceria com o SEBRAE tem sido fundamental para a qualificação do Artesanato Gramadense e vem rendendo ótimos frutos, pois além de proporcionar o aperfeiçoamento das técnicas artesanais aos nossos artesãos, viabiliza o resgate da identidade cultural local,utilizando ícones tradicionais da cidade na concepção, elaboração e apresentação das peças artesanais.


INCENTIVO À FORMAÇÃO DE NOVOS ARTISTAS EM GRAMADO















Desde o início do trabalho da Subsecretaria de Cultura, um dos principais objetivos traçados no Plano Municipal de Desenvolvimento da Arte & Cultura é o de fomentar a qualificação dos novos músicos locais e oportunizar a criação de conjuntos, bandas marciais e bandas para enriquecer a nossa diversidade cultural e também propiciar a formação de novas platéias para a Arte Gramadense.











Investir em cultura é uma das metas da Administração Municipal de Gramado, que tem na Subsecretaria de Cultura uma equipe de profissionais que trabalham com determinação para alcançar os objetivos e metas traçados e auxiliar na qualificação da oferta cultural local.

E, com esse intuito, a Prefeitura fez a aquisição de novos instrumentos musicais, que serão destinados para os cursos de música oferecidos pelo Centro Municipal de Cultura II.

O projeto, elaborado pela Subsecretaria de Cultura jem conjunto com o Maestro Egídio Michaelsen, conta com nove alunos, que participam de aulas no turno da tarde, de segunda à sexta-feira.

"A Subsecretaria está trabalhando pela cultura e pela educação gramadense. Para isso, está buscando qualificar e diversificar a oferta de cursos e oficinas: violão, guitarra, bateria, contrabaixo, piano, teclado, violino, saxofone, flauta transversal, flauta doce e instrumentos de sopro, além de cursos relacionados à outros segmentos artísticos, como dança, música, teatro, artesanato e artes plásticas estão à disposição dos interessados. Oportunizando a qualificação técnica dos nossos artistas, estaremos proporcionando a evolução da cultura local",- destacou o Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci.

A Prefeitura de Gramado adquiriu dois clarinetes e uma lira de 25 notas cromáticas, num investimento de R$ 2.600,80.

"A Administração, através do trabalho da Subsecretaria, está valorizando a arte gramadense e despertando novos talentos. Estes cursos são um impulso para aquelas pessoas, jovens principalmente, que gostariam de aprender e se especializar, mostrando sua capacidade para a música", destacou o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.













O próximo passo da Subsecretaria de Cultura é expandir esse curso de instrumentos de sopro para o Centro de Cultura III, na Várzea Grande.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3286-2709 ou através do corrêio eletrônico: cultura@gramado.rs.gov.br.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VÍDEOS DA SUBSECRETARIA DE CULTURA NA GRAMADO WEB TV













Assista ao vídeo da palestra do deputado estadual, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa e músico Mano Changes no Centro de Cultura da Várzea Grande, na primeira ação do Rock contra o Crack 2010.

Na página inicial da Gramado Web TV há uma tela de vídeos; abaixo, no rodapé, há uma coletânea de vídeos sugeridos. Clique no vídeo 4 - Mano Changes fala com estudantes

Site: http://gramadoweb.tv/




















Assista também ao vídeo de inauguração da Vila do Artesanato Gramadense Elisabeth Rosenfeld:

Clique no vídeo 9 - Feira do Artesão em Gramado

INICIOU O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DE EDUCADORES DE MÚSICA PARA ATUAREM NAS ESCOLAS GRAMADENSES
























Foi realizado, no sábado (22/05) o primeiro módulo do curso "Educação Musical: legislação, pesquisa e projetos em desenvolvimento", na Casa da Juventude - sede da Associação Cultural Gramado.

A ação é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Cultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte do programa "Gramado Educação de Qualidade Para Todos", que proporcionará diversos cursos aos professores que atuam na rede pública de ensino.









O curso foi planejado por Renita Klusener e Jusanara Vieira de Souza com o objetivo de qualificar professores para que as instituições de ensino possam cumprir a lei 11.769/08, que prevê a implantação de atividade musical nas escolas.

O curso piloto está sendo implantado em Gramado com 6 módulos didáticos, prevendo atividades lúdicas e teóricas que abrangem todos os estilos musicais e suas épocas, isto é, haverá execução musical através da voz e instrumentos; paródias e improvisação; reflexão e interdisciplinaridade através da música.

Conforme Renita "o curso de 80 horas será uma segurança para os orientadores e, além disso, estamos produzindo publicações e materiais específicos para auxiliar o professor".

O primeiro módulo, que teve a participação de 65 professoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal de ensino e também contou com a participação de profissionais da música, Anges Schmeling e Adriana Bozzetto.


















"Por força da lei, as escolas receberão apoio e recursos. A ideia é vitalizar o ensino, ressocializar o cidadão, formar platéias e vislumbrar a profissionalização", explica Jusanara Vieira de Souza.

Na cidade de Gramado, a coordenação do curso é Jurema Cicarolli.

Para o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci "a ação demonstra o interesse do poder público gramadense em qualificar ainda mais o ensino na rede pública de ensino, além de se antecipar à obrigatoriedade do ensino da música nas escolas, cujo prazo final de implantação é em 2012. Mas não adianta apenas cumprirmos o que a lei determina, precisamos qualificar nossos arte-educadores para que possam desenvolver a música nas escolas e para que hajam não apenas momentos recreativos e ocupacionais, mas que ocorra também a aplicação de técnicas pedagógicas específicas que servirão para a formação de novos músicos e novas platéias para a arte gramadense".


ROCK CONTRA O CRACK CEDE BOLSAS DE ESTUDOS PARA MÚSICOS LOCAIS

















Antigo prédio do Gramado Parque Hotel abriga atualmente o novo Centro Municipal de Cultura e o Conservatório de Música de Gramado


Um dos objetivos do Rock Contra o Crack é estimular os novos talentos, proporcionando condições para que possam desenvolver o lado criativo e aprender as técnicas básicas de cada instrumento.

Pensando nisso, o coordenador geral do evento Sandro Bonatto, através da Subsecretaria de Cultura, sorteou entre os integrantes das bandas participantes do projeto, duas bolsas de estudo, para a modalidade contra- baixo.

As aulas são ministradas pelo professor Serginho Severo, músico experiente de longa data e um dos melhores contra-baixistas da região.

Os dois ganhadores foram:

Jéferson Rodrigues – Banda Avânnia
Ana Paula – Banda Jack Gordon















O Centro Municipal de Cultura oferece diversas oficinas artísticas para a comunidade gramadense


Dessa forma a Subsecretaria de Cultura valoriza o engajamento dos músicos no movimento Rock contra o Crack e auxilia na qualificação dos músicos locais, em especial aqueles que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de aulas particulares de instrumentos musicais.

A parceria entre o Centro Municipal de Cultura, através do Conservatório de Música de Música de Gramado e a Subsecretaria de Cultura viabilizará ainda mais bolsas de estudos de diversos instrumentos musicais, dentro do projeto de contrapartida sócio-cultural estabelecida pelo CMC desde o início das atividades da Subsecretaria de Cultura, quando professores de arte que utilizam os espaços da cultura oferecem bolsas de estudos como compensação pela utilização da estrutura pública.
















Baixista da banda Avânia foi contemplado em sorteio para receber bolsa de estudo de contra-baixo, através de parceria entre o CMC (Conservatório de Música de Gramado) e Rock contra o Crack


Dessa forma estaremos maximizando a utilização da infraestrutura voltada para as artes, formando novos artistas e platéias e promovendo a inclusão social utilizando como ferramenta a cultura.

Conforme a Diretora do Centro Municipal de Cultura, Maria Helena de Oliveira, "essa ação irá beneficiar diversas pessoas interessadas no aprendizado da arte na cidade, em especial aquelas que não possuem condições financeiras para subsidiar aulas particulares, demonstrando o importante papel do Centro de Cultura no desenvolvimento artístico de Gramado".

MANO CHANGES ENGAJADO NO MOVIMENTO ROCK CONTRA O CRACK














Mano Changes e o raper Nitro Di juntos com a banda local Dr. Adão em noite de palestra contra o crack na escola Caramuru


Nada melhor para combater as drogas junto a juventude gramadense, do que o relato de um líder jovem e que está inserido na cultura estadual.
Trata-se do Deputado Estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Mano Changes (PP-RS), que realizou em Gramado um ciclo de palestras de combate ao Crack para os alunos de escolas municipais e estaduais do município, na quarta-feira passada(02).











Banda Dr. Adão participou da primeira ação do Rock contra o Crack 2010 nas escolas gramadenses


O parlamentar, que também é vocalista de uma das mais consagradas bandas gaúchas de rock, a Comunidade Nin Jitsu, veio a Gramado demonstrar um trabalho que teve início nas escolas de Porto Alegre e obteve uma resposta positiva.











Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci falou da importância do projeto "Rock contra o Crack não é um evento, é um movimento!"


Quando perguntado sobre o projeto desenvolvido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado, Rock Contra o Crack, Changes afirma que a ação “é um exemplo para todo o País, pela sua forma única e de mobilização coletiva contra essa droga que destrói famílias e termina com os sonhos dos jovens. O Rock contra o Crack é o melhor projeto de combate ao crack do Rio Grande do Sul, pois utiliza a música e a juventude como instrumento de informação e mobilização".











Mano Changes será o padrinho da edição 2010 do Rock contra o Crack


O ciclo de palestras que o Deputado realizou em Gramado iniciou no Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande, com a participação de alunos das escolas da localidade e encerrou na Escola Estadual Caramuru.

O ponto alto da palestra é quando Mano, juntamente com o raper Nitro Di, um dos nomes mais respeitados do Hip Hop sulista, encorajam os alunos à criarem, de maneira coletiva, uma letra de música falando mal do crack. Depois que todos participam da criação, Mano e Nitro cantam a letra em ritmo de rap, para delírio da platéia.











Mais de 80 músicos de Gramado e região participaram da reunião do Rock contra o Crack, com a presença de Mano Changes e Nitro Di


Mano ainda participou da reunião do Rock Contra o Crack, onde foi convidado a ser o "padrinho" dessa segunda edição do evento. Ele falou para cerca de 80 músicos que estiveram presentes na Subsecretaria de Cultura e demonstrou a importância da música para reverter o quadro negativo da epidemia do Crack que assola o nosso estado e país, além de se comprometer em buscar recursos para a viabilização do Rock contra o Crack 2010.











Mano Changes e Daniel Bertolucci: a Cultura unida na luta contra o crack


O Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, reiterou a importância da união dos artistas na luta contra o crack: "os artistas, sejam eles músicos, teatreiros, artesãos, dançarinos, artistas plásticos, são formadores de opinião, utilizam a sua arte como forma de se comunicar com o mundo e têm um poder de persuasão imensurável junto à juventude. Por isso, temos que utilizar esse potencial à favor da vida, beneficiando a nossa sociedade e mostrando à todos o valor e a importância que a cultura tem como agente transformador das realidades sociais".











O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia palestrou no Centro de Cultura da Várzea Grande e na Escola Caramuru


O Rock contra o Crack 2010 conta com a participação de 22 bandas de Gramado e região, somando mais de 100 músicos engajados nesse projeto sócio-cultural que foi sucesso na cidade no ano passado e hoje é referência estadual na luta contra o Crack.

A Subsecretaria de Cultura e todos que se envolvem no movimento sentem-se orgulhosos com a repercussão do Rock contra o Crack e a dimensão que ele alcançou, mobilizando a juventude gramadense contra essa epidemia que vem destruindo as famílias brasileiras.











Banda Avânia participou da primeira itinerância do Rock contra o Crack 2010 no CMC da Várzea Grande