Cultura Gramado

Cultura Gramado
Secretaria da Cultura

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ZINE DO ROCK CONTRA O CRACK ( # 5)

A Subsecretaria de Cultura de Gramado acaba de lançar o Zine Informativo do Rock contra o Crack, que visa divulgar o evento sóciocultural que tomou conta de Gramado e da Região das Hortênsias.

Ao mesmo tempo em que oportuniza a apresentação de 12 bandas de Gramado e Região, o evento tem por objetivo desmistificar a imagem negativa do roqueiro perante a sociedade, além de levar uma mensagem de conscientização para a comunidade gramadense, empreendendo uma luta contra o crack utilizando a arte como ferramenta de comunicação.


ESPERAMOS TODOS VOCÊS NO PÁTIO DO GINASIÃO, SÁBADO, Á PARTIR DAS 14H, PARA GRITARMOS JUNTOS:


CRACK NÃÃÃÃÃÃÃÃÕ!!!!!!

ZINE DO ROCK CONTRA O CRACK ( # 4)


ZINE DO ROCK CONTRA O CRACK (# 3)


ZINE ROCK CONTRA O CRACK (# 2)


ZINE DO ROCK CONTRA O CRACK


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PINTANDO A NOSSA HISTÓRIA - 55 ANOS DE GRAMADO

Pintando a Nossa História é um concurso de Artes Plásticas de Gramado, promovido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado

Artistas plásticos gramadenses pintam seus quadros na Rua Coberta. O Projeto, que faz parte das comemorações dos 55 Anos de Gramado, iniciou no final de semana passado e encerra no dia 03 de Novembro


O evento tem por objetivo principal divulgar o trabalho dos artistas locais, além de criar um novo atrativo turístico para turistas e gramadenses



Os trabalhos participantes ficarão expostos à partir desta segunda-feira até o dia 03 de novembro, e haverá votação popular para escolher o melhor quadro do evento



O tema desta edição do evento é 55 Anos de Gramado, onde os artistas reproduzem cenas, paisagens, momentos e outros olhares sobre a nossa terra




A Subsecretaria de Cultura pretende com este projeto difundir a arte gramadense, viabilizando um espaço nobre para a divulgação do trabalho dos artistas locais






Além do viés promocional da Arte Gramadense, o projeto integra artistas de várias localidades da nossa cidade, fortificando o segmento de Artes Plásticas e colorindo um dos principais pontos turísticos de Gramado, a Rua Coberta





Turistas e moradores de todas as idades apreciaram e elogiaram o trabalho dos nossos artistas plásticos participantes do "Pintando a Nossa História"




Música & Artes Plásticas: combinação perfeita!




Gramado retratada pelos nossos Artistas Plásticos embeleza ainda mais a nossa linda cidade











PINTANDO A NOSSA HISTÓRIA

Concurso de Artes Plásticas de Gramado
Programação Oficial dos 55 Anos de Emancipação Política de Gramado

Novos Rumos para a Cultura Gramadense


Croqui inicial do Projeto Complexo Artístico e Cultural de Gramado (Parque Hotel)



A Subsecretaria de Cultura de Gramado foi criada para dar guarida à todas as manifestações artísticas da cidade, abrindo espaço para a participação popular na criação de políticas públicas para o segmento. Em pouco mais de seis meses de atuação, foram realizados dezenas de eventos culturais, centenas de ações e muito diálogo com os artistas e comunidade gramadense.



Chegamos à uma nova etapa da evolução cultural gramadense: hoje temos um departamento público para absorver a demanda do segmento, temos um poder executivo e legislativo apoiando o projeto da REVOLUÇÃO CULTURAL, temos o aval e o reconhecimento de todos os setores da sociedade e uma efetiva participação dos artistas gramadenses.



Nesta semana, o prefeito Nestor assinou a transferência do Centro de Cultura para a Câmara de Vereadores, que reivindica um espaço próprio desde a emancipação política da cidade, há mais de 54 anos atrás.



No primeiro semestre do ano, a Subsecretaria de Cultura levou até o CMC arquitetos e engenheiros para tentar viabilizar melhorias na estrutura do prédio que sedia a nossa Casa de Cultura. Porém, o prédio não possui estruturação que permita efetuar reformas e ampliações naquele espaço físico. Atualmente, nossos artistas e professores não tem à disposição as condições físicas necessárias para o desenvolvimento das atividades artísticas disponibilizadas no CMC. Para completar, a Câmara de Vereadores ocupa todo o segundo andar do prédio, inviabilizando a ampliação da oferta de cursos e atividades culturais.



Com isso, chegou-se à uma conclusão: a Cultura de Gramado precisa ter espaço próprio e adequado à realidade atual!



Á partir desta constatação, iniciou-se um longo processo de conversação com o Legislativo, Executivo, artistas, professores do CMC, alunos e ativistas culturais da nossa cidade, onde a grande maioria foi fávorável à cedência do atual prédio do CMC para a Câmara em troca da aquisição e ocupação por parte da Subsecretaria de Cultura da área recém adquirida pela Prefeitura de Gramado: o Parque Hotel, um dos principais cartões postais da cidade e local de grande movimentação de turistas e gramadenses.



Neste local, poderemos oferecer uma estrutura condizente com a demanda artística local, ampliar a oferta de cursos, viabiliziar um espaço adequado para a realização de apresentações artísticas, integrar os turistas à Programação Cultural e ao mesmo tempo oportunizar uma melhor divulgação dos artistas gramadenses junto à comunidade local e visitantes.



Teremos um espaço exclusivo para a Cultura, em um ponto nobre da cidade, facilitando a visitação, criando novas atrações culturais, e abrindo uma Nova Era para a Cultura Gramadense.



Agora, estamos empenhados em confecionar projetos e solicitar recursos nas esferas estadual e federal para viabilizar a reforma dos espaços já existentes no local, equipar as salas com a necessidade individual de cada segmento, e, na medida em que as obras forem concluídas, iniciar o processo de transferência do CMC para o Parque Hotel.



Em acordo de cavalheiros firmado entre os poderes Executivo e Legislativo, ficou acertado que a transição de um espaço para o outro será de acordo com as necessidades da Cultura. Não iremos nos mudar enquanto não tivermos à disposição um espaço adequado para receber as atividades desenvolvidas pelo Centro de Cultura. Quanto ao Teatro Elisabeth Rosenfeld, mesmo depois de construido o novo teatro municipal, a Câmara cederá sempre que for possível e quando for requisitado, este espaço para a realização de apresentações artísticas diversas.



Temos ainda um outro projeto grandioso para à área onde hoje se encontra o Centro de Cultura II e a Biblioteca Municipal Cyro Martins. Em breve iremos colocar em discussão esta proposta construída e idealizada pela Subsecretaria de Cultura de Gramado.



Precisamos da ajuda e mobilização de toda a classe artística e da nossa comunidade para tornar real a nossa tão sonhada REVOLUÇÃO CULTURAL!!!!!



CHEGOU A NOSSA VEZ!!!!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VILA DO ARTESANATO


A Vila do Artesanato Elisabeth Rosenfeld está em construção em uma área nobre da cidade de Gramado, defronte ao antigo espaço ocupado por artesão gramadenses na Alameda do Artesanato, ao lado do Lago Negro, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Esperamos que, com a ajuda de São Pedro, possamos entregar esta obra até o final de novembro aos artesãos da associação que leva o nome da patrona das artes gramadenses, Dona Elisabeth.
A Vila era uma antiga reivindicação dos artesãos, que agora contarão com um espaço digno e propício para comercializarem seus produtos, em casinhas personalizadas que observam a característica arquitetônica local e que certamente se tornará ponto de grande visitação de moradores e visitantes de Gramado.
Acima, o projeto do pórtico de entrada da Vila do Artesanato Gramadense, mais uma conquista da Subsecretaria de Cultura para a classe artística local.
O projeto é de autoria do arquiteto Vonei Benetti e foi definido como prioritário pelo Prefeito Nestor Tissot.

SERVIÇO DO ROCK CONTRA O CRACK

ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA!

O grande dia do projeto ROCK CONTRA O CRACK será na área externa do Centro Municipal de Esportes José Francisco Perini, o Perinão, no dia 31 deste mês, e irá dispor da seguinte estrutura e atrações:


---> PALCO DE 6m x 10m com cobertura;


---> Sistema de Som e Luz de última geração;


---> Segurança especializada;


---> Área de Alimentação com mesas e cadeiras;


---> Espaço do Graffiti, com intervenções do renomado grafiteiro TRAMPO;


---> Pista de Skate para exibições desta modalidade esportiva;


---> Apresentações Artísticas nos intervalos das apresentações das bandas;


---> 12 bandas de rock de Gramado e Região;


---> Abertura com apresentação da banda DIRETO DE FÁBRICA;


---> Grande Show de Encerramento com a maior banda de rock do sul do país, TEQUILA BABY;


----> 3 toldos de 30m² de área coberta;


----> Recantos com bancos e mesas;


----> Espaço da Subsecretaria de Cultura, divulgando os projetos desenvolvidos em Gramado na área das Artes;


----> Camarins com chuveiro e estrutura para receber as bandas que irão se apresentar;


----> Estrutura de banheiros e vestiários para os participantes na área interna do Perinão;


----> Posto Ambulatorial com ambulância para emergência, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Gramado, com médicos de prontidão;


----> Casinhas com material informativo sobre as drogras;


----> Casinha da Grife do Rock contra o Crack, vendendo camisetas, chaveiros, adesivos e bottons (cuja renda será revertida às entidades de reabilitação de dependentes químicos da Região);


----> Estacionamento secundário com segurança;


----> Postos de venda e arrecadação de alimentos na entrada do Perinão;


----> Casinhas das clínicas de reabilitação de dependentes químicos da Região;


----> Vigilância externa da Brigada Militar e Polícia Civil de Gramado;


----> Casinha da Pop Rock, com transmissão Ao Vivo para toda área de cobertura da rádio



----> Sorteio de brindes e promoções oportunizadas pelos parceiros do projeto;



----> 3 telões de alta resolução com transmissão simultânea e apresentação de vídeos sobre a campanha ROCK contra o CRACK;



----> E mais Atrações Surpresas.





AGENDEM-SE - PREPAREM-SE - CONSCIENTIZEM-SE !!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA


Segundas-feiras

8h/10h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 03-Museu)


9h/22h-IMG Master, violão e guitarra com os professores Laerte e Dudu (sala 01)


9h/19h-Aula de piano, teclado e canto com a professora Sônia (sala 02)


9h/19h-Aula de teclado e piano com a professora Izabel (sala 11)


14h/15:30-Aula de teatro com a professora Lisiane Berti (teatro)


15:30/20:30-Aula de inglês com a professora Rafaela (sala 04)


18h/22h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 03-Museu)





Terças-feiras

9h/21h-IMG Master, violão e guitarra com os professore Laerte e Dudu Kny (sala 01)


9h/22h- Aula de bateria com professor Fernando Zorzi (sala 02)


9h/22h-Aula de bateria com professor Rodrigo Zorzi (Camarim-teatro)


14h/17h-Aula de pintura em madeira, parceiros voluntários (sala 03-fundos-educação)


14:30/20:30-Aula de inglês com a professora Rafaela (sala 04)


15:30/21:30-Aula de baixo com professor Sérgio (sala 11)


17:30/19h-Aula de inglês com professor Fernando (sala 03-Museu)


19h/22h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 03-Museu)



Quartas-feiras

9h/21h-IMG Master, violão e guitarra com os professores Laerte e Dudu (sala 01)


8h/12h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 04)


9h/11h-Aula de teatro com a professora Lisiane (teatro)


10:15/11:15-Aula de violino com professor Allan (sala 02)


11h/11:45- Aula de saxofone com professor Heitor (sala11)


14h/18:30-Aula de pintura em tela com professor Luíz Proença (sala 03-fundos-educação)


14h/18h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 04)


16h/19h-Aula de saxofone com professor Heitor (sala 02)


18h/22h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 04)


18h/ 20h-Aula de inglês com professor Ricardo (sala 03-Museu)



Quintas-feiras

9h/21h-IMG Master, violão e guitarra com os professores Laerte e Dudu (sala 01)


10:50/12h- Aula de saxofone com professor Heitor (sala 02)


13:30/14:30- Aula de violino com professor Allan (sala 04)


17:30/19:30-Aula de teatro adulto e ensaio do Grupo Gramado em Cena, com a professora Lisiane (teatro)


18h/22h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 02)



Sextas-feiras

8h/12h-Aula de espanhol com professor Juan (sala 02)


8h/12h- Aula de violino com professor Allan (sala 01)


08:30/11:30-Aula de violão com professor Cristian (sala 11 e sala 02)


13:30/20:30-Aula de violão e guitarra com professor Cristian (sala 11)


14h/20h-Aula de banjo, cavaquinho e percussão com professor Luciano Gomes (sala 02)


14h/16h- Aula de espanhol com professor Juan (sala 04)



Sábados

9h/12h-Aula de violino com professor Allan (sala 01)


9h/11h- Aula de espanhol com professor Juan (sala 02)


9h/11-Aula de inglês com professor Ricardo (sala 04)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DOMINGÃO DA CRIANÇA NA LINHA ARARIPE



DOMINGÃO DA CRIANÇA - Linha Araripe




A 6ª edição do Domingão da Criança aconteceu neste domingo, dia 18, no Grêmio Esportivo Araripe, na Linha Araripe, no interior de Gramado.

O projeto, que contou com o apoio da Prefeitura de Gramado, através da Subsecretaria de Cultura, contou com diversas brincadeiras, danças gaúchas, apresentação de capoeira, tenda de beleza, sorteio de brindes e diversos brinquedos infláveis para a diversão das crianças.

Também ocorreram apresentação de teatro, de hip hop e pintura artística. Além das atividades de lazer e culturais, a festa teve muitos doces e salgados.

O objetivo da Subsecretaria de Cultura com o apoio à realização do Domingão da Criança foi proporcionar às crianças lazer, cultura e diversão, além de oportunizar aos grupos e artistas locais um espaço para a divulgação de seus trabalhos.



A Subsecretaria de Cultura parabeniza a coordenadora do evento, Marlise, e toda a sua equipe de voluntárias, que anualmente proporciona àquela comunidade grandes momentos de arte, cultura e entretenimento.

LITERARTE

LITERARTE 2009

Trabalhar Literatura e Arte, permitindo-se tocar a razão e emoção num constante equilíbrio rumo ao conhecimento.
Pensar o mundo através da palavra-arte interagindo numa única descoberta prazerosa.

Este é um dos objetivos principais do Literarte, promovido pela Escola Dr. Carlos Nelz (CAIC) com apoio da Subsecretaria de Cultura de Gramado.

A programação conta com diversos momentos artíticos, como apresentações teatrais, concertos musicais, artes plásticas, e muitas outras e, é claro, muita literatura.

O evento iniciou hoje e vai até o dia 31 deste mês. Vale à pena conferir os talentos gramadenses e interagir com os convidados do especiais da LITERARTE.

Parabéns à toda comissão organizadora do evento, formada por professores e voluntários da comunidade!!

sábado, 17 de outubro de 2009

NOITE DE JAZZ NA ESTALAGEM LA HACIENDA

Antigo cartaz do evento. Hoje ocorre o prewiew da edição 2010.
O Jazz é uma das principais marcas do La Hacienda.
Está presente na música ambiente dos chalés ou do restaurante, e é uma das características que encanta quem passa pela Estalagem e Restaurante.
Pensando nisso, preparou-se uma noite especial, que uniu o que há de melhor do jazz do Rio Grande do Sul à nossa reconhecida gastronomia internacional.
O Momento Jazz La Hacienda foi idealizado para proporcionar uma noite especial, que incluiu um coquetel, um show de jazz com Michel e Jorge Dorfman, Paulinho Fagundes, Roberto Snel e Ana Paula Lonardi, além de um jantar com um cardápio exclusivo.
Congratulações à proprietária do espaço, Beth, e seus colaboradores, que com esta ação proporcionaram uma noite inesquecível aos amantes da boa música.
Foi uma pequena amostra do que será o La Hacienda Jazz Festival, programado para ocorrer no ano que vem!

CINEMA NA ESCOLA ( PROJETO ARTEIROS)

Já começaram as aulas de Cinema no Bairro Altos da Viação Férrea. Elas são ministradas no turno oposto da escola, e integram o Projeto Arteiros - Aprontando Cultura na Escola!

O Projeto Arteiros tem por finalidade oferecer cursos gratuitos de artes em todas as escolas da cidade, viabilizando o descobrimento de novos talentos, ocupando a criança e o adolescente quando não estão em sala de aula, e ao mesmo tempo estimula a criação de uma nova cena cultural na Cidade do Cinema Brasileiro.

Além de formar público para a produção Audiovisual do país, o projeto abre novas perspectivas criativas, envolve os jovens em atividades produtivas, tirando-os da mira das drogas e da criminalidade e democratiza o acesso à cultura.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EQUIPE DA SUBSECRETARIA DE CULTURA DE GRAMADO

Na foto (direita para esquerda): Sandro Bonatto, Lisiane Pinto, Denise Foss, Daniel Bertolucci, Celoi Moura, Paulo Pontes. Abaixo: Pepeu Gonçalves e Cristiane Augsten


A Subsecretaria de Cultura de Gramado possui uma equipe de colaboradores altamente qualificados e identificados com as causas culturais da nossa cidade.
E este potencial criativo e o entusiasmo e dedicação empregados nos afazeres diários repercute na comunidade através de projetos bem elaborados e que promovem o lema maior da Subsecretaria: Arte por todos os Lados!

Foram dezenas de projetos executados em pouco mais de 7 meses de atuação, dezenas de eventos privados que obtiveram apoio da SSC, diversos artistas locais contemplados com ações e, o dado mais expressivo, mais de 10.000 pessoas que participaram direta ou indiretamente dos projetos realizados e/ou incentivados pela Subsecretaria de Cultura.

Confira o quadro de colaboradores da Subsecretaria de Cultura de Gramado:


SUBSECRETARIA DE CULTURA DE GRAMADO:


Daniel Bertolucci - Subsecretario de Cultura

Sandro Bonatto - Diretor de Cultura

Denise Foss - Diretora de Projetos Culturais Escolares

Paulo Pontes - Diretor de Ações Sócio-Culturais

Pepeu Gonçalves - Diretor de Eventos Culturais

Cristiane Augsten - Depto. Financeiro

Celoi Moura - Secretaria Geral

Lisiane Pinto - Coordenadora do Núcleo de Projetos Culturais

Lucius Fabiano - Assessor do Núcleo de Projetos Culturais



CENTRO DE CULTURA DE GRAMADO:


Maria Helena de Oliveira - Diretora do Centro Municipal de Cultura

Emilia Wagner - Secretaria Geral

Lisiane Berti - Assessora de Cultura e Professora de Teatro

Jerusa Vidal - Coordenadora do Museu do Festival de Cinema

Cecília Gross - Coordenadora do Museu Municipal Professor Hugo Daros e Museu de Artes Dr. Carlos Nelz

Ironilda Vidal dos Santos - Secretaria / Atendimento ao Público

Queli Sabrina dos Santos - Serviçal



CENTRO DE CULTURA DA VÁRZEA GRANDE E ESPAÇO CULTURAL ESTAÇÃO FÉRREA:

Nilva Bareta - Diretora do Centro de Cultura da Várzea Grande e Espaço Cultural Estação Férrea

Salete Ferrari - Secretária Geral

Clarice Souza - Secretária / Atendimento ao Público

Jurema Silva - Serviçal



BIBLIOTECA MUNICIPAL CYRO MARTINS

Simone Bobadilho - Bibliotecária Chefe

Simone Lucena - Secretária Geral

Eliane Fogaça - Secretária

Mari - Auxiliar

REGULAMENTO DO CONCURSO PINTANDO O CARTAZ DA FESTA DA COLÔNIA


CONCURSO ARTÍSTICO DA FESTA DA COLÔNIA


ITINERÂNCIA DO PROJETO "OLHARES DE GRAMADO"



O Projeto "Olhares de Gramado" é um concurso fotográfico voltado aos estudantes e comunidade gramadense, que tem por objetivo fomentar a Arte da Fotografia na cidade, revelar novos talentos e divulgar novos olhares sobre a nossa querida Gramado, suas manifestações artísticas e culturais, as tradições do seu povo, o bucolismo das nossas colônias, as nossas belezas naturais e os novos ângulos dos nossos atrativos,
Em sua primeira edição, o Olhares de Gramado teve como tema a Semana do Meio Ambiente e, portanto, as fotografias premiadas retratam toda a beleza da fauna e da flora gramadense.
Além da premiação, ocorrida durante a Semana do Meio Ambiente de Gramado, ocorreram diversas itinerâncias pelas escolas públicas e privadas da cidade.

A Itinerância do Olhares de Gramado passou pelas seguintes escolas:

1. Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Vila do Sol
2. Escola Municipal Móses Bezzi - Várzea Grande
3. Escola Caramuru - Várzea Grande
4. Escola Padre Anchieta - Belvedere
5. Escola Estadual Nossa Senhora da Pompéia - Serra Grande
6. Escola Ninho Dom Bosco - Floresta

>>> Próximas escolas que receberão a itinerância do Olhares de Gramado:

> A partir do dia 15/10:

Escola Municipal Pedro Zucolotto - Bairro Três Pinheiros

> Semana Seguinte:

Escola Estadual David Canabarro - Bairro Jardim


As fotos da exposição itinerante Olhares de Gramado permanecem por uma semana em cada escola.

ROCK CONTRA O CRACK - GRAVAÇÃO DO CD



As bandas envolvidas no Movimento "ROCK CONTRA O CRACK" já estão em estúdio para gravarem as músicas que integrarão o CD Oficial do projeto.

As 12 bandas estão gravando músicas de autoria própria, e, além delas, farão parte da coletânea uma música cedida pela banda Tequila Baby, que fará o grande encerramento no dia 31 de Outubro, e o hino do Rock contra o Crack, composição de Zuguinho e música da banda Direto de Fábrica.

No dia 23, às 19h30min, ocorrerá o grande lançamento do CD do Rock contra o Crack, no Teatro Elisabeth Rosenfeld no Centro de Cultura de Gramado, com várias apresentações musicais, sorteio de brindes e outras atrações.

Aguardem!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CURSO DE PINTURA COM LISETE HEIDRICHI NO CMC




Estão abertas as inscrições para um novo curso de pintura no CMC.
Trata-se da oficina de artes plásticas com a conceituada artista Lisete Heidrichi.

Os interessados já podem deixar o seu nome e telefone na recepção da Casa de Cultura.
A previsão é que esta turma inicie suas atividades a partir de março de 2010.


Inscreva-se!!!

CURSOS OFERECIDOS NO CENTRO DE CULTURA

> Música

* Violão
* Guitarra
* Bateria
* Contrabaixo
* Cavaquinho
* Banjo
* Percussão
* Saxofone
* Violino
* Piano
* Teclado
* Flauta Doce
* Técnica Vocal


> Línguas

* Inglês
* Espanhol
* Italiano


> Danças

* Dança Circular Sagrada
* Ballet
* Jazz
* Dança de Rua (Street Dance)
* Capoeira


> Teatro

* Teatro Infantil
* Teatro Juvenil
* Teatro Adulto



> Pintura e Desenho

* Pintura em Tela
* Desenho de Móveis
* Pintura em Madeira



> Corte e Costura

* Modelagem
* Corte
* Montagem
* Acabamento
* Costuras Finas
* Manejo de Máquinas

EXPOSIÇÃO NO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA




EXPOSIÇÃO " E os Águias Pousaram em Gramado - V"


O mês de outubro novamente recebe a mostra de arte dos Águias - Amigos Unidos Incentivando as Artes - que chega à sua quinta edição.

São criações que expressam de forma estética, sensações e ideias através da escultura, das palavras, da música, das artes plásticas, enfim, oferecem novas formas de leitura para o público que visita e frequenta o Centro Municipal de Cultura.


Neste projeto dos Águias envolvem-se artistas, comunidade, visitantes, ativistas culturais e estudantes. O objetivo é difundir e incentivar as artes nos seus mais variados aspectos e gêneros.


Venha conferir! Até 30 de outubro, no CMC.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ARTESANATO GRAMADENSE

NA FOTO, AUTORIDADES DA ÉPOCA VISITAM A FEARTE EM GRAMADO



Quando chegaram no Brasil, imigrantes alemães e italianos se viram impedidos de exercer suas profissões, pois precisavam cuidar de suas necessidades básicas para garantir a sobrevivência da família.

Porém, a arte permaneceu em suas mentes e, com o passar dos anos, dentro das suas possibilidades, deram início ao trabalho artesanal, após os afazeres do cotidiano.

Tiraram dos seus baús a roca e o tear manual. Um grande número de italianos eram sericultores e trouxeram consigo a lagarta, que forma o casulo do bicho-da-seda, de onde se extrai a seda.

O Artesanato Gramadense passou a ligar-se ao turismo e a traçar com ele paralelas, que se promoviam mutuamente. Nos teares artesanais, saiam lindos tapetes.

Cerâmica, escultura, pintura e tapeçarias em grande quantidade foram surgindo, marcando uma nova era para o artesanato gramadense, culminando na realização da FEARTE, o maior evento do gênero na época, que trazia a Gramado o melhor da produção artesanal latino-americana, além da produção local.

A Prefeitura de Gramado, através da Subsecretaria de Cultura, vem promovendo uma série de ações para fortalecer o artesanato gramadense: iniciou promovendo um grande fórum da classe para discutir os rumos do artesanato local e definir as prioridades da gestão pública voltada à este segmento, oportunizando a participação dos artesão gramadenses na construção do plano de governo, intitulado FÓRUM CULTURAL DE GRAMADO.

Em seguida, a Subsecretaria de Cultura realizou, em conjunto com a Estação Gramado, a FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE, bastante elogiada por turistas, gramadenses e artesãos locais.

Após a Feira do Artesanato, foram realizados ENCONTROS de confraternização entre os artesãos de duas associações (Associação Elisabeth Rosenfeld e Associação dos Artesãos da Serra Gaúcha) e artesãos independentes. Também foram promovidas REUNIÕES com a classe para avaliar as ações já efetivadas e projetar as futuras que irão auxiliar no desenvolvimento do artesanato gramadense.

Dentro de pouco tempo, a Prefeitura, através da Subsecretaria de Cultura, fará a entrega oficial da VILA DO ARTESÃO, novo espaço onde artesãos da Associação Elisabeth irá expor e comercializar seus produtos, localizado em área nobre da cidade, ao lado do Lago Negro.

E para os primeiros meses de 2010, a Subsecretaria de Cultura pretende concretizar outro sonho antigo dos artesãos e artistas plásticos gramadenses, entregando a CASA DAS ARTES DE GRAMADO, cujo projeto preve um espaço diferenciado junto ao Lago Negro, onde serão expostas e comercializadas obras de arte e peças artesanais dos pintores, escultores e artesãos de outras associações, além dos artistas independentes.

A idéia é que, após atingirmos por completo a qualificação do nosso artesanato, o resgate da identidade local e a organização comercial e promocional, possamos retomar outro antigo sonho da comunidade gramadense, turistas e artistas: a volta da FEARTE!

Vamos lutar com todas as forças para trazer de volta este que foi um dos principais eventos culturais realizados em nossa cidade, e que por décadas deixou de ser realizado!!!

ROCK CONTRA O CRACK


Música X Vício

ROCK CONTRA O CRACK


Um dos objetivos do Rock Contra o Crack é dar espaço para as bandas locais independentes.

O evento promove ações que vem contemplando as escolas da região de forma intineirante, e várias já foram presenteadas com música e conscientização na hora do recreio, atingindo alunos dos Ensinos Médio e Fundamental.

Já foram visitadas as seguintes escolas: Ninho, Caramuru, Santos Dumont, CAIC - Dr. Carlos Nelz, Vicente Casagrande, Presidente Vargas e Gentil Bonatto, além de uma participação em evento da escola Senador Salgado Filho, realizada no Centro de Cultura.

As ações vêm promovendo a revelação de novos talentos na área musical da cidade, principalmente jovens e promissores roqueiros (guitarristas, baixistas, bateristas e vocalistas).

As bandas tem aderido à causa promovida pelo Rock Contra o Crack, participando das reuniões que ocorrem todas as segundas feiras (18h) na Subsecretaria de Cultura, no CMC.
Nelas são discutidos, democraticamente, tudo o que envolve a realização do evento, o papel dos integrantes das bandas de Rock, a divulgação do evento e das mesmas, o cadastramento dos músicos envolvidos, a data da itinerância nas escolas e quando as bandas irão tocar, assuntos relativos a gravação do CD do Rock contra o Crack, como será o procedimento no dia principal do evento, o grande encerramento, e a questão logística da produção de todo o movimento.

Abaixo, a ordem de apresentação das bandas no dia 31/11, na pista de skate do Ginásio Municipal José Francisco Perine:


> Patrulha do Rock

> Loving Alien

-> Frozen

-> Lady Locura

-> Hal_42

-> Avânia

-> The Black House

-> Cripta

-> The Presley's

-> White Dressed Child

-> Redenção

-> Dr. Adão

-> Direto de Fábrica

E o grande encerramento ficará por conta da banda Tequila baby

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ROCK CONTRA O CRACK



A Subsecretaria de Cultura de Gramado, interessada nas questões sociais que envolvem a juventude, pensou na organização de um evento envolvendo as bandas de rock da cidade.

Então surgiu a idéia de realizar um evento voltado para a conscientização da juventude sobre os malefícios causados pelo uso de drogas. Assim nasceu o Rock contra o Crack, evento que envolverá cerca de 3.500 pessoas.

Já são 13 bandas de rock de Gramado engajadas neste movimento sócio cultural, que objetiva a valorização da música jovem na cidade, a revelação de novos talentos e a conscientização da comunidade gramadense e regional sobre a problemática da droga.

Já foram realizadas itinerâncias em várias escolas da cidade, com apresentações musicais, esquetes teatrais e palestras.

A culminancia do movimento ROCK CONTRA O CRACK será no dia 31/10, na pista de skate do ginasião de Gramado, contando com a apresentação das bandas envolvidas e grande show da banda TEQUILA BABY.

A entrada será 1kg de alimento, que será doado às entidades!

E na Rua coberta encontra-se uma casinha que está comercializando produtos com a grife do Rock contra o Crack.

Para maiores informações, visite o blog do evento: rockcontraocrack.blogspot.com

SEMANA AFRO CULTURAL DE GRAMADO



A Lei 10.639 não ficou limitada aos muros das grandes cidades. Gramado, imbuído de seu espírito vanguardista, buscou colocar em prática os preceitos principais da referida lei, respeitando-a e redimensionando-a. Sabe-se que o município tem como fonte principal de recursos o turismo e os eventos que produz; em relação à cultura, a cidade tem mantido um nível de atividades e promoções muito importantes que merecem destaque.


O Festival do Cinema de Gramado, que possui renome internacional, tem proporcionado uma forte ligação cultural na própria comunidade, isto é, as produções cinematográficas são levadas e debatidas por toda a comunidade. Esse aspecto de conexão social está profundamente enraizado na política pública de Gramado.


Além disso, o festival de cinema sempre procurou privilegiar temáticas que se relacionassem à cultura afro-brasileira, assim como os debates com profissionais renomados que objetivam o estímulo à reflexão sobre o papel do negro na sociedade, particularmente no cinema brasileiro.


As questões do preconceito e as barreiras a serem vencidas também são temas que sempre estiveram na pauta das discussões culturais da sociedade gramadense e de seus visitantes.

Na colonização de Gramado, contribuíram fortemente o trabalho do povo alemão e italiano, e também um número considerável da população de origem portuguesa e um pequeno número de afro-descendentes.


A sociedade gramadense é brindada todos os anos com atividades que buscam homenagear seu povo formador através de eventos relacionados à cultura italiana e alemã, que são importantes para o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade, entretanto percebe-se que a contribuição do afro-descendente ficou de fora, desprestigiada por uma cultura nacional de exclusão.


A comunidade gramadense, representada pelo Centro Municipal de Cultura, pela Secretaria de Educação, e, neste ano, pela Subsecretaria de Cultura, amparada pela Lei 10.639, elaborou diversos projetos que objetivaram colocar ainda mais a questão afro em evidência nos acontecimentos do município, os quais privilegiaram principalmente a interatividade entre as etnias e o crescimento comum.


Dentre eles destacam-se as apresentações de Capoeira, o Projeto Hip Hop, o qual engloba Dança de Rua, assim como palestras, debates, exposições artísticas, oficinas, mostras de cinema, entre outros.


Todos esses projetos são levados à comunidade, para as escolas, para as associações de moradores, para os centros culturais presentes nos bairros, sendo que a comunidade participa ativamente. É neste espírito que em 2007 se criou a primeira Semana Afro-Cultural, engajando o espírito de unidade que continua a ser praticado em nosso município.


Uma programação intensa foi feita integrando as mais variadas manifestações culturais e pedagógicas, ou seja, está-se proporcionando condições para a integração das etnias. A partir daí, realizou-se em 2008, a segunda Semana Afro-Cultural como programação igualmente intensa e com a participação de diversos segmentos da comunidade.


A celebração em forma de Semana Cultural agrega vários benefícios para comunidade gramadense. Ela possibilita um reavivar das verdadeiras raízes culturais do negro brasileiro, que através das demonstrações artísticas e do desenvolvimento cultural afro-brasileiro trazem para a sociedade brasileira as possibilidades de reparação histórica.


Os eventos culturais vêm a preencher as lacunas deixadas pelos processos históricos tradicionalmente excludentes, que precisam ser confrontados e desarticulados. E são essas manifestações culturais que permitem abrir os caminhos para o encontro das etnias, principalmente na nossa comunidade.


Agora em 2009, realizar-se-á a Terceira Semana Afro-Cultural com o mesmo intuito: promover as condições que continuem levando à reflexão, ao debate, ao conhecimento e à interatividade.
Semana Afro-cultural - De 16 a 21 de novembro de 2009 no Centro Municipal de Cultura e escolas de Gramado.
PARTICIPE!!!!

FEIRA DO LIVRO DE GRAMADO




A FEIRA DO LIVRO DE GRAMADO é realizada pela Subsecretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

Na edição 2009, foram disponibilizados 16 estandes para que o público pudesse apreciar e adquirir os livros de seu interesse.


Foram comercializadas publicações de diversas editoras identificadas com as diferentes áreas: acadêmicos, pedagógicos; infantil, juvenil, literatura, artes, negócios, auto-ajuda, religiões, gaúcho, gastronomia, medicina e saúde.

Além disso, ganharam espaço os estandes com as publicações dos Escritores Gramadenses, das publicações de obras importadas da Espanha e da Editora da Sociedade Espírita Esperança.Os números da 13ª Feira do Livro de Gramado:

Atividades culturais: 54

Estudantes que participaram das atividades culturais: 3.240

Público em geral: 1.000

Número de sessões de autógrafos: 39

Público estimado nas sessões de autógrafos: 450

Número de encontros com os autores: 07

Público de participantes no Espaço de Formação Continuada: 228 estudantes e 68 participantes

PROJETO ABRINDO O BAÚ


O Projeto Abrindo o Baú tem por finalidade principal o resgate da história oral da cidade de Gramado, através de depoimentos de colonos e pessoas que contribuiram para que a cidade se transformasse em um dos principais destinos turísticos do Brasil, realizadora de importantes e grandiosos eventos e um lugar maravilhoso para se viver.


Durante a Festa da Colônia de 2009, através de entrevistas realizadas com descendentes de imigrantes alemães, portugueses e italianos, proporcionou momentos em que o agricultor, personagem principal do evento, pode reviver passagens marcantes de sua vida, tendo como como espectadores cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino.


Todos os depoimentos colhidos foram gravados e fazem parte do Acervo da Memória Oral da Subsecretaria de Cultura de Gramado.


O Projeto Abrindo o Baú preocupa-se com a manutenção da nossas origens e tradições, e pretende manter viva a história da comunidade gramadense, colhendo informações que não constam em livros e jornais.


Durante o Festival de Cinema de Gramado foi realizada a segunda edição do Projeto Abrindo o Baú, onde foram realizadas, no stand da Subsecretaria de Cultura, entrevistas com personalidades que contribuiram para a criação e o desenvolvimento deste que é oprincipal evento cinematográfico da América Latina.


E no inicio do mês de Outubro foram realizadas entrevistas e encontros filmados com políticos, no Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro de Cultura, com empresários, historiadores e membros da comunidade contando sobre a sua relação com Gramado e fatos marcantes dos 55 Anos de Emancipação Política de Gramado.


Este é o Abrindo o Baú, um instrumento comunitário de fortificação das raízes de Gramado!

FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE


FEIRA DO ARTESANATO GRAMADENSE

Elisabeth Rosenfeldt veio da Alemanha em 1927, da cidade Flensburg, quando ainda era criança, com seus pais que se radicaram inicialmente no Rio de Janeiro.

Com pendores artísticos, desenvolveu conhecimentos artesanais, estudando durante dois anos numa escola têxtil em São Paulo, executando trabalhos em escultura de madeira.

Em 1964, Elisabeth Rosenfeldt, já moradora de Gramado, teve a idéia de abrir um artesanato. A tarefa iniciou com cursos noturnos para tecelãs, pintura em cerâmica e móveis.
Em 1965 foi aberto o ponto comercial denominado Artesanato Gramadense. Quinze anos depois o município passou a ser chamado de "cidade do artesanato".

Nos teares artesanais, saiam tapetes grossos, rudes e coloridos, feitos de juta e lã natural. Cerâmica, escultura, pintura e tapeçarias em grande quantidade foram surgindo, marcando uma nova era para o artesanato de Gramado, que culminou na realização da "1ª Fearte", considerada a maior promoção do gênero.

E nos dias atuais temos a Feira do Artesanato Gramadense, onde os artesão locais expoem e comercializam os mais variados produtos, como cerâmica, arte em madeira, tecido, fuxico, patchwork, junco, rattan, vime, ferro, entre outros.

PROJETO ARTEIROS - APRONTANDO CULTURA NA ESCOLA



O Projeto Arteiros - Aprontando Cultura na Escola - tem por objetivo principal oportunizar o aprendizado de técnicas artísticas diversas, revelar novos talentos nos bairros e incentivar o desenvolvimento criativo de crianças e adolescentes, através da realização de oficinas de dança, teatro, literatura, cinema e vídeo, artes plásticas, contação de estórias, artes circenses, dança de rua, capoeira, artesanato, orquestra alternativa, instrumentos musicais diversos, entre outros.


Todas as atividades do projeto serão realizadas nas escolas em turno oposto, com profissionais gabaritados, com a finalidade de ocupar os jovens com atividades artísticas, fomentar o desenvolvimento cultural da comunidade gramadense, formar público e proporcionar a inclusão social utilizando como ferramenta a cultura e as suas mais variadas formas de expressão, transformando as escolas em núcleos irradiadores de arte e beneficiando centenas de jovens gramadenses.


O projeto é desenvolvido pela Subsecretaria de Cultura de Gramado.

PROJETO ARTE NA PRAÇA



Projeto pioneiro desenvolvido pela Subsecretaria de Cultura que tem por objetivo oportunizar aos diversos artistas locais um espaço de divulgação de seus trabalhos e ao mesmo tempo oferecer um atrativo a mais aos turistas e à comunidade local.


Realizado de forma experimental no ano de 2009, o Projeto Arte na Praça será lançado oficialmente em janeiro de 2010, oportunizando a apresentação de músicos e bandas dos mais variados estilos, como MPB, instrumental, erudita, orquestras de câmara, pop rock, gaúcha e etnicas.


Também haverá, exporadicamente, exposições de quadros de artistas plásticos gramadenses, que estarão pintando suas obras durante a realização do projeto, aos sábados, domingos e feriados, todos os meses do ano, no Coreto da Praça Major Nicoletti.

FESTIVAL DE MÚSICA DE GRAMADO


A intenção do Festival de Música de Gramado é mostrar os talentos locais e incentivar os artistas que estão no anonimato.


Para tanto, recebe somente inscrições de pessoas que tenham nascido ou que residam em Gramado.

Como resultado da primeira edição do evento, realizada em 2006, o evento lançou um CD das músicas vencedoras do concurso.


O Festival de Música de Gramado é um concurso de músicas inéditas que enfoca temas que vão do rural ao urbano, além de outros temas.

Tem por objetivo promover e intensificar o turismo de eventos culturais e projetar ainda mais Gramado, além de proporcionar maior visibilidade para compositores e músicos locais, viabilizar um grande intercâmbio cultural entre músicos de gêneros distintos, além de difundir entre a comunidade o conhecimento sobre a produção artística local e também propor uma nova alternativa de entretenimento.


O evento volta com tudo em 2010, em sua 3ª edição, realizado pela Subsecretaria de Cultura de Gramado.


AGUARDEM AS NOVIDADES!!!!!

FESTIVAL DE ESQUETES DE GRAMADO


O V Festival de Esquetes Escolar de Gramado, com abrangência estadual, acontece de 03 a 07 de novembro no Centro Municipal de Cultura.


O evento tem como objetivo confirmar o papel fundamental do teatro na escola investindo na transformação cultural e social dos alunos e difundindo o potencial artístico da comunidade escolar.


O Festival é aberto a todas as escolas do Estado que podem inscrever um esquete de no mínimo 15 minutos e no máximo 25minutos em um das três categorias: I (de 1ª a 4ª série), II (de 5ª a 8ª) e III (Ensino Médio).


Além de concorrer em cada categoria a 12 troféus, os alunos participam de debates, oficinas e workshops buscando qualificar ainda mais o seu desenvolvimento, proporcionando experiências que contribuam para o crescimento integrado e desenvolvendo suas capacidades expressivas e artísticas.


O Festival é uma promoção da Subsecretaria de Cultura de Gramado, e é coordenado pela professora de teatro Lisiane Berti.
Maiores informações no CMC, Biblioteca e Subsecretaria de Cultura.

BIBLIOTECA MUNICIPAL CYRO MARTINS


A Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins dispõe de um acervo de mais de 13.000 livros, terminais para acesso público e gratuito a Internet.


O público que freqüenta biblioteca é formado principalmente por alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

Folhear um jornal ou ler um livro é um hábito que se desenvolve neste espaço de convívio, que disponibiliza jornais diários e estantes repletas de livros para consulta gratuita além da oportunidade de navegar na Internet, atendendo a comunidade gramadense e visitantes de outras cidades.


A programação “A Hora do Conto”, que foi instituída em 2008 já recebeu mais de 1000 crianças, que permanecem durante uma hora ouvindo histórias, interagindo com as contadoras e fazendo desenhos com a sua interpretação sobre as histórias.


Em 2009 a Biblioteca Cyro Martins completou 40 Anos, comemorados através de uma ampla programação cultural.


A Biblioteca, que localiza-se nos fundos do CMC e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 19h.

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA DE GRAMADO


O CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA DE GRAMADO foi criado em 1988, e tem como finalidade principal proporcionar o aprendizado das mais variadas técnicas artisticas através da realização de cursos, viabilizar um espaço para exposições de artes plásticas, fotografia e artesanato, bem como servir de referência cultural para turistas, artistas e comunidade em geral.


O CMC reúne várias atividades de cunho cultural, oferecendo uma ampla e consistente programação artística, através de cursos, oficinas e workshops permanentes e exporádicos.


Abriga o MUSEU MUNICIPAL HUGO DAROS, que retrata através de objetos, documentos e fotografias a história de Gramado - o TEATRO ELISABETH ROSENFELDT, palco principal da cidade para apresentações de Cinema, Teatro e Música - o MUSEU DE ARTES DR. CARLOS NELZ, com obras e peças de artistas locais - salas para cursos, palestras e oficinas teatrais, artísticas e literárias, bem como o MUSEU DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO.


O CMC fica na Rua São Pedro, 369 - Centro.

Fone: 3286-43.23

ESPAÇO CULTURAL ESTAÇÃO FÉRREA



Pontuar no mapa de Gramado a antiga Estrada de Ferro sempre foi motivo de nostalgia e lembrança.

Em 13/10/1922 o apito e uma cauda de fumaça marcaram oficialmente a chegada do trem.


Quem viveu nessa época presenciou o início de uma nova era. O trem trazia junto a seus vagões sonhos e esperança, encurtava caminhos e levava aos seus passageiros o sonho e a magia de viajar.


Por muito tempo o percurso do trem ficou adormecido e ressurgiu em um Espaço Cultural que une o passado e o futuro.

O Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande foi inaugurado em 16/05/2008 no Antigo Leito da Viação Férrea.


O Espaço Cultural coloca a disposição da população um ambiente que reconstrói os primeiros passos do turismo na nossa cidade.


No local poderá ser observada uma ampla e variada documentação sobre a malha ferroviária sul-riograndense e um acervo fotográfico coletado com a colaboração da comunidade.


O prédio da Antiga Estação Férrea foi construído no começo do século XX e foi desativado nos anos 70.

CENTRO DE CULTURA DA VÁRZEA GRANDE



O Centro de Cultura Várzea Grande foi inaugurado em julho de 2004 como um espaço totalmente dedicado à valorização da cultura da comunidade gramadense, em especial a daquele bairro.


Suas instalações contam com uma sala para cursos, um telecentro comunitário, uma pequena biblioteca pública e um auditório com 98 lugares.Além das atividades fixas, o Centro de Cultura III trabalha com iniciativas próprias.


Estão a disposição dos moradores vários cursos, como de artesanato, tricô e crochê, bordado, desenho artístico, pintura em tela, tecido e vidro, violão, teclado e sanfona, inglês, teatro, balé infantil, ioga, ginástica da Terceira Idade e biblioteca e computadores para pesquisa.


O Centro de Cultura da Várzea Grande é administrado pela Subsecretaria de Cultura de Gramado.O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 11h e das 14h às 20h.


Telefone para contato: (54) 3288-1955

COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO

>>>OBJETIVOS<<<


Integrar em um único espaço as mais diversas manifestações artísticas, fomentando um grande intercâmbio cultural entre artistas de vários segmentos culturais, interagindo entre o trade, com os turistas e com os moradores da cidade e Região;

Criar um novo local para a realização de eventos culturais na cidade, descentralizando a reprodução artística, democratizando o acesso da comunidade às atrações provindas do poder público e iniciativa privada, e valorizando novas formas de expressão criativa através do oferecimento de cursos e atividades práticas e teóricas voltadas aos alunos da Rede Pública de Ensino do Município;

Propiciar um espaço privilegiado para a apresentação de músicos locais em um dos pontos turísticos mais visitados da Região das Hortênsias, através da construção de um anfiteatro, onde os artistas poderão apresentar-se e comercializar seus produtos para um público altamente qualificado, e, por conseqüência, proporcionar uma melhor divisão dos dividendos provenientes da atividade turística, beneficiando a produção cultural local e viabilizando a sustentabilidade da arte como parte integrante da economia da cidade, repercutindo em todas as esferas sociais.

COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO

--> OBJETIVOS PRINCIPAIS <--

Reestruturar através de reforma interna e externa, o Complexo Cultural e Artístico de Gramado, criando instrumentos que possibilitam as conexões sociais e culturais entre poder público e comunidade para desenvolver a cultura como um todo na cidade;

Reformar de maneira adequada todos os espaços que fazem parte do Complexo Cultural e Artístico de gramado, visando aumentar a área de atuação cultural do município de Gramado, possibilitando à população gramadense e regional um espaço de acordo com as manifestações culturais e a produção artística local;

Promover a reforma dos Museus Professor Hugo Daros, Museu do Festival de Cinema de Gramado e Museu de Arte Dr. Carlos Nelz, partes integrante do Complexo Cultural e Artístico de Gramado, para disponibilizar ao público melhores condições de armazenamento de documentos, exposição do material decorrente do Festival de Cinema de Gramado e propiciar condições da manutenção da história da cidade e de sua população;

Possibilitar a reforma das salas já existentes, que atualmente servem como hospedarias, em locais que possuam equipamentos, espaço físico e condições técnicas necessárias para o desenvolvimento de cursos nas áreas de Cinema, Teatro, Música, Artes Plásticas (pintura, cerâmica e escultura), Fotografia, Teatro de Bonecos, Dança (Ballet, Jazz, Gaúcha, Alemã e Açoriana), além de salas que serão destinadas a cursos e palestras culturais diversas,, para aumentar a oferta de atividades culturais e melhorar a infra estrutura que irá beneficiar o público local e os visitantes;

Proporcionar aulas gratuitas nos mais variados segmentos culturais visando a formação de novos artistas, viabilizar o descobrimento de novos talentos, e fomentar a arte entre a juventude gramadense;

Propiciar um novo atrativo turístico e cultural para a cidade, através da adequação física e melhor exploração do Museu Municipal Professor Hugo Daros, que dispõe de belíssimo e volumoso acervo de documentos, registros fotográficos e peças que contam a história da formação de Gramado e o desenvolvimento de sua comunidade;


Viabilizar a manutenção da memória dos eventos culturais gramadenses, em especial o Festival de Cinema de Gramado, através do Museu do Festival de Cinema, que conta a história do maior evento cinematográfico da América Latina através de materiais gráficos, filmes, livros e peças diversificadas, além de proporcionar uma justa homenagem ao Cinema Brasileiro, do qual o Festival de Gramado é um dos principais fomentadores e divulgadores;

Disponibilizar um espaço físico adequado para exposições artísticas como telas, tapeçarias, cerâmica, fotografia e artesanato em geral, fomentando o turismo cultural na cidade e valorizando a produção artística local, integrando artistas plásticos, fotógrafos e artesãos como os turistas que visitam a cidade, bem como viabilizar a difusão do conhecimento sobre a produção cultural gramadense entre a comunidade regional;

Viabilizar um amplo e qualificado espaço para a apresentação de peças teatrais, concertos de câmara, espetáculos de dança e intervenções artísticas diversas através da construção do Teatro Municipal de Gramado, dispondo de camarins, banheiros, coxias, sistema moderno de som e luz, ar condicionado, vedação acústica e toda infra estrutura necessária para a promoção destes segmentos;

Proporcionar a vinda para a cidade de peças teatrais e espetáculos diversos de nível nacional e internacional, adequando a estrutura pública à exigência do perfil de público predominante que visita a cidade;

Oferecer novas atrações à comunidade local, que está à margem do circuito profissional de grandes espetáculos brasileiros, visto não haver na cidade espaço físico adequado para a realização de atividades de tal magnitude e grandeza;

COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO



O Complexo Artístico e Cultural de Gramado busca tornar-se um espaço de mobilização cultural onde as pessoas se encontram para difundir, divulgar e apreciar as manifestações culturais diversas, sendo um espaço, portanto, de encontro da população com a cultura do seu município.
A procura por ambientes culturais que incentivem o resgate da memória, pela trajetória cultural de uma comunidade e pelas manifestações artísticas produzidas por essa estão cada vez mais freqüentes.


A promoção ao acesso à cultura deve contar com locais de pesquisa e de divulgação, além de recursos de última geração que permitam qualificar o ambiente para a realização das atividades culturais.


Configurar esse espaço como fomentador da Cultura no município, transformando-o num espaço histórico que trará contribuições importantes para a vida cultural da nossa cidade, o Complexo Cultural e Artístico de Gramado destina-se às pessoas que, dentro de um espaço comunitário, queiram expressar suas habilidades artísticas e também fomentar a preservação da memória.
Sabe-se que a participação coletiva necessita de um local em que haja uma estrutura de apoio e que leve a uma concepção correta das atividades ligadas à cultura.


A existência de um complexo cultural dessa magnitude irá permitir que de fato se possibilite a formação dos artistas locais, a revelação de novos talentos, a formação de público para arte entre a juventude regional, a difusão do conteúdo artístico entre a comunidade e a formação de um novo atrativo turístico, cultural e de entretenimento para os turistas e para a comunidade gramadense e regional.

COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO



EVENTOS CULTURAIS – Atrações para todos os públicos


Gramado é inesquecível por que oferece verdadeiros espetáculos, que fazem brilhar os olhos, a alma e o coração. O Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos no mundo, encanta com shows de fogos, som e luzes, além dos emocionantes desfiles e concertos ao ar livre.
O Festival de Cinema de Gramado é o maior evento cinematográfico do país, reunindo artistas, produtores, diretores e jornalistas em uma semana de muito glamour e celebração da sétima arte.


Uma excelente oportunidade de ver de perto a cultura típica alemã, italiana e portuguesa, etnias que formaram a identidade cultural gramadense, é participar das festividades da Festa da Colônia, que proporciona uma programação repleta de música, danças, espetáculos, jogos e culinária típica, que são oferecidos pelos colonos nativos da terra aos turistas e à comunidade local.


Além disso, Gramado respira cultura o ano todo, com programações que contemplam todos os segmentos culturais, como música, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, arte circense, teatro de bonecos, canto coral, orquestra, dança, capoeira e literatura, entre outros.


Eventos como Feira do Livro, Festival de Gastronomia, Semana Afro Cultural, Festival de Animação de Gramado, Acorde Musical, Festival de Música de Gramado, Feira do Artesanato Gramadense, Chocofest, Olhares de Gramado, Abrindo o Baú, Gramado em Prosa, Dia da Cultura Gramadense, Festival de Esquetes Teatrais, Encontro Municipal de Danças, Literarte, e muitos outros completam a grande oferta turística, cultural e de entretenimento oferecida à turistas e comunidade local, fazendo da cidade um grande pólo da cultura nacional.


COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO

GRAMADO – PÓLO CULTURAL BRASILEIRO

Terceiro destino mais desejado do Brasil, Gramado encanta com suas ruas floridas, com os detalhes da arquitetura e pela hospitalidade de seu povo, onde as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza.
O romantismo do outono, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade simplesmente inesquecível!


Além disso, Gramado conta com a maior infra-estrutura turística do Rio Grande do Sul, com dois grandes centros de feiras e eventos, uma ampla rede hoteleira e uma completa e diversificada rede gastronômica.
A cidade é um verdadeiro shopping a céu aberto, sendo impossível para o visitante não adquirir os produtos com a identidade típica da cidade, como chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL DE GRAMADO


A Prefeitura Municipal de Gramado acaba de adquirir a área do Parque Hotel, mais uma conquista para a comunidade gramadense.


Neste espaço pretende-se instalar um grande complexo cultural e turístico, contemplando todas as manifestações artísticas locais e valorizando os artistas gramadenses, além de proporcionar aos nossos visitantes mais um atrativo turístico.


No local pretende-se construir um amplo Teatro Municipal, adequar as casinhas típicas para aulas de Dança, Música, Línguas, Cursos Artísticos, Teatro, Cinema, Fotografia, entre outras atividades culturais.


O local abrigará também o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Museu de Artes Dr. Carlos Nelz, o Atelier de Artes Plásticas de Gramado, espaços para exposições diversas, cafeteria, restaurante, anfiteatro ao ar livre, estacionamento próprio e outras atrações.Com isso ganham os artistas gramadenses, a comunidade, os turistas e a cidade, que receberá um novo espaço para a difusão da cultura local.


Em breve mais novidades.


AGUARDEM....

FÓRUM CULTURAL GRAMADENSE


A Subsecretaria de Cultura de Gramado, dentro da sua filosofia de inclusão social e democratização do acesso à cultura, implantou em 2009 o Fórum Cultural de Gramado, onde os artistas locais, representantes de segmentos como Teatro, Cinema, Literatura, Artes Plásticas, Artesanato, Música, Dança e outros possam construir, em conjunto com o poder público e a comunidade gramadense, as políticas públicas para a área cultural da cidade.


Desta forma, a Subsecretaria de Cultura promove a liberdade de expressão, abre diálogo com toda a classe artística e comunidade local, e oportuniza a apresentação de idéias, projetos e ações para fomentar e desenvolver a arte e a cultura em Gramado.


Com esta nova concepção de construção de um grande projeto para a nossa cultura, a Subsecretaria de Cultura dá um passo importante para que consigamos a tão sonhada REVOLUÇÃO CULTURAL em nossa cidade, de maneira democrática, aberta, participativa e que envolve todos os setores sociais, construindo à várias mãos o progresso gramadense!