Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SAUDOSA BRIZOLETA DA CULTURA

A saudosa "Brizoleta", antiga escola rural, servia de sede da Subsecretaria de Cultura e incendiou em agosto


A Polícia Civil de Gramado encaminhou na semana passada o laudo da perícia técnica realizada na Brizoleta da Subsecretaria de Cultura de Gramado, que estava localizada nos fundos do Centro Municipal de Cultura.
Um sinistro, ocorrido em agosto, consumiu com a sede da Cultura e resultou na perda de projetos, documentos, acervos artísticos, mobiliários e demais materiais que estavam em seu interior.
Durante meses ficamos aguardando o resultado da perícia, que busca elucidar as causas do incêndio nesse patrimônio histórico e cultural gramadense.
O laudo técnico, assinado pelo Instituto de Perícias, aponta como causa do sinistro, de acordo com evidências materiais, um curto-circuito no equipamento roteador de internet (Rubby).
À partir do curto, esse aparelho eletrônico entrou em combustão e acabou incendiando o assoalho de madeira da construção, o que fez com que em menos de 20 minutos o fogo consumisse todas as dependências do imóvel.
A Brizoleta nos deixou muitas saudades, ótimas recordações e um sentimento incurável de nostalgia, mas ao mesmo tempo a sua perda fez com que recebessemos apoio de muitas pessoas e ainda mais motivação para continuarmos trabalhando incansávelmente em prol da nossa REVOLUÇÃO CULTURAL!!!

ARTESANATO INDÍGENA OU CAMELÓDROMO

Produtos industrializados e falsificados são comercializados pelo índios Caigangues em Gramado. A Subsecretaria de Cultura está coibindo a venda de produtos que depreciam a cultura indígena. Esperamos que os índios valorizem a sua origem e respeitem as regras e leis de Gramado.
Hoje esperamos ter um desfecho positivo em relação à este assunto.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tupi or not Tupi?

Vila de Natal, localizada na Praça das Comunicações, foi o local acordado para o estabelecimento dos índios Kaigangues comercializarem seus produtos artesanais




A Subsecretaria de Cultura de Gramado vem trabalhando de maneira intensa para proporcionar aos turistas e gramadenses a pluralidade das manifestações artísticas e a diversidade cultural que faz da nossa cidade uma grande colcha de retalhos étnicos, valorizando a cultura brasileira, gaúcha, afrobrasileira, italiana, alemã, portuguesa e indígena.



Foram diversos eventos, ações, atividades e exposições que proporcionaram um grande panorama da riqueza artística que forma a identidade cultural gramadense, expostas e executadas de maneira democrática, inclusiva, plural e com a finalidade de divulgar e propagar as diferentes manifestações culturais existentes.




Reuniões entre representantes dos Kaigangues, Prefeitura, FUNAI e Ministério Público Federal foram promovidas para estabelecer normas para o comércio indígena em Gramado



Um dos casos que preocupa a Prefeitura de Gramado é relacionado aos índios que vem à cidade durante os eventos para comercializarem produtos de maneira irregular e que se estabelecem em locais sem higiene e segurança, sem contar nas crianças indígenas abordando os transeuntes pedindo esmolas e passando frio.

São integrantes de tribos Kaigangues de várias cidades, como Farroupilha, Nonoai, Cacique Doble, entre outras.


A Subsecretaria de Cultura de Gramado, juntamente com as Secretarias de Integração Social e Fazenda e a Procuradoria do Município propõs a realização de encontros com representantes das tribos indígenas, FUNAI, Comissão Organizadora do Natal Luz e Ministério Público Federal à fim de estabelecer uma regulamentação para o comércio indígena na cidade, bem como oferecer melhores condições de moradia, segurança e higiene quando da permanência dos índios em Gramado. O Conselho Tutelar também foi acionado para ficar alerta e coibir a mendicância de crianças indígenas na área central.


Foi firmado um acordo entre índios e Prefeitura para viabilizar o comércio legal do artesanato indígena na cidade durante o período de realização de eventos como Natal Luz, Festa da Colônia e Festival de Cinema



Foram realizadas diversas reuniões para que se chegasse a um denominador comum e que nenhuma das partes fosse prejudicada, para que a imagem da cidade perante o turista e a comunidade fosse preservada, bem como o código de posturas que rege o comportamento dos cidadãos gramdenses deveria seria obedecido também pelos indígenas.


Após estes encontros, ficou estabelecido, em comum acordo, que a Comissão Organizadora do Natal Luz iria se responsabilizar pela cedência de espaço na Vila de Natal, localizada na Praça das Comunicações, para a comercialização dos produtos artesanais típicos da cultura indígena.

A Secretaria de Integração Social ficou responsável em viabilizar o alojamento para os índios, em local apropriado e com custo simbólico. A Subsecretaria de Cultura ficou responsável pela fiscalização das peças artesanais que são comercializadas, ficando veementemente proibida a venda de produtos que não sejam de origem daquela cultura e/ou industrializados.


Os índios chegaram à Gramado há duas semanas e prontamente descumpriram o acordo firmado anteriormente, ocupando o espaço do Coreto da Praça Major Nicoletti. O Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci esteve à noite no local e conversou com o Cacique responsável, ficando acordado que na manhã seguinte os índios se mudariam para os quiosques construídos exclusivamente para eles na Vila de Natal.




Artesanato Indígena é valorizado pela Subsecretaria de Cultura. Mas será terminantemente proibida a comercialização por índios de produtos industrializados ou que não pertençam àquela cultura


Passou-se uma semana e os índios retornaram ao Coreto da Praça, descumprindo o acordo firmado, pois o local estabelecido era o quiosque da Praça das Comunicações. Como se não bastasse a invasão deste espaço público central, os índios comercializavam produtos falsificados de origem industrial, descaracterizando a cultura indígena e depreciando a imagem desta etnia perante a comunidade gramadense e os turistas que nos visitam.


O Subsecretario de Cultura Daniel Bertolucci, acompanhado do funcionário da Subsecretaria Paulo Pontes e municiado das Atas das reuniões (que foram assinadas pelos índios, Ministério Público Federal, representantes da Prefeitura de Gramado, FUNAI e representante da Comissão do Natal Luz) procurou estabelecer um diálogo de entendimento com os índios que estavam descumprindo o acordo e se estabeleceram de maneira irregular no Coreto da Praça, cuja responsabilidade cabe à Subsecretaria de Cultura.
Abaixo segue trechos do depoimento do Subsecretário da Cultura que relata o teor da conversa que tentou estabelecer com os indígenas:


"Estava no horário de almoço e passava pela Praça Major Nicoletti quando fui surpreendido com a presença dos índios Kaigangues de Farroupilha no coreto. Prontamente fui abordado por um gramadense, que me indagou se ele poderia também montar uma barraquinha na praça para comercializar produtos natalinos, pois se os índios podiam, ele também teria o mesmo direito, pois, pela constituição, somos todos iguais e as leis valem para todos.
Respondi à ele que a situação dos índios era irregular, que iriamos tomar providencias à respeito e que não será permitido qualquer tipo de comércio no local que fnaõ esteja de acordo com a legislação...

O Paulo Pontes chegou em seguida, de posse das atas assinadas das reuniões que haviamos feito anteriormente e que estabelecia as cláusulas do acordo entre índios e Prefeitura, mediado pelo Ministério Público Federal.
Nos dirigimos educadamente até o cacique e tentamos estabelecer um diálogo cordial, de conciliação, mas fomos incisivos no cumprimento do acordo selado entre as partes, questionamos a procedência do artesanato industrial que eles comercializavam misturados ao artesanato típico e pedimos se eles precisavam de mais alguma coisa além do que havíamos nos comprometido no acordo. Os índios agiram de forma ríspida e desrespeitosa, se viraram de costas para nós e disseram que não sairiam dali de maneira alguma, mesmo estando cientes de que estavam descumprindo o acordo, o que seria passível de penalidades. Utilizaram argumentos bisonhos para embasar sua decisão, dizendo que os índios foram explorados pelos brancos e que agora eles só estavam nos 'dando o troco'. Respondi à eles que não vivi há 500 anos atrás, que eles estavam sendo xenófobos e preconceituosos, que o artesanato pirata que estavam comercializando depreciava o legado cultural indígena e que com isso estavam auxiliando na destuição das manifestações típicas dos índios.

Falei também que quando um branco visita uma tribo, ele tem que se adequar ao ambiente, respeitar as normas e tradições, os cultos e representações religiosas, sob pena de ser expulso à força do local, justamente por tentar impor a sua cultura em detrimento da outra. E que gostaríamos que fossem recíprocos e respeitassem as nossas normas e cultura para viabilizar um convívio harmônico, que havia espaço em Gramado para todas as culturas e que dariamos todo o suporte necessário para que eles podessem divulgar e gerar receita para a sua tribo, desde que se adequassem a nossa realidade e repeitassem, assim como fazem os moradores desta terra, as normas da boa conduta e convivência.

Alguns deles fizeram menção em utilizar a força bruta para repelir a nossa ação, que pretendia que eles se deslocassem para o local acordado anteriormente e comercilizassem apenas os seus produtos típicos. Respondi à eles que a violência não era a melhor solução, que haveria implicações para eles caso nos agredissem, e que, sob hipótese alguma, desistiriamos de fazer ser cumprido o acordo que eles haviam assinado em outro momento. Falei que estava impressionado com o dicernimento que tinham em relação aos direitos indígenas, mas estava intrigado pelo fato de desconhecerem os seus deveres.

Questionamos se eles não tinham palavra e se não iriam cumprir o acordo, e mais uma vez foram desrespeitosos, achando-se acima da lei dos homens, imunes à qualquer sanção, saboreavam o sentimento de impunidade e se colocavam como seres exclusivos, com mais direitos que os outros, porém sem quaisquer deveres á cumprir. Falaram que antigamente esta terra era deles, e revidei dizendo que não há qualquer registro histórico que comprove tal afirmação. Disse também que quem construiu este sonho de cidade chamada Gramado foram os nossos antepassados italianos, alemães e portugueses, que aqui não se utilizararm de trabalho escravo indígena para promover o progresso, mas sim a construiram à base do machado, da enxada e de muito, muito trabalho, privação e vontade de evoluir.

Respeitamos muito a cultura indígena, pois nós, como agentes multiplicadores da Cultura, temos o dever de lutar pela diversidade cultural. Tivemos uma experiência maravilhosa com os índios Guaranis durante a Semana do Meio Ambiente de Gramado e gostaríamos de ter um convívio harmônico e pacífico com todas as culturas que se propoem à vir à cidade divulgar a sua arte. Porém, eles estavam sendo egoístas, egocêntricos, desrespeitosos, agindo de maneira ilegal e descumprindo tudo aquilo que havia sido exaustivamente debatido, conversado e por fim estabelecido em comum acordo entre as partes envolvidas. Por fim, após mais uma vez darem as costas à nós, nos retiramos do local, entramos em contato com o Ministério Público Federal e FUNAI e exigimos providências imediatas. Estamos agora aguardando o desenrolar deste caso, crentes de que se encontre uma solução ágil e eficaz em relação ao assunto e que se faça valer o que foi firmado entre nós e os índios Kaigangues.
Para o bem dos próprios índios, do Natal Luz, do comércio gramadense que paga imposto, da comunidade, do turismo e da própria cidade, é o que desejamos do fundo dos nossos corações."

Veja algumas matérias relacionadas à este assunto veiculadas na mídia local:

SUBSECRETÁRIO DE CULTURA VAI À BRASÍLIA EM BUSCA DE INVESTIMENTOS

Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci empenhado na busca de recursos para a Cultura Gramadense



O Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci esteve segunda-feira em Brasília em busca de recursos para a área cultural gramadense.
Daniel se reuniu com o Secretário Geral do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, para apresentar o projeto do Complexo Artístico e Cultural de Gramado, que será implantado na área do antigo Parque Hotel recentemente adquirida pela Prefeitura.
Gustavo se prontificou em aportar através do MinC o mesmo valor captado através de emendas parlamentares.


O Subsecretário esteve em audiência com o Secretário Geral do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal

Alguns deputados já foram contatados e ficaram de viabilizar as emendas, garantindo assim os recursos necessários para o início das obras de revitalização da estrutura existente no espaço ao lado do Lago Joaquina Rita Bier.

O Subsecretário de Cultura esteve também no Instituto Brasileiro de Museus, recém desfiliado do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em busca de recursos para a reformulação e modernização do Museu Municipal Professor Hugo Daros e para a implementação do Museu Major Nicoletti Filho.

Representante da Cultura Gramadense esteve reunido com diretores do IBRAM

Completando a agenda, Daniel reuniu-se com diretores do Ministério do Turismo, que garantiram o aporte de verbas no mesmo montante total arrecadado através das emendas parlamentares, para o projeto do Complexo Artístico e Cultural de Gramado.

Agora aguardamos a confirmação das emendas para solicitar as contrapartidas dos ministérios da Cultura e do Turismo.
Quanto aos museus, a Subsecretaria de Cultura já iniciou o processo de preenchimento dos formulários para o edital de Modernização de Museus, à ser lançado pelo IBRAM ainda no mês de dezembro.

sábado, 21 de novembro de 2009

CULTURA DE GRAMADO REPRESENTADA NO FESTIVAL DE TURISMO

Abertura do Festival de Turismo de Gramado

Uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reúne uma significativa amostragem do produto turístico mundial e figura ao lado dos mais importantes eventos do setor.
É a feira de negócios com resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano.

Em dois dias de intensa atividade, o Festival de Turismo é ideal para a concretização de negócios e parcerias e é uma vitrine privilegiada para 2.600 empresas e entidades públicas e privadas que vem ao evento para estabelecer contato entre os países latinos.

Apresentações Artísticas foram atrações da Noite de Abertura



Voltado principalmente a profissionais do trade turístico, recebe no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, empresas, representações oficiais e profissionais com poder de decisão em mais de 50 países, contanto com a participação de mais de 13 mil profissionais do Turismo, da Cultura, do Entretenimento e do Poder Público.


Durante o Festival do Turismo acontece a Feira de Negócios, congressos, workshops, atividades paralelas e eventos sociais e artísticos, formando um grande mosaico multicultural que estabelece um link entre todas as esferas sociais representadas no evento.




Ministro do Turismo esteve no Centro de Cultura ministrando palestra de abertura do Congresso do Festival de Turismo de Gramado

A abertura ocorreu quinta-feira no Palácio dos Festivais e a feira iniciou nesta sexta-feira, surpreendendo pelo ótimo número e qualidade dos expositores presentes em 2009, contando também com uma grande participação de público.


O Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barreto Filho fez a abertura do congresso do festival no Centro Municipal de Cultura e também participou de um encontro com o prefeito Nestor Tissot, juntamente com o Secretário de Turismo Beto Tomasini, Subsecretário de Cultura Daniel Bertolucci, Vereadores Giovani Colório, Gilnei Benetti e Jaime Schaumllofel e o Deputado Federal Afonso Hamm. A comitiva gramadense liderada pelo prefeito teve por objetivo a conquista de investimentos federais para Gramado e apoio político para o pleito de emendas parlamentares que beneficiem o Turismo em nossa cidade.


Estande da Subsecretaria de Cultura está no Salão Cultural da Feira do Festival de Turismo no Serra Park



E a Subsecretaria de Cultura, assim como a Secretaria de Turismo, está com um espaço de divulgação na Feira do Festival de Turismo através de um estande que divulga as atrações culturais gramadenses, em especial os eventos artísticos e os projetos socioculturais desenvolvidos na cidade.


Gramado também conta com um espaço de divulgação de seus atrativos turísticos e culturais

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESCOLA DAS ARTES DO NATAL LUZ

Gramado é sede do maior evento de natal do Mundo, o Natal Luz


A produção do Natal Luz requer, além de um longo período de preparação, muitas pessoas envolvidas e dispostas a fazer da cidade o maior Parque Temático de Natal de todo o mundo.

Ao todo, são mobilizadas mais de duas mil pessoas para compor o casting do evento e a maioria das pessoas que trabalham direta e indiretamente no evento são daqui, da nossa região.

A Comissão executiva, as equipes técnicas e de apoio, além de todo o voluntariado, são movidos pelo prazer de ver a cada Natal Luz mais pessoas encantadas e contagiadas pelo espírito natalino.
Neste ano foi criada a Escola das Artes do Natal Luz de Gramado, que busca na comunidade talentos que serão preparados para a vida.



Fantástica Fábrica de Natal tem atores gramadenses no elenco



Atores, bailarinos, cantores e escultores serão buscado aqui na nossa comunidade e farão parte deste grande espetáculo.

As oficinas, que incluem interpretação teatral, dança, patinação, teatro de bonecos e escultura, são ministradas no Centro Municipal de Esportes de Gramado e estão formando artistas para atuarem nos espetáculos do Natal Luz, como o Nativitaten, Fantástica Fábrica e Desfile de Natal.



Grande Desfile de Natal conta com atores, bailarinos e patinadores formados na Escola das Artes do Natal Luz



A Subsecretaria de Cultura aplaude esta iniciativa da Comissão Organizadora do Natal Luz, pois é sabedora do grande número de talentos artísticos que dispomos em nossas escolas, bairros e espalhados por toda a cidade.

Não temos dúdida de que ações como esta auxiliam o nosso desenvolvimento cultural, valorizando o artista local, formando público na comunidade e integrando a população com este que é considerado o maior evento natalino do mundo, motivo de orgulho para todos os gramadenses.

Parabéns à Família Peccin, Rodrigo e Lisi Cadorin e demais membros da Comissão Organizadora pela realização de mais uma edição deste brilhante e encantador evento cultural.



Aulas da Escola das Artes acontecem no Centro Municipal de Esportes de Gramado

MUSEU MAJOR NICOLETTI - MAIS UMA CONQUISTA CULTURAL PARA GRAMADO





Casa do Major Nicoletti é conceituado como um novo espaço turístico e cultural da cidade


A cidade de Gramado viveu um momento histórico e singular recentemente, quando o prefeito Nestor Tissot e representantes da Família Nicoletti assinaram documento formalizando a aquisição da casa do Major Nicoletti, que será transformada no Museu Major José Nicoletti Filho.

Um novo espaço turístico e cultural estará sendo preparado para colocar nossa história nos roteiros de visitação e, dar aos turistas e a população gramadense, a oportunidade de conhecer com maior profundidade a nossa história.


Estiveram presentes na solenidade o prefeito Nestor Tissot, presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel, secretário do Gabinete de Governança e Desenvolvimento Integrado, Vonei Benetti, secretária de Educação, Maria Elisabete Moschen, subsecretária Vera Pante, subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, secretário de Administração, Felipe Altreiter, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ilton Gomes, a historiadora Marilia Daros e diversos membros da família Nicoletti, representados por Marco Antônio Nicoletti, neto do Major Nicoletti.


Prefeito Nestor Tissot, juntamente com a historiadora Marilia Daros, entrega homenagem de Gramado à representante da família Nicoletti


A Prefeitura de Gramado passa a administrar este Patrimônio Histórico Tombado, de uma forma mais direta e programada, fazendo a restauração, organização e programação, que irão possibilitar a formação do Museu. Após a assinatura da escritura, o representante da família, Marco Antônio Nicoletti, fez a entrega simbólica da chave do imóvel ao prefeito Nestor, que concedeu uma placa em homenagem à família.

O Museu Casa José Major Nicoletti Filho, será responsável por um resgate da vida e obra deste homem público, contando com a participação dos descendentes e consangüíneos, bem como, de doadores de relatos e fatos, de objetos e documentos que possam dar entendimento a tudo o que ali foi vivenciado.
Vai abranger bens móveis, imóveis, materiais e imateriais.


Assinatura da transferência do imóvel para a administração da Prefeitura de Gramado

Durante os discurssos da Cerimônia de entrega do imóvel para a Prefeitura, o Subsecretário de Cultura de Gramado, Daniel Bertolucci, relatou um fragmento histórico que marcou a passagem do Major Nicoletti por Gramado.

Quando Gramado pertecia ainda ao município de Taquara, e a sede do distrito localizava-se na Linha Nova, o Major Nicoletti, juntamente com o Coronel Diniz, passeavam à cavalo pelas áreas de terra onde hoje é o centro da cidade, próximo à atual Rodoviária.

O Major, que já havia largado tudo que possuia em Taquara para ser o responsável pelo 5º Distrito (Gramado), disse ao coronel que aquele era o local ideal para a instalação da nova sede do distrito, já se antecipando a chegada do trem que ligaria Taquara à Canela.

O coronel, que possuia áreas de terra e prósperos negócios na localidade de Linha Nova, então sede do distrito, não ficou satisfeito com a idéia de Nicoletti, pois "perderia rendimentos" com a mudança do centro da comunidade.

Então ofereceu ao Major um grande lote de terras em Canela, mais algumas cabeças de gado, para que o mesmo desistisse daquela idéia maluca de mudar o centro de Gramado da Linha Nova para aquele local de mato fechado e povoada por bandidos.

A resposta do Major foi curta e seca: "... já larguei tudo que tinha em Taquara para me dedicar à esta comunidade, perdi terras, dinheiro e muitas vantagens quando deixei aquela cidade pra vir comandar este distrito. Meus atos são em prol da coletividade, e não em benefício próprio. Se fosse diferente, hoje aqui não estaria!"

Depois desta fala, o Coronel Diniz recuou e acabou concordando com o Major Nicoletti de que aquele era o lugar ideal para a instalação da sede do Distrito de Gramado.

Major Nicoletti era um home íntegro, honesto, que brigava pelo povo de Gramado acima de seu benefício próprio. Foi ele quem começou a impor seu olhar visionário que acabou transformando Gramado no que hoje ela é: uma cidade admirada, linda, próspera, de comunidade ativa e participante, orgulho de seus moradores e invejada por todos que à visitam.

E nada mais justo que a Prefeitura de Gramado mantenha viva a memória do nosso povo, transformando a antiga residência do Major em um Museu, onde a nossa comunidade poderá reverenciar e aprender ainda mais com aqueles que ajudaram a construir esta cidade maravilhosa.

É mais uma conquista cultural para Gramado, que irá ganhar um novo espaço artístico e cultural, que irá somar-se à outros já existentes.


terça-feira, 17 de novembro de 2009

IMAGENS DA 3ª SEMANA AFRO CULTURAL DE GRAMADO

O rapper Mark B ministrou uma oficina de rimas (hiphop) e interagiu com o grupo gramadense de dança de rua Expressão Ativa



O Grupo AfroTchê abalou as estruturas do Teatro do Centro de Cultura na manhã de hoje com a sua batucada contagiante

Mestre Gavião, presidente da Federação Gaúcha de Capoeira fez palestra na Semana Afro Cultural de Gramado para alunos da rede pública de ensino


Grupo de Capoeira Liberdade, capitaneado pelo Mestre Birinha, encantou a platéia com as acrobacias tradicionais desta luta africana



Comissão Organizadora da Semana Afro Cultural de Gramado com a palestrante Maria da Graça Paiva, vencedora do Prêmio Zumbi em 1998



Grupo de dança africanista Ijá Ininni Ibá apresentou danças típicas africanas para alunos gramadenses, demonstrando a beleza e o encantamento da cultura afro

PREMIAÇÃO DO 6º FESTIVAL DE ESQUETES ESCOLAR DE GRAMADO

Cartaz da 6º edição do Festival de Esquetes Escolar de Gramado (2009)




Autoridades presentes no Encerramento do Festival de Esquetes Escolar - Luia Barbacovi (Vice-prefeito de Gramado / Jaime Schaumloffel - Presidente da Câmara de Vereadores / Lela Oliveira - Diretora do Centro de Cultura / Daniel Bertolucci - Subsecretario de Cultura / Vera Pante - Subsecretaria de Educação / Bete Moschen - Secretária de Educação)


Todos os premiados da 6º edição do Festival de Esquetes Escolar de Gramado



CATEGORIA I (1ª a 4ª Séries)




MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Marina Barão - Escola Francisco da Costa Lisboa (São Francisco de Paula)


MELHOR ATOR
Marcelo Meyer - Escola Coopec (Canela)


MELHOR ATRIZ
Paola Machado - Escola Caic (Gramado)


MELHOR DIREÇÃO
Rubia Pioner - Escola Francisco da Costa Lisboa (São Francisco de Paula)


MELHOR CONJUNTO DE ATORES
"Para Onde foi a Primavera" - Escola Otaviano Manoel (Guaíba)


MELHOR ESQUETE
"Conta Outra" - Escola Coopec (Canela)







Lisiane Berti, coordenadora geral do Festival de Esquetes Escolar de Gramado, homenageando Marilia Daros e o Grupo Miskici, precursor do Teatro Gramadense

CATEGORIA II (5ª a 8ª Séries)



MELHOR ATOR COADJUVANTE
Pedro Henrique Bertoldi - Escola Senador Salgado Filho (Gramado)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Luana de Góis Ferreira - Escola Senador Salgado Filho (Gramado)

MELHOR ATOR
Felipe Wolf - Escola Severino Travi (Canela)

MELHOR ATRIZ
Bruna Silva - Escola Nossa Senhora de Fátima (Gramado)

MELHOR DIREÇÃO
Catina Basei - Escola Severino Travi (Canela)

MELHOR CONJUNTO DE ATORES
"O Doente Imaginário" - Escola Coopec (Canela)

MELHOR TEXTO OU ROTEIRO ORIGINAL
"A Trajetória dos Surdos"- Escola Severino Travi (Canela)

MELHOR ESQUETE
"Procura-se o Amor" - Escola Santos Dumont (Gramado)




Subsecretário de Cultura de Gramado entrega prêmios para grupo teatral escolar



CATEGORIA III (Ensino Médio)



MELHOR ATRIZ
Monique Colombo - Escola Cenecista (Rolante)

MELHOR DIREÇÃO
Maria Ângela Flesch - Escola Cenecista (Rolante)

MELHOR CONJUNTO DE ATORES
"Vidas Paralelas" - Escola Cenecista (Rolante)

MELHOR TEXTO OU ROTEIRO ORIGINAL
"Vidas Paralelas" - Escola Cenecista (Rolante)

MELHOR ESQUETE
"Vidas Paralelas" - Escola Cenecista (Rolante)

Lisiane Berti, coordenadora do Festival de Esquetes e grande incentivadora do Teatro Gramadense

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

INICIA HOJE A SEMANA AFRO CULTURAL DE GRAMADO

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 3ª EDIÇÃO (2009)

Dia 15 de Novembro – Domingo
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

14h - Batizado do Grupo de Capoeira Liberdade
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Dia 16 de Novembro – Segunda-feira
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

9 horas - Abertura Oficial

9h30min - Apresentação do Grupo de Dança Africanista Ijá Ininni Ibá

10h - Palestra com Maria da Graça Gomes Paiva – Professora da UFRGS, Fundadora e Coordenadora por 15 anos do Núcleo de Apoio Pedagógico do RS - vencedora do Troféu Zumbi em 1998

10h30min - Apresentação do Grupo Aguia (Amigos Unidos Incentivando as Artes) – Poesias e Imagens sobre a Mulher e a Cultura Negra

14h - Palestra com Mestre Gavião – Presidente da Federação Riograndense de Capoeira - Políticas Públicas e Ações Afirmativas para o Povo Negro

14h40min - Apresentação do Grupo de Dança Africanista Ijá Ininni Ibá

15h - Apresentação do Grupo Aguia (Amigos Unidos Incentivando as Artes) – Poesias e Imagens sobre a Mulher e a Cultura Negra
** Intervenções do Grupo de Dança de Rua Expressão Ativa e do Grupo de Capoeira Liberdade **
19h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores
Ocupação da Tribuna do Povo – Paulo Pontes – Gerente de Ações Culturais Comunitárias de Inclusão Social da Subsecretaria de Cultura de Gramado
Intervenção artística do Grupo de Dança africanista Ijá Ininni Ibá
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Dia 17 de Novembro – Terça-feira
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld – Centro Municipal de Cultura

9h - Apresentação do Coral da Escola Mosés Bezzi - Projeto Arteiros

9h20min - Apresentação de Teatro – Esquete “Lanceiros Negros – A Luta pela Liberdade” - Projeto Arteiros

9h50min - Depoimento do Rapper Mark B e Oficina de Rima – HIP HOP

10h30min - Apresentação do Grupo Afro Tchê – Precussão e Cidadania

14h –Palestra “Marcas do Preconceito na Literatura Brasileira” – Lisiane Pinto dos Santos, Doutora em Letras, professora da rede municipal de ensino e membro da Subsecretaria de Cultura de Gramado

14h30min - Depoimento do Rapper Mark B e Oficina de Rima – HIP HOP

15h15min – Apresentação do Grupo Afro Tchê – Percussão e Cidadania

** Intervenções do Grupo de Dança de Rua Expressão Ativa e Grupo de Capoeira Liberdade **

>> Workshop de Grafitti – Luiz FlávioTrampo (Trupe Urbanóide) <<
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Dia 18 de Novembro – Quarta-feira
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld – Centro Municipal de Cultura

9h – Apresentação de Dança (Ballet) – “As Africanas”

9h15min - Depoimento do Rapper Mark B e Oficina de Rima – HIP HOP

10h – Mostra de Cinema Negro (Cine Social) com sessão comentada pelo Prof. Lucius Fabiano Martins da Silva, professor de História e membro da Subsecretaria de Cultura de Gramado

10h30min – Apresentação da Oficina de Berimbau – Projeto Arteiros

14h – Palestra “Marcas do Preconceito na Literatura Brasileira” – Lisiane Pinto dos Santos, Doutora em Letras, professora da rede municipal de ensino e membro da Subsecretaria de Cultura de Gramado

14h30min - Mostra de Cinema Negro (Cine Social) com sessão comentada pelo Prof. Lucius Fabiano Martins da Silva, professor de História e membro da Subsecretaria de Cultura de Gramado

** Intervenções do Grupo de Dança de Rua Expressão Ativa e Grupo de Capoeira Liberdade **
Local: Saguão do Centro Municipal de Cultura

20h - Coquetel de iguarias típicas afro-brasileiras, organizado por “ Pai Daniel” - colaborador de eventos relacionados à cultura afro

20h30min - Show de Samba de Raíz com o grupo Percussão do Samba
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Dia 19 de Novembro - Quinta-feira
Locais: Escolas Municipais de Gramado

Dia reservado à reflexão entre os alunos das escolas municipais de Gramado, com atividades pedagógicas e culturais direcionadas à conscientização de alunos e professores para questão da negritude.
** Apresentações do Grupo Harmonia- Remanescentes de Quilombolas **
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Dia 20 de Novembro - Sexta-feira
Local: Câmara de Vereadores de Gramado (Plenário)
9h - Fórum da Semana Afrocultural de Gramado
Fórum de discussão e estratégias para implementação da Lei 10639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da cultura afro nos currículos escolares.

14h - Fórum da Semana Afrocultural de Gramado
Fórum de discussão e estratégias para implementação da Lei 10639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da cultura afro nos currículos escolares.
Convidados:

> Iara Conceição Bitencourt Neves (Prof. Dra – Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS)
> Paulo Sérgio da Silva ( Prof. Dr. em História da UFRGS)
> Maria Cristina Marcelino Bento (Prof. Ms. em Educação da UFRGS)
> Maria Rita Guizzo Ortiz ( Membro da SMD de Esteio)
> Vera Triunfo – (Assessora do Senador Paulo Paim)
> Renita Klusener - (Professora Mediadora)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ENCERRAMENTO DO VI FESTIVAL DE ESQUETES ESCOLAR DE GRAMADO

Hoje foi o último dia de atividades do VI Festival de Esquetes Escolar de Gramado - Nível Estadual, promovido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado sob a coordenação de Lisiane Berti.

O evento foi um grande sucesso e contou com diversas apresentações teatrais de grupos escolares do Rio Grande do Sul.

A Subsecretaria de Cultura e a Coordenação do evento agradecem à todos os apoiadores e colaboradores, bem como os grupos teatrais e o público que prestigiou as apresentações artísticas.

Abaixo, alguns momentos marcantes do Festival de Esquetes Escolar de Gramado / Edição 2009:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
"A História da Fita Azul"

"Arlequim, Servidor de Dois Patrões"

"Trajetória dos Surdos"
"A Estrelinha Mágica"

"Procura-se o Amor"

"Entre Nós"

"Cindelyli"

"A Gata Burralheira"

"Conta Outra"

"O Auto das Estrelinhas de Belém"
"O Doente Imaginário"

"Mundos em Conflito"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

3ª SEMANA AFRO CULTURAL DE GRAMADO

Cartaz Oficial da 3ª Semana AfroCultural de Gramado

-> E está chegando a vez da Semana Afro Cultural de Gramado, que em 2009 chega à sua 3ª edição recheada de atividades artísticas e muita discussão em torno da questão racial.
A função sóciocultural acontece entre os dias 15 e 20 de Novembro, com ações no Centro de Cultura e escolas de Gramado.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
-> A Subsecretaria de Cultura, com o auxílio de ativistas culturais e voluntários, está preparando uma ampla e diversificada programação para esta semana, contemplando as mais variadas manifestações da cultura afrobrasileira, como Capoeira, Dança de Rua, Samba de Raíz, Cinema Negro, Dança Africana, HipHop, entre outras.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
-> Além das intervenções artísticas, irão ocorrer uma série de palestras e debates linkando a Cultura com o preconceito racial, para que possamos semear o conceito de igualdade utilizando a arte como ferramenta de propagação.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
---> Agendem-se e aguardem o lançamento da Programação Oficial da 3ª Semana AfroCultural de Gramado! <---

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE ESQUETES ESCOLAR DE GRAMADO

Esquetes Escolares movimentam o Centro de Cultura entre os dias 10 e 12 deste mês


TERÇA-FEIRA - 10 de Novembro


10h - "A Gata Borralheira" - Escola CAIC (Gramado)

11h - "Conta Outra" - Escola COOPEC (Canela)

14h - "Procura-se o Amor" - Escola Santos Dumont (Gramado)

15h - "Entre Nós" - Escola Cenecista (Gramado)

16h - "Cinderlyli" - Escola Nossa Senhora de Fátima (Gramado)

17h - OFICINA: Oficina de Improvisação com Marcelo Donini (inscrições no CMC à R$ 10,00)



QUARTA-FEIRA - 11 de Novembro


10h - "O Outro Lado da História" - Escola Antônio Francisco Lisboa (São Francisco de Paula)

11h - "O Auto das Estrelinhas de Belém" - Escola Antônio Francisco Lisboa (São Francisco de Paula)

14h - "Mundos em Conflito" - Escola Senador Salgado Filho (Gramado)

15h - "O Doente Imaginário" - Escola COOPEC (Canela)

16h - OFICINA: Oficina de Interpretação com Julio Zaicoski (inscrições no CMC à R$ 10,00)




QUINTA-FEIRA - 12 de Novembro


9h - "Como se Vingar de um Homem" - Escola Santos Dumont (Gramado)
10h - "Viagem ao País dos Sonhos" - Escola CAIC (Gramado)

14 - WORKSHOP: Direção Teatral com Rodrigo Cadorin (Inscrições gratuitas no CMC)




Rodrigo Cadorin é o Diretor Artístico do Espetáculo "A Fantástica Fábrica de Natal", do Natal Luz de Gramado, e sócio-proprietário da D'Arte Multiarte, produtora cultural da Região voltada à ações sócio-culturais e ambientais


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

INICIA HOJE O FESTIVAL DE ESQUETES ESCOLARES DE GRAMADO

Cartaz da edição de 2008 do Festival de Esquetes Escolar de Gramado



O 6º Festival de Esquetes Escolar de Gramado será realizado de hoje até o dia 13 de novembro, no Centro Municipal de Cultura, e ,além de concorrer a prêmios apresentando um esquete com duração entre 15 e 25 minutos, alunos, professores e comunidade interessada poderão participar de oficinas teatrais durante o evento.

Ministradas por profissionais da área, as oficinas tem por objetivo incentivar a criação de novos trabalhos e desenvolver talentos e habilidades dos participantes. "Faz parte do regulamento que pelo menos um aluno de cada escola inscrita no festival participe de alguma das oficinas, pois um dos propósitos do evento é ampliar os conhecimentos dos participantes na área teatral", diz a criadora e coordenadora do evento, Lisiane Berti, da Subsecretaria de Cultura de Gramado.

Serão oferecidas, diariamente, as oficinas de interpretação, com o ator e diretor Julio Zaicoski, hoje radicado em Porto Alegre, morou durante 11 anos no Rio de Janeiro, onde participou de companhias teatrais profissionais.


Também haverá de improvisação, com o ator e músico Marcelo Donini, de Caxias do Sul, que será jurado do festival e é também diretor do espetáculo de abertura do evento, Aires de la cueva, que mescla teatro, canto e dança; e o workshop de direção, com Rodrigo Cadorin, diretor artístico de produções como a Fantástica Fábrica de Natal, do Natal Luz de Gramado, e do espetáculo Origens, da Festa da Colônia.

O 6º Festival de Esquetes Escolar de Gramado é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e realização da Subsecretaria da Cultura de Gramado, com patrocínio de Flashtop e apoio do Hotel Estrelas da Serra.


Para mais informações sobre como se inscrever: (54) 3286-4323.